O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vânia Sofia Magalhães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21185
Resumo: Trabalho de projeto
id RCAP_e0ab9594c8ecd1b7485cf267d39bb2a3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel MinhoHotel MinhoHotelariaEventosPosicionamentoEstratégiaMarketingHospitalityEventsPositioningStrategyMarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoTrabalho de projetoO aumento da procura do turismo de eventos originou a temática deste estudo em que se pretende perceber “O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria”. De forma a compreender a envolvente desta temática, foram definidos objetivos específicos, analisadas as críticas e comentários dos clientes nas redes sociais e plataformas de avaliação do Hotel Minho e Restaurante Dom Júlio e, realizadas entrevistas aos colaboradores da unidade de forma a perceber o seu posicionamento estratégico. Estruturalmente, o estudo divide-se em três grandes partes: a primeira que engloba revisão de literatura através de artigos científicos importantes para aprofundar conhecimento em temas como o turismo, turismo de eventos, marketing, estratégia e posicionamento; a segunda, foca-se na análise da perceção dos colaboradores e clientes acerca do hotel, os seus serviços e o seu posicionamento; a terceira, reflete um manual com sugestões estratégicas de forma a melhorar o posicionamento e a relevância do departamento de eventos na estratégia de posicionamento do Hotel Minho. Os resultados demonstram que ainda há espaço para melhorar o papel do departamento de eventos através de estratégias que podem incluir formação de equipas e comunicação.The increase in demand for event tourism originated the theme of this study which aims to understand "The role of the events department in the hotel positioning strategy". In order to understand the environment of this theme, specific objectives were defined, the reviews and comments of customers on social networks and evaluation platforms of the Hotel Minho and Restaurant Dom Júlio were analyzed and interviews were conducted with the employees of the unit in order to understand its strategic positioning. Structurally, the study is divided into three major parts: the first encompasses literature review through important scientific articles to deepen knowledge on topics such as tourism, event tourism, marketing, strategy and positioning; the second focuses on the analysis of the perception of employees and customers about the hotel, its services and its positioning; the third reflects a manual with strategic suggestions to improve the role of the events department in the positioning strategy of Hotel Minho. The results demonstrate that there is still room to improve the role of the events department through strategies that can include team building and communication.Melo, AntónioMouta, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Vânia Sofia Magalhães2022-12-13T17:02:20Z2022-10-272022-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21185TID:203118812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:16.501208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
title O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
spellingShingle O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
Fernandes, Vânia Sofia Magalhães
Hotel Minho
Hotelaria
Eventos
Posicionamento
Estratégia
Marketing
Hospitality
Events
Positioning
Strategy
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
title_full O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
title_fullStr O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
title_full_unstemmed O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
title_sort O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho
author Fernandes, Vânia Sofia Magalhães
author_facet Fernandes, Vânia Sofia Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, António
Mouta, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vânia Sofia Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Hotel Minho
Hotelaria
Eventos
Posicionamento
Estratégia
Marketing
Hospitality
Events
Positioning
Strategy
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Hotel Minho
Hotelaria
Eventos
Posicionamento
Estratégia
Marketing
Hospitality
Events
Positioning
Strategy
Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Trabalho de projeto
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T17:02:20Z
2022-10-27
2022-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21185
TID:203118812
url http://hdl.handle.net/10400.22/21185
identifier_str_mv TID:203118812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131500461948928