Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alarcon, Miriam Fernanda Sanches
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Prezotto, Kelly Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009
Resumo: Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento.
id UFC-16_2f34afa62d63466377661dabb7498903
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3009
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasEducação em EnfermagemAvaliação Educacional.Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento.Universidade Federal do Ceará2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009Rev Rene; Vol 17 No 2 (2016); 242-249Rev Rene; v. 17 n. 2 (2016); 242-2492175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009/2325Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlarcon, Miriam Fernanda SanchesPrezotto, Kelly Holanda2018-12-04T15:17:46Zoai:periodicos.ufc:article/3009Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-04T15:17:46Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
title Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
spellingShingle Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
Alarcon, Miriam Fernanda Sanches
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional.
title_short Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
title_full Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
title_fullStr Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
title_sort Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem
author Alarcon, Miriam Fernanda Sanches
author_facet Alarcon, Miriam Fernanda Sanches
Prezotto, Kelly Holanda
author_role author
author2 Prezotto, Kelly Holanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alarcon, Miriam Fernanda Sanches
Prezotto, Kelly Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional.
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação em Enfermagem
Avaliação Educacional.
description Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009/2325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 17 No 2 (2016); 242-249
Rev Rene; v. 17 n. 2 (2016); 242-249
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174726148227072