Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Maria José Ribeiro Marto da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6486
Resumo: A presente dissertação resulta de um estudo sobre a temática das lideranças intermédias da escola e tem como fim perceber se os coordenadores de departamento (CDC) são percecionados pelos pares como adotando um efetivo papel de liderança. Para enquadrar o sentido da investigação iniciámos a nossa abordagem científica através da criação de um enquadramento teórico com o qual pretendemos clarificar o conceito de liderança e de gestão, apresentar algumas teorias sobre a temática, identificar modalidades que pode assumir enfatizando-se a liderança transformacional e o modelo de liderança proposto por Kouses e Posner (2009) e analisámos o quadro normativo das estruturas intermédias de liderança por referência às principais mudanças no regime de administração e gestão das escolas. Ainda para enquadrar o sentido da investigação debruçámo-nos sobre alguns significados representativos da liderança do CDC e sobre as competências que lhe são, hoje, imputadas. Considerando que nos propusemos compreender em que medida e em que modos os CDC assumem a qualidade de líderes das estruturas intermédias de gestão e quais as competências que mobilizam nesse sentido, entendemos que essa perceção poderia ser explorada se tivéssemos em conta o modo como os docentes coordenados vêm o perfil, as competências e os comportamentos de liderança dos seus CDC, pelo que adotámos, como procedimento metodológico, a investigação qualitativa sob a forma de estudo de caso e como instrumentos de recolha de dados a análise a partir do corpus documental e o inquérito por questionário. Os resultados do estudo indiciam que os CDC centram a sua atividade na coordenação administrativa do departamento, que a competência que estes mais desempenham é serem um veículo de informações e que dedicam mais tempo a tarefas administrativas do que às restantes tarefas inerentes ao cargo que desempenham. A par do exercício de competências de índole mais gestionária, os pares conferem aos CDC a capacidade de manterem um bom relacionamento com os colegas e o desempenho de uma liderança que assenta em relações de colaboração e num ambiente de confiança, evidenciando, no âmbito das cinco práticas de liderança de Kouses e Posner, a prática Permitir que os outros ajam.
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Para enquadrar o sentido da investigação iniciámos a nossa abordagem científica através da criação de um enquadramento teórico com o qual pretendemos clarificar o conceito de liderança e de gestão, apresentar algumas teorias sobre a temática, identificar modalidades que pode assumir enfatizando-se a liderança transformacional e o modelo de liderança proposto por Kouses e Posner (2009) e analisámos o quadro normativo das estruturas intermédias de liderança por referência às principais mudanças no regime de administração e gestão das escolas. Ainda para enquadrar o sentido da investigação debruçámo-nos sobre alguns significados representativos da liderança do CDC e sobre as competências que lhe são, hoje, imputadas. Considerando que nos propusemos compreender em que medida e em que modos os CDC assumem a qualidade de líderes das estruturas intermédias de gestão e quais as competências que mobilizam nesse sentido, entendemos que essa perceção poderia ser explorada se tivéssemos em conta o modo como os docentes coordenados vêm o perfil, as competências e os comportamentos de liderança dos seus CDC, pelo que adotámos, como procedimento metodológico, a investigação qualitativa sob a forma de estudo de caso e como instrumentos de recolha de dados a análise a partir do corpus documental e o inquérito por questionário. Os resultados do estudo indiciam que os CDC centram a sua atividade na coordenação administrativa do departamento, que a competência que estes mais desempenham é serem um veículo de informações e que dedicam mais tempo a tarefas administrativas do que às restantes tarefas inerentes ao cargo que desempenham. A par do exercício de competências de índole mais gestionária, os pares conferem aos CDC a capacidade de manterem um bom relacionamento com os colegas e o desempenho de uma liderança que assenta em relações de colaboração e num ambiente de confiança, evidenciando, no âmbito das cinco práticas de liderança de Kouses e Posner, a prática Permitir que os outros ajam.This essay results from a study about the intermediate leaders of school and its order to understand whether the department coordinators (CDC) are perceived from peer as adopting an effective leadership role. To frame the meaning of the research we started our scientific approach by creating a theoretical framework with which we intend to clarify the concept of leadership and management, present some theories about the subject, identify modalities that can take emphasizing transformational leadership and the leadership model proposed by Kouses and Posner (2009), which we analysed the legal framework of the intermediate structures by reference leading to major changes in the administration and management system of schools. Still to frame the meaning of research, we looked into some representative meanings of the CDC leadership and the skills that are now charged. Whereas we set out to understand what extent and in what ways the CDC take the quality of leaders of the intermediate structures of management and what skills that move on this direction, we understand that this perception could be exploited if we take into account how the coordinated teachers come the profile, skills and leadership behaviours on the CDC, so we adopted as a methodological approach to qualitative research in the form of case study and how the analysis data collection instruments from the documentary corpus and the survey quiz. The study results indicate that the CDC focus their activity on the administrative coordination of the department, that the competence which these most play is to be an information vehicle and devote more time to administrative tasks than the other tasks of the position they play. Along with the exercise more managerial nature of skills, the peer give the CDC the ability to maintain good relationships with colleagues and the performance of a leadership that is based on collaborative relationships and a trusted environment, showing, under the five leadership practices Kouzes and Posner, the practice Allow others to act.Neves, CláudiaRepositório AbertoGraça, Maria José Ribeiro Marto da2017-05-29T15:21:21Z2017-03-142017-04-292017-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6486TID:201704161porGraça, Maria José Ribeiro Marto da - Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento [Em linha]: a perceção de um grupo de professores. Lisboa: [s.n.], 2016. 283 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:59.752959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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