A prática do setor de gestão de pessoas: um estudo realizado no Ibis Hotel Copacabana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1701 |
Resumo: | O crescimento da hotelaria no Brasil é eminente, uma vez que o turismo vem se desenvolvendo muito por conta de grandes eventos que serão sediados. Vale ressaltar que o setor hoteleiro possui uma importância socioeconômica tanto em nosso país, quanto no resto do mundo, visto que é um segmento que gera muitos empregos e movimenta, consideravelmente, a economia. Para que esse serviço seja oferecido com qualidade aos turistas, é necessário que o elemento humano seja gerido eficientemente, em ambitos como: processos de agregação de pessoas, recompensação, desenvolvimento, dentre outros, promovendo uma satisfação mútua entre cliente e funcionário. Diante desses aspectos, o objetivo principal deste artigo foi investigar a política de gestão de pessoas aplicada em um empreendimento hoteleiro da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente o Ibis Hotel Copacabana. Para o cumprimento desse objetivo, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, um trabalho de campo de natureza qualitativa. Mediante as entrevistas realizadas com gestores e funcionários, foram criadas cinco categorias de análise (Atuação da área de gestão de pessoas; Processo de recrutamento e seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de desempenho e plano de carreira; Política de recompensas) que evidenciaram, na opinião dos entrevistados, como se desenvolve a política de gestão de pessoas aplicada no hotel investigado |
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A prática do setor de gestão de pessoas: um estudo realizado no Ibis Hotel CopacabanaHotelariaGestão de pessoasTurismoTurismoHotelariaAdministração de pessoalHospitalityPeople managementTourismO crescimento da hotelaria no Brasil é eminente, uma vez que o turismo vem se desenvolvendo muito por conta de grandes eventos que serão sediados. Vale ressaltar que o setor hoteleiro possui uma importância socioeconômica tanto em nosso país, quanto no resto do mundo, visto que é um segmento que gera muitos empregos e movimenta, consideravelmente, a economia. Para que esse serviço seja oferecido com qualidade aos turistas, é necessário que o elemento humano seja gerido eficientemente, em ambitos como: processos de agregação de pessoas, recompensação, desenvolvimento, dentre outros, promovendo uma satisfação mútua entre cliente e funcionário. Diante desses aspectos, o objetivo principal deste artigo foi investigar a política de gestão de pessoas aplicada em um empreendimento hoteleiro da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente o Ibis Hotel Copacabana. Para o cumprimento desse objetivo, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, um trabalho de campo de natureza qualitativa. Mediante as entrevistas realizadas com gestores e funcionários, foram criadas cinco categorias de análise (Atuação da área de gestão de pessoas; Processo de recrutamento e seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de desempenho e plano de carreira; Política de recompensas) que evidenciaram, na opinião dos entrevistados, como se desenvolve a política de gestão de pessoas aplicada no hotel investigadoThe growth of the hospitality industry is eminent in Brazil, now that tourism has been developing so much due to the major events the country has been and will be hosting. It is noteworthy that the hotel industry has a socioeconomic importance both in our country and in the rest of the world, since it is an industry that generates many jobs and the economy moves considerably. So that the service offered to the tourists is of quality, it is necessary that the human element is effectively managed as well as, the people embrace, are compensated and allowed to develop, promoting a mutual satisfaction between employer and employee. Considering these aspects, the main objective of this paper was to investigate the management policy applied to people in a hotel project in Rio de Janeiro city, more specifically the Ibis Hotel Copacabana. For the completion of this task, a study was realized based on published materials on the subject, as well as , experience acquired form work in the field of study. Through interviews with managers and employees, five categories of analysis (People management area; Recruitment and selection process; Training and development; Performance evaluation and career planning; Policy rewards) were created that showed respondents opinion, how to develop management policy applied at investigated hotelNiteróiCastro, Carolina Lescura de CarvalhoVilela, Eduardo Antônio PachecoSoares, Carlos Alberto LidiziaSanta Rita, Cleuber Vinicius Lopes de2016-05-13T13:12:07Z2016-05-13T13:12:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1701Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-11T20:32:12Zoai:app.uff.br:1/1701Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:59.351557Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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