A utilização da CIF através das F-Words auxilia no aprendizado na área de saúde da criança de discentes do curso de fisioterapia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Nadja Nara Santos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45574
Resumo: Introdução: O conhecimento e implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) pode ser facilitado por estratégias metodológicas, como por exemplo, por meio das F-Words, conhecidas no Brasil como Minhas Palavras Favoritas. As F-Words representam as principais áreas do desenvolvimento infantil, e no idioma inglês representam seis palavras que começam com a letra F. No idioma Português essas palavras compreendem: Saúde, Função, Amigos, Família, Diversão e Futuro e podem ser recursos auxiliares/facilitadores do aprendizado de discentes em formação na área de saúde da criança. Objetivo: Analisar se a utilização das F-Words no meio acadêmico pode auxiliar no processo de conhecimento da CIF, assim como no desenvolvimento e atuação de discentes de fisioterapia que estão vinculados a área da saúde da criança no que diz respeito ao processo de reabilitação de crianças com deficiência em acompanhamento na Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA. Metodologia: Foi realizado um estudo piloto de serie de casos, do tipo antes e depois, na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Participaram voluntariamente 8 estudantes que estavam cursando e/ou já havia cursado a disciplina de saúde da criança e que estavam atendendo no serviço de saúde da clínica escola de fisioterapia da FACISA, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As intervenções foram realizadas em 2 encontros por semana, obtendo sessões educativas com sobre as F-words (vídeo, panfleto e quebra cabeça) e duração de 6 semanas. A análise foi qualitativa, do tipo descritiva. Resultados: Dos 8 participantes, 2 era do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com idades entre 34 e 23 anos, cursando entre 9º e 8º períodos do curso de fisioterapia. A análise descritiva mostrou que o uso das F-Words no processo de aprendizagem e atuação dos estudantes proporcionou conhecimento e compreensão sobre os casos, e uma maior valorização pela participação da família. Conclusão: O uso das F-Words propiciou aos estudantes maior conhecimento sobre a CIF, interação com as crianças e suas famílias, facilitando o aprendizado e participação dos familiares e/ou responsáveis pelas crianças no processo de construção de metas, na intervenção e reabilitação das crianças.
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As F-Words representam as principais áreas do desenvolvimento infantil, e no idioma inglês representam seis palavras que começam com a letra F. No idioma Português essas palavras compreendem: Saúde, Função, Amigos, Família, Diversão e Futuro e podem ser recursos auxiliares/facilitadores do aprendizado de discentes em formação na área de saúde da criança. Objetivo: Analisar se a utilização das F-Words no meio acadêmico pode auxiliar no processo de conhecimento da CIF, assim como no desenvolvimento e atuação de discentes de fisioterapia que estão vinculados a área da saúde da criança no que diz respeito ao processo de reabilitação de crianças com deficiência em acompanhamento na Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA. Metodologia: Foi realizado um estudo piloto de serie de casos, do tipo antes e depois, na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). Participaram voluntariamente 8 estudantes que estavam cursando e/ou já havia cursado a disciplina de saúde da criança e que estavam atendendo no serviço de saúde da clínica escola de fisioterapia da FACISA, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As intervenções foram realizadas em 2 encontros por semana, obtendo sessões educativas com sobre as F-words (vídeo, panfleto e quebra cabeça) e duração de 6 semanas. A análise foi qualitativa, do tipo descritiva. Resultados: Dos 8 participantes, 2 era do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com idades entre 34 e 23 anos, cursando entre 9º e 8º períodos do curso de fisioterapia. A análise descritiva mostrou que o uso das F-Words no processo de aprendizagem e atuação dos estudantes proporcionou conhecimento e compreensão sobre os casos, e uma maior valorização pela participação da família. Conclusão: O uso das F-Words propiciou aos estudantes maior conhecimento sobre a CIF, interação com as crianças e suas famílias, facilitando o aprendizado e participação dos familiares e/ou responsáveis pelas crianças no processo de construção de metas, na intervenção e reabilitação das crianças.Introduction: The knowledge and implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) can be facilitated by methodological strategies, for example, through F-Words, known in Brazil as My Favorite Words. The F-Words represent the main areas of child development, and in the English language they represent six words that start with the letter F. In the Portuguese language these words include: Health, Function, Friends, Family, Fun and Future and can be auxiliary resources/ learning facilitators for students undergoing training in the area of child health. Objective: To analyze whether the use of F-Words in academia can help in the ICF knowledge process, as well as in the development and performance of physiotherapy students who are linked to the area of child health with regard to the rehabilitation process of children with disabilities being monitored at the FACISA School of Physiotherapy Clinic. Methodology: A pilot study of a series of cases, of the before and after type, was carried out at the Clinic School of Physiotherapy of the Faculty of Health Sciences of Trairi (FACISA). Eight students who were attending and/or had already attended the subject of child health and who were attending the health service of the FACISA physiotherapy school clinic participated voluntarily, after signing the Informed Consent Term (TCLE). The interventions were carried out in 2 meetings per week, with educational sessions about F-words (video, pamphlet and puzzle) and lasting 6 weeks. The analysis was qualitative, of the descriptive type. Results: Of the 8 participants, 2 were male and 6 female, aged between 34 and 23 years, attending between 9th and 8th periods of the physiotherapy course. The descriptive analysis showed that the use of F-Words in the students' learning and performance process provided knowledge and understanding about the cases, and a greater appreciation for the participation of the family. Conclusion: The use of F-Words provided students with greater knowledge about the ICF, interaction with children and their families, facilitating the learning and participation of family members and/or guardians of the children in the process of building goals, intervention and rehabilitation of kids.Universidade Federal do Rio Grande do NorteFisioterapiaUFRNBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCrianças. CIF. Pessoas com Deficiência. DiscentesChildren. CIF. Disabled people. 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