Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Marta Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13888
Resumo: A Responsabilidade Social é um conceito e um conjunto de práticas com mais de meio século. Cada década enfrenta novos desafios e a Responsabilidade Social tem-se complexificado, abrangendo novas áreas, estando presente nas agendas mundiais. Em todas as áreas existem múltiplos paradigmas e uma pluralidade de agendas no contexto da academia, das empresas, das instituições ou das organizações não governamentais. A Responsabilidade Social representa o desafio de um mundo sustentável e se todos concordam com esta premissa, as formas de conceptualização e as respetivas formas de atuação afiguram-se bastante distintas. Sendo a Responsabilidade Social anterior à conceptualização do desenvolvimento sustentável, esta constitui hoje um dos seus instrumentos privilegiados de operacionalização. Nos sectores do turismo e da hotelaria, a responsabilidade social está fortemente presente, tanto através do desenvolvimento sustentável, dos stakeholders, como da especial sensibilidade destes sectores no contexto da globalização. A proposta deste trabalho é analisar o discurso dos websites dos hotéis estudados e o discurso comunicado pelos responsáveis deste domínio, através da realização de entrevistas semidiretivas. Os hotéis estudados pertencem a uma unidade hoteleira americana, uma portuguesa e um hotel independente, em Lisboa. Os resultados apontam para abordagens distintas, permitindo compreender que cada unidade segue uma abordagem diferente de responsabilidade social e permitiu ainda analisar as descoincidências entre os discursos comunicados pelos websites e aquele que é comunicado pelas entidades entrevistadas. Em síntese, relativamente aos hotéis estudados, existe uma predominância da dimensão filantrópica da responsabilidade social, no que respeita tanto à interpretação do conceito, como das suas práticas.
id RCAP_e0cd5715184c4e7dfd4aeb495c6fc396
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Responsablidade social em hotelaria: um estudo de casoGestãoResponsabilidade social das empresasTurismoHotelariaÉticaSocial ResponsibilityEthicsTourismHospitalityA Responsabilidade Social é um conceito e um conjunto de práticas com mais de meio século. Cada década enfrenta novos desafios e a Responsabilidade Social tem-se complexificado, abrangendo novas áreas, estando presente nas agendas mundiais. Em todas as áreas existem múltiplos paradigmas e uma pluralidade de agendas no contexto da academia, das empresas, das instituições ou das organizações não governamentais. A Responsabilidade Social representa o desafio de um mundo sustentável e se todos concordam com esta premissa, as formas de conceptualização e as respetivas formas de atuação afiguram-se bastante distintas. Sendo a Responsabilidade Social anterior à conceptualização do desenvolvimento sustentável, esta constitui hoje um dos seus instrumentos privilegiados de operacionalização. Nos sectores do turismo e da hotelaria, a responsabilidade social está fortemente presente, tanto através do desenvolvimento sustentável, dos stakeholders, como da especial sensibilidade destes sectores no contexto da globalização. A proposta deste trabalho é analisar o discurso dos websites dos hotéis estudados e o discurso comunicado pelos responsáveis deste domínio, através da realização de entrevistas semidiretivas. Os hotéis estudados pertencem a uma unidade hoteleira americana, uma portuguesa e um hotel independente, em Lisboa. Os resultados apontam para abordagens distintas, permitindo compreender que cada unidade segue uma abordagem diferente de responsabilidade social e permitiu ainda analisar as descoincidências entre os discursos comunicados pelos websites e aquele que é comunicado pelas entidades entrevistadas. Em síntese, relativamente aos hotéis estudados, existe uma predominância da dimensão filantrópica da responsabilidade social, no que respeita tanto à interpretação do conceito, como das suas práticas.Social Responsibility is a concept and a set of practices with more than half a century. Each decade is facing new challenges and social responsibility has been complexified covering new areas, through its presence in global agendas. In all areas there are multiple paradigms in the context of academics, corporations, institutions or non-governmental organizations. Social responsibility is the challenge of a sustainable world and if everyone agrees with this premise, the forms of conceptualization and the respective forms of action appear to be quite distinct. Social Responsibility concept is previous to the definition of sustainable development but it is now one of its privileged instrument operation. In tourism and hotel management sectors, social responsibility is strongly present, both through sustainable development, stakeholders, such as the special sensitivity of these sectors in the context of globalization. The dissertation’s proposal was to understand the information communicated by the studied hotel’s website and the discourse of the person responsible by social responsibility in the hotels, through semi-directive interviews. The goal was to select three hotels: one American chain, one from a Portuguese chain and finally an independent hotel, located in Lisbon. This allowed us to understand that each hotel has a different approach of social responsibility and especially allowed us to analyse the “discoincidence” among speeches of websites and the person interviewed. The conclusion was that the predominance of the philanthropic dimension of social responsibility and its concern varies according to the interpretation of its definition and the implementation of its practices.2017-07-06T14:55:53Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13888TID:201532700porDelgado, Marta Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:26.874967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
title Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
spellingShingle Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
Delgado, Marta Moreira
Gestão
Responsabilidade social das empresas
Turismo
Hotelaria
Ética
Social Responsibility
Ethics
Tourism
Hospitality
title_short Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
title_full Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
title_fullStr Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
title_full_unstemmed Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
title_sort Responsablidade social em hotelaria: um estudo de caso
author Delgado, Marta Moreira
author_facet Delgado, Marta Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Marta Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Responsabilidade social das empresas
Turismo
Hotelaria
Ética
Social Responsibility
Ethics
Tourism
Hospitality
topic Gestão
Responsabilidade social das empresas
Turismo
Hotelaria
Ética
Social Responsibility
Ethics
Tourism
Hospitality
description A Responsabilidade Social é um conceito e um conjunto de práticas com mais de meio século. Cada década enfrenta novos desafios e a Responsabilidade Social tem-se complexificado, abrangendo novas áreas, estando presente nas agendas mundiais. Em todas as áreas existem múltiplos paradigmas e uma pluralidade de agendas no contexto da academia, das empresas, das instituições ou das organizações não governamentais. A Responsabilidade Social representa o desafio de um mundo sustentável e se todos concordam com esta premissa, as formas de conceptualização e as respetivas formas de atuação afiguram-se bastante distintas. Sendo a Responsabilidade Social anterior à conceptualização do desenvolvimento sustentável, esta constitui hoje um dos seus instrumentos privilegiados de operacionalização. Nos sectores do turismo e da hotelaria, a responsabilidade social está fortemente presente, tanto através do desenvolvimento sustentável, dos stakeholders, como da especial sensibilidade destes sectores no contexto da globalização. A proposta deste trabalho é analisar o discurso dos websites dos hotéis estudados e o discurso comunicado pelos responsáveis deste domínio, através da realização de entrevistas semidiretivas. Os hotéis estudados pertencem a uma unidade hoteleira americana, uma portuguesa e um hotel independente, em Lisboa. Os resultados apontam para abordagens distintas, permitindo compreender que cada unidade segue uma abordagem diferente de responsabilidade social e permitiu ainda analisar as descoincidências entre os discursos comunicados pelos websites e aquele que é comunicado pelas entidades entrevistadas. Em síntese, relativamente aos hotéis estudados, existe uma predominância da dimensão filantrópica da responsabilidade social, no que respeita tanto à interpretação do conceito, como das suas práticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2016-09
2017-07-06T14:55:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13888
TID:201532700
url http://hdl.handle.net/10071/13888
identifier_str_mv TID:201532700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134743883677696