As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Mónica Mendes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11015
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical)
id RCAP_e0b30305579e57f5e98402d272df4225
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar784.67372.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical)O presente trabalho teve como principal objectivo contribuir para a melhoria das práticas da Educação Musical em contexto pré-escolar. Nesse sentido, e tal como é defendido por todos os pedagogos, considerou-se que a divulgação do repertório tradicional português constitui uma das vias privilegiadas para essa melhoria. Tendo em conta a idade das crianças no ensino pré-escolar, bem como a escassez de materiais de apoio às actividades musicais para esse grupo etário, considerou-se que as canções de embalar poderiam ser, a este nível, um objecto de estudo cativante e inovador. Por essa razão, procedeu-se à recolha e selecção de canções de embalar presentes em diversos cancioneiros de música tradicional portuguesa, de forma a criar um campo de acção propício a novas sugestões didácticas para apoio ao desenvolvimento de actividades musicais no contexto de Jardim-de-Infância. Neste sentido, o trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, faz-se uma contextualização histórica da posição de diversos autores no que diz respeito à importância da voz e da canção de cariz tradicional no desenvolvimento musical da criança, bem como uma reflexão sobre a actualidade e o valor educativo da canção de embalar. Transmitida em primeiro lugar por familiares, mais concretamente pela mãe, a canção de embalar constitui um dos primeiros contactos da criança com o mundo que a rodeia e com a música. Procede-se, posteriormente a uma análise relativa às Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e às metodologias e processos de ensino – aprendizagem praticadas neste nível etário. Assim, reflecte-se acerca do valor que aqui é concedido ou não à Expressão Musical, e à urgência que constitui a adaptação dos modelos e das orientações curriculares a esta área de expressão, no sentido de conduzir a criança a explorar os diferentes conteúdos, e de despertar consciências para a importância de uma prática musical sistemática e orientada. Na segunda parte deste trabalho apresentam-se vinte canções de embalar seleccionadas e devidamente organizadas, e acompanhadas por sugestões didácticas simples e adequadas às crianças, no sentido de promover o desenvolvimento de diversas competências musicais através da exploração corporal, vocal e instrumental.The main goal of this project was to create better educational tools to support the teaching of music at pre-schools. With that purpose in mind, that the promotion of Portuguese traditional music was considered a privileged way to achieve that goal (an opinion shared by all pedagogues). Keeping in mind the age of pre-school children, as well as the shortness of backup materials for musical activities for that age group, nursery songs were seen, at this stage, as a seductive and innovative object of study. Therefore, nursery songs from several Portuguese traditional songbooks were collected and organized, in order to create a field of action for new didactic suggestions that might to support the development of musical activities in the pre-school context. Therefore, this work is divided in two parts. In the first part, there is a historical contextualization of the opinion of different authors concerning the value of voice, of traditional songs and of nursery songs for the musical development of young children; nursery songs are passed on by the family, specially by the mother, and are one of the first ways by which young children can get in contact with the world around them and with music. In this first section an analysis of the curricular guidelines and of pre-school teaching methods and techniques, was also made. This analysis allowed for the understanding of the importance attributed to music education in pre-school and underlined the urgent need for the adaptation of curricular models and guidelines for that purpose. In the second part of this project twenty nursery songs were selected and organized nursery songs and presented with pedagogical suggestions, in order to promote the development of different musical skills in young children, trough bodily, vocal and instrumental activities.Vieira, Maria Helena G. L.Universidade do MinhoRaposo, Mónica Mendes2009-11-242009-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:18.597187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
title As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
spellingShingle As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
Raposo, Mónica Mendes
784.67
372.3
title_short As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
title_full As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
title_fullStr As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
title_full_unstemmed As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
title_sort As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses: sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar
author Raposo, Mónica Mendes
author_facet Raposo, Mónica Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena G. L.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Mónica Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv 784.67
372.3
topic 784.67
372.3
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-24
2009-11-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11015
url http://hdl.handle.net/1822/11015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132191934906368