Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Paula Sales
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marin,Maria José Sanches, Souza,Aline Pereira, Grandin,Gabriela Martins, Almeida,Karina Roberta Vieira de, Oliveira,Carolina Saab Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400053
Resumo: Resumo: A ABP vem sendo utilizada como método de aprendizagem no mundo todo, porém, no ensino da graduação em enfermagem ainda é pouco utilizada. Considera-se relevante a realização de estudos a partir das experiências de estudantes e egressos de um curso que se utiliza da mesma. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes e egressos sobre a utilização da ABP no curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo pautado na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Foi realizado a partir de quatro grupos focais com 17 estudantes e 16 egressos de uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, que se utiliza da ABP na formação dos enfermeiros de forma remota. O convite para participar do estudo foi feito via e-mail, Whatsapp e Facebook, ocasião em que foram explicados os objetivos do estudo, verificando-se o interesse em participar. Resultados: A análise dos dados levou à elaboração de cinco categorias temáticas, sendo elas: sofrimento para se apropriar da lógica da aprendizagem ativa; aquisição de autonomia para busca contínua do conhecimento; estímulo ao raciocínio clínico; melhora das relações interpessoais e comunicação; e, por fim, articulação teórico-prática. Conclusões: Ao utilizar a APB, há uma aproximação com as orientações dadas pelas diretrizes curriculares para a formação do enfermeiro, promovendo a aquisição de autonomia para a busca contínua do conhecimento, a capacidade de comunicação e de relações interpessoais e o desenvolvimento do raciocínio clínico e do pensamento crítico, levando a uma prática contextualizada e ampliada. Ressalta-se, ainda, a potencialidade do estudo para a pesquisa qualitativa por utilizar-se de grupos focais online, superando, assim, os desafios da pesquisa qualitativa em ambientes virtuais.
id RCAP_e0b4bacd0bbe8d906c0c7f63d03844ff
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000400053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressosAprendizagem Baseada em ProblemasEnsinoMétodoGraduação em Enfermagem.Resumo: A ABP vem sendo utilizada como método de aprendizagem no mundo todo, porém, no ensino da graduação em enfermagem ainda é pouco utilizada. Considera-se relevante a realização de estudos a partir das experiências de estudantes e egressos de um curso que se utiliza da mesma. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes e egressos sobre a utilização da ABP no curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo pautado na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Foi realizado a partir de quatro grupos focais com 17 estudantes e 16 egressos de uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, que se utiliza da ABP na formação dos enfermeiros de forma remota. O convite para participar do estudo foi feito via e-mail, Whatsapp e Facebook, ocasião em que foram explicados os objetivos do estudo, verificando-se o interesse em participar. Resultados: A análise dos dados levou à elaboração de cinco categorias temáticas, sendo elas: sofrimento para se apropriar da lógica da aprendizagem ativa; aquisição de autonomia para busca contínua do conhecimento; estímulo ao raciocínio clínico; melhora das relações interpessoais e comunicação; e, por fim, articulação teórico-prática. Conclusões: Ao utilizar a APB, há uma aproximação com as orientações dadas pelas diretrizes curriculares para a formação do enfermeiro, promovendo a aquisição de autonomia para a busca contínua do conhecimento, a capacidade de comunicação e de relações interpessoais e o desenvolvimento do raciocínio clínico e do pensamento crítico, levando a uma prática contextualizada e ampliada. Ressalta-se, ainda, a potencialidade do estudo para a pesquisa qualitativa por utilizar-se de grupos focais online, superando, assim, os desafios da pesquisa qualitativa em ambientes virtuais.Ludomedia2022-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400053New Trends in Qualitative Research v.13 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400053Rodrigues,Paula SalesMarin,Maria José SanchesSouza,Aline PereiraGrandin,Gabriela MartinsAlmeida,Karina Roberta Vieira deOliveira,Carolina Saab Rocha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:26Zoai:scielo:S2184-77702022000400053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:48.240435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
title Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
spellingShingle Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
Rodrigues,Paula Sales
Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino
Método
Graduação em Enfermagem.
title_short Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
title_full Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
title_fullStr Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
title_sort Aprendizagem baseada em problema na graduação de enfermagem: Percepção dos estudantes e egressos
author Rodrigues,Paula Sales
author_facet Rodrigues,Paula Sales
Marin,Maria José Sanches
Souza,Aline Pereira
Grandin,Gabriela Martins
Almeida,Karina Roberta Vieira de
Oliveira,Carolina Saab Rocha de
author_role author
author2 Marin,Maria José Sanches
Souza,Aline Pereira
Grandin,Gabriela Martins
Almeida,Karina Roberta Vieira de
Oliveira,Carolina Saab Rocha de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Paula Sales
Marin,Maria José Sanches
Souza,Aline Pereira
Grandin,Gabriela Martins
Almeida,Karina Roberta Vieira de
Oliveira,Carolina Saab Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino
Método
Graduação em Enfermagem.
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Ensino
Método
Graduação em Enfermagem.
description Resumo: A ABP vem sendo utilizada como método de aprendizagem no mundo todo, porém, no ensino da graduação em enfermagem ainda é pouco utilizada. Considera-se relevante a realização de estudos a partir das experiências de estudantes e egressos de um curso que se utiliza da mesma. Objetivo: Compreender a percepção de estudantes e egressos sobre a utilização da ABP no curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo pautado na modalidade compreensiva e interpretativa, fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Foi realizado a partir de quatro grupos focais com 17 estudantes e 16 egressos de uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, que se utiliza da ABP na formação dos enfermeiros de forma remota. O convite para participar do estudo foi feito via e-mail, Whatsapp e Facebook, ocasião em que foram explicados os objetivos do estudo, verificando-se o interesse em participar. Resultados: A análise dos dados levou à elaboração de cinco categorias temáticas, sendo elas: sofrimento para se apropriar da lógica da aprendizagem ativa; aquisição de autonomia para busca contínua do conhecimento; estímulo ao raciocínio clínico; melhora das relações interpessoais e comunicação; e, por fim, articulação teórico-prática. Conclusões: Ao utilizar a APB, há uma aproximação com as orientações dadas pelas diretrizes curriculares para a formação do enfermeiro, promovendo a aquisição de autonomia para a busca contínua do conhecimento, a capacidade de comunicação e de relações interpessoais e o desenvolvimento do raciocínio clínico e do pensamento crítico, levando a uma prática contextualizada e ampliada. Ressalta-se, ainda, a potencialidade do estudo para a pesquisa qualitativa por utilizar-se de grupos focais online, superando, assim, os desafios da pesquisa qualitativa em ambientes virtuais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400053
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400053
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.13 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410922053632