Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009 |
Resumo: | Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento. |
id |
UFC-16_2f34afa62d63466377661dabb7498903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3009 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasEducação em EnfermagemAvaliação Educacional.Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento.Universidade Federal do Ceará2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009Rev Rene; Vol 17 No 2 (2016); 242-249Rev Rene; v. 17 n. 2 (2016); 242-2492175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009/2325Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlarcon, Miriam Fernanda SanchesPrezotto, Kelly Holanda2018-12-04T15:17:46Zoai:periodicos.ufc:article/3009Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-04T15:17:46Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
title |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Aprendizagem Baseada em Problemas Educação em Enfermagem Avaliação Educacional. |
title_short |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
title_full |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
title_sort |
Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem |
author |
Alarcon, Miriam Fernanda Sanches |
author_facet |
Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Prezotto, Kelly Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Prezotto, Kelly Holanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Prezotto, Kelly Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação em Enfermagem Avaliação Educacional. |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Educação em Enfermagem Avaliação Educacional. |
description |
Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009/2325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 17 No 2 (2016); 242-249 Rev Rene; v. 17 n. 2 (2016); 242-249 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174726148227072 |