la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712 |
Resumo: | Neste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados. |
id |
UERJ-22_ab6b73e89e968212ca256c2fe75d6d51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20712 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niñosthe theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for childrenthe theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for childrena significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para criançasthe theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for childrenPhilosophical NovelMatthew LipmanPhilosophical CurriculumNarrativeNeste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados.In this paper I provide an introduction to the special issue on the Philosophical Novel for Children by pointing to a lacuna in the theoretical field of philosophy for/with children (P4/WC), suggesting that the field is in need of more research on the philosophical novel given its status as the curricular centerpiece of Matthew Lipman’s vision of P4/WC. I describe the genesis of the idea for this special issue, emerging as it did first from a series of questions and experiences which I encountered while working with Lipman’s philosophical novels as a P4/WC practitioner, then through a scholarly exploration of Lipman’s model theory of the philosophical novel for children, and culminating in the presentation of several of the papers published here at a special symposium on the philosophical novel for children at a meeting of the American Philosophical Association. I conclude with a preview of the papers in this special issue, highlighting several shared themes and concerns.En este artículo propongo una introducción para el número especial sobre las novelas filosóficas para niños señalando una laguna en el campo teórico de la filosofía para/con niños. Sugiero la necesidad de más investigación sobre este tema porque constituye una pieza central en el programa de estudios de Filosofía para Niños desde una visión Lipmaniana. Describo la génesis de la idea de este número especial que surgió por primera vez de una serie de preguntas y experiencias que encontré mientras trabajaba con las novelas filosóficas de Lipman, luego a través de la exploración escolar del modelo teórico de las novelas filosóficas para niños de Lipman y culminó con la presentación de varios de los artículos publicados aquí, en un simposio especial sobre la novela filosófica en un encuentro de la Asociación Filosófica de Estados Unidos. Concluyo con un avance de los artículos de este número, destacando una serie de temas y preocupaciones compartidas.In this paper I provide an introduction to the special issue on the Philosophical Novel for Children by pointing to a lacuna in the theoretical field of philosophy for/with children (P4/WC), suggesting that the field is in need of more research on the philosophical novel given its status as the curricular centerpiece of Matthew Lipman’s vision of P4/WC. I describe the genesis of the idea for this special issue, emerging as it did first from a series of questions and experiences which I encountered while working with Lipman’s philosophical novels as a P4/WC practitioner, then through a scholarly exploration of Lipman’s model theory of the philosophical novel for children, and culminating in the presentation of several of the papers published here at a special symposium on the philosophical novel for children at a meeting of the American Philosophical Association. I conclude with a preview of the papers in this special issue, highlighting several shared themes and concerns.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSpecial articlesapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712childhood & philosophy; Vol. 11 Núm. 21 (2015): ene./jun.; 11-22childhood & philosophy; v. 11 n. 21 (2015): jan./jun.; 11-22childhood & philosophy; Vol. 11 No. 21 (2015): jan./june; 11-221984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712/15038de marzio, darryl matthewinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:51:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20712Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:51:17Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños the theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for children the theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for children a significatividade teórica e pedagógica da novela filosófica e da filosofia para/com crianças: introdução ao problema especial da novela filosófica para crianças the theoretical and pedagogical significance of the philosophical novel and philosophy for/with children: introduction to the special issue on the philosophical novel for children |
title |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños |
spellingShingle |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños de marzio, darryl matthew Philosophical Novel Matthew Lipman Philosophical Curriculum Narrative |
title_short |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños |
title_full |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños |
title_fullStr |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños |
title_full_unstemmed |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños |
title_sort |
la significatividad teórica y pedagógica de la novela filosófica y de la filosofía para/con niños: introducción al problema especial de la novela filosófica para niños |
author |
de marzio, darryl matthew |
author_facet |
de marzio, darryl matthew |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de marzio, darryl matthew |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Philosophical Novel Matthew Lipman Philosophical Curriculum Narrative |
topic |
Philosophical Novel Matthew Lipman Philosophical Curriculum Narrative |
description |
Neste artigo proponho uma introdução para o número especial sobre as novelas filosóficas para crianças assinalando uma lacuna no campo teórico da filosofia para/com crianças. Sugiro a necessidade de mais investigação sobre esse tema porque constitui uma peça central no programa de estudos de Filosofia para Crianças desde uma visão lipmaniana. Descrevo a gênesis da ideia de este número especial que surgiu pela primeira vez de uma série de perguntas e experiências que encontrei enquanto trabalhava com as novela filosóficas de Lipman, em seguida a travès da exploração escolar do modelo teórico das novelas filosóficas para crianças de Lipman e culminou com a apresentação de vários dos artigos publicados aquí, em um simpósio especial sobre a novela filosófica num encontro da Associação Filosófica dos Estados-Unidos. Concluo com um adiantamento dos artigos desse número, destacando uma série de temas e preocupações compartilhados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Special articles |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20712/15038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 11 Núm. 21 (2015): ene./jun.; 11-22 childhood & philosophy; v. 11 n. 21 (2015): jan./jun.; 11-22 childhood & philosophy; Vol. 11 No. 21 (2015): jan./june; 11-22 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317590948970496 |