Casinha de bonecas : um projeto filosófico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Daylane Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6337
Resumo: Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 26 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.
id RCAP_e1099f03dfa4c3f26f68827c3d9cc2b8
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Casinha de bonecas : um projeto filosóficoMatthew LipmanComunidade de Investigação FilosóficaFilosofia para CriançasInfânciaChildhoodCommunity of Philosophical InquiryPhilosophy for ChildrenDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 26 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.A presente dissertação busca unir a Filosofia para Crianças com o projeto “Casinha de Bonecas” da Escola Classe Ipê. Esta escola, localizada em Brasília, Brasil, desenvolve esse projeto através de uma dinâmica que retrata uma pequena cidade onde as crianças são os sujeitos que desempenham as diversas profissões e papéis sociais de uma sociedade. As crianças realizam essa dinâmica e refletem sobre ela na roda de diálogo. Nesse contexto, um dos objetivos do projeto é escutar as crianças. Visando potencializar essa escuta decidimos investigar o projeto e inserir a Filosofia para Crianças em meio as rodas de diálogo, que já são realizadas, com a Comunidade de Investigação Filosófica. Seguindo, então, a linha de trabalho da Comunidade de Investigação Filosófica de Matthew Lipman e Ann Sharp, realizamos sessões filosóficas com as crianças onde elas puderam expressar suas opiniões, pensar, questionar e refletir acerca de muitos aspectos relacionados com as vivências do projeto. Além das influências de Lipman e Sharp, essa pesquisa foi embasada pelas ideias de outros autores como Walter Omar Kohan, David Kennedy e outros estudiosos da área de Filosofia com Crianças. Primeiramente explicamos o projeto “Casinha de Bonecas”, suas potencialidades e fragilidades, como ele se desenvolve e sua relevância para a escola. Depois traçamos momentos relevantes acerca da origem e fundamentos do programa de Filosofia para Crianças e explicamos como essa proposta acontece segundo Lipman e colaboradores do IAPC, explorando, inclusive, algumas críticas ao Programa. Com o objetivo de articular a “Casinha de Bonecas” com a Filosofia, abrindo espaço para a voz das crianças, foram realizadas 10 sessões em Comunidade de Investigação Filosófica após a dinâmica do projeto, aproveitando a existência da roda de diálogo. Nessas sessões, pudemos trabalhar o pensamento original das crianças através de suas concepções e ideias inovadoras que ocasionaram a transformação do projeto. Além disso, e como aspecto trazido para a investigação a partir da prática realizada, o trabalho proporcionou-nos ainda uma autocrítica da nossa prática enquanto facilitadora das sessões filosóficas. A investigação é algo imprevisível que nos permite questionar aspectos antes não questionados o que a torna algo sempre em processo.ABSTRACT: This dissertation seeks to unite the Philosophy for Children with the project "Casinha de Bonecas" of the Ipê Class School. This school, located in Brasilia, Brazil, develops this project through a dynamic that portrays a small city where children are the subjects who play the diverse professions and social roles of a society. The children carry out this dynamic and reflect on it in the dialogue wheel. In this context, one of the objectives of the project is to listen to the children. In order to enhance this listening, we decided to investigate the project and insert Philosophy for Children in the midst of the wheels of dialogue that are already carried out with the Community of Philosophical Inquiry. Following the line of work of the Community of Philosophical Inquiry of Matthew Lipman and Ann Sharp, we held philosophical sessions with the children where they were able to express their opinions, think, question and reflect on many aspects related to the project’s experiences. Besides the influences of Lipman and Sharp, this research was based on the ideas of other authors such as Walter Omar Kohan, David Kennedy and other scholars in the area of Philosophy with Children. First we explain the project "Casinha de Bonecas", its potentialities and weaknesses, how it develops and its relevance to school. We then outline relevant moments about the origin and foundations of the Philosophy for Children program and explain how this proposal happens according to Lipman and IAPC collaborators, exploring, including, some criticism of the Program. In order to articulate the "Casinha de Bonecas" with philosophy, opening space for the children’s voice, 10 sessions were held in the Community of Philosophical Inquiry after the dynamics of the project, taking advantage of the existence of the dialogue wheel. In these sessions, we were able to work on the original thinking of the children through their conceptions and innovative ideas that brought about the transformation of the project. Moreover, and as an aspect brought to the investigation from the practice carried out, the work provided us still a self-criticism of our practice as facilitator of the philosophical sessions. The investigation is something unpredictable that allows us to question aspects before not questioned which makes it something always in process.Carvalho, Magda CostaSantos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresDiniz, Daylane Soares2022-06-09T12:53:06Z2022-01-262022-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6337202975533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:48Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:28.098844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Casinha de bonecas : um projeto filosófico
title Casinha de bonecas : um projeto filosófico
spellingShingle Casinha de bonecas : um projeto filosófico
Diniz, Daylane Soares
Matthew Lipman
Comunidade de Investigação Filosófica
Filosofia para Crianças
Infância
Childhood
Community of Philosophical Inquiry
Philosophy for Children
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Casinha de bonecas : um projeto filosófico
title_full Casinha de bonecas : um projeto filosófico
title_fullStr Casinha de bonecas : um projeto filosófico
title_full_unstemmed Casinha de bonecas : um projeto filosófico
title_sort Casinha de bonecas : um projeto filosófico
author Diniz, Daylane Soares
author_facet Diniz, Daylane Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Magda Costa
Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Daylane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Matthew Lipman
Comunidade de Investigação Filosófica
Filosofia para Crianças
Infância
Childhood
Community of Philosophical Inquiry
Philosophy for Children
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Matthew Lipman
Comunidade de Investigação Filosófica
Filosofia para Crianças
Infância
Childhood
Community of Philosophical Inquiry
Philosophy for Children
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 26 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-09T12:53:06Z
2022-01-26
2022-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6337
202975533
url http://hdl.handle.net/10400.3/6337
identifier_str_mv 202975533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130742092988416