Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veia, Luciano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brocardo, Joana, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8884
Resumo: Comunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015
id RCAP_e09da0c0bf36319c1b19ebc0f4367e89
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dadosComunicação matemáticaPráticasTarefasOrganizaçãoTratamento de dadosComunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015Esta comunicação reporta-se às práticas de comunicação matemática de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico na condução de tarefas de organização e tratamento de dados. Trata-se de um trabalho desenvolvido num contexto de trabalho de natureza colaborativa que segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. As práticas de comunicação da professora, caracterizadas pelo questionamento dos alunos, desafiando a sua participação nas discussões de sala de aula e valorizando o seu conhecimento matemático, assumem predominantemente o modo de comunicação reflexiva e o padrão de interação de discussão.This paper refers to mathematical communication practices of a primary school teacher leading with tasks involving data handling. This is a work carried out on a collaborative context that follows a qualitative and interpretative methodology with a case study design. The communication teacher practices, characterized by the questioning of students, challenging their participation in classroom discussions and developing their mathematical knowledge, predominantly assume the reflective form of communication and the interaction pattern of discussion.Associação de Professores de MatemáticaRepositório ComumVeia, LucianoBrocardo, JoanaPonte, João Pedro da2015-06-05T16:20:18Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:34.200231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
title Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
spellingShingle Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
Veia, Luciano
Comunicação matemática
Práticas
Tarefas
Organização
Tratamento de dados
title_short Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
title_full Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
title_fullStr Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
title_full_unstemmed Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
title_sort Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados
author Veia, Luciano
author_facet Veia, Luciano
Brocardo, Joana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Brocardo, Joana
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Veia, Luciano
Brocardo, Joana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática
Práticas
Tarefas
Organização
Tratamento de dados
topic Comunicação matemática
Práticas
Tarefas
Organização
Tratamento de dados
description Comunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-05T16:20:18Z
2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/8884
url http://hdl.handle.net/10400.26/8884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553920849870848