Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8884 |
Resumo: | Comunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015 |
id |
RCAP_e09da0c0bf36319c1b19ebc0f4367e89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dadosComunicação matemáticaPráticasTarefasOrganizaçãoTratamento de dadosComunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015Esta comunicação reporta-se às práticas de comunicação matemática de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico na condução de tarefas de organização e tratamento de dados. Trata-se de um trabalho desenvolvido num contexto de trabalho de natureza colaborativa que segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. As práticas de comunicação da professora, caracterizadas pelo questionamento dos alunos, desafiando a sua participação nas discussões de sala de aula e valorizando o seu conhecimento matemático, assumem predominantemente o modo de comunicação reflexiva e o padrão de interação de discussão.This paper refers to mathematical communication practices of a primary school teacher leading with tasks involving data handling. This is a work carried out on a collaborative context that follows a qualitative and interpretative methodology with a case study design. The communication teacher practices, characterized by the questioning of students, challenging their participation in classroom discussions and developing their mathematical knowledge, predominantly assume the reflective form of communication and the interaction pattern of discussion.Associação de Professores de MatemáticaRepositório ComumVeia, LucianoBrocardo, JoanaPonte, João Pedro da2015-06-05T16:20:18Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:34.200231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
title |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
spellingShingle |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados Veia, Luciano Comunicação matemática Práticas Tarefas Organização Tratamento de dados |
title_short |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
title_full |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
title_fullStr |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
title_full_unstemmed |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
title_sort |
Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados |
author |
Veia, Luciano |
author_facet |
Veia, Luciano Brocardo, Joana Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Brocardo, Joana Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veia, Luciano Brocardo, Joana Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação matemática Práticas Tarefas Organização Tratamento de dados |
topic |
Comunicação matemática Práticas Tarefas Organização Tratamento de dados |
description |
Comunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-05T16:20:18Z 2015-03 2015-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553920849870848 |