Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37071 |
Resumo: | É uma constante na solicitude da Igreja a formação dos futuros sacerdotes. É uma preocupação sempre atual a qualidade da formação e do ministério destes sacerdotes. A relação pedagógica é, em grande medida, responsável por essa missão essencialmente dialógica (Pastores dabo vobis, 1992; Ratio fundamentalis, 2016). Desta convicção e inquietação, nasceu o presente Trabalho de Investigação, voltado para responder à questão fundamental do impacto da relação pedagógica (entre formando e formador) na formação e na vida sacerdotal. Vem a propósito a Pedagogia Social na medida em que esta confere aportes pertinentes para a construção de caminhos socioeducativos humanistas e acolhedores que, partindo do valor “pessoa” e dos pressupostos da educabilidade e do diálogo formativo, possibilitam o acesso e o sucesso de uma missão sacerdotal conseguida na sua mais genuína identidade e finalidade, realizando o ideal da salvação – o mais autêntico desenvolvimento humano. O estudo parte de uma revisão de literatura, com a análise de documentos e textos sobre a formação sacerdotal e sobre a relação pedagógica, e avança para um estudo de caso inspirado na nossa experiência direta de formação sacerdotal. |
id |
RCAP_e10fafa5107b3fedf61bd48fb449019d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de casoPedagogia socialFormação sacerdotalRelação pedagógicaPerfil do formadorDesenvolvimento humanoSocial pedagogyPriestly formationPedagogical relationshipTrainer profileHuman developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoÉ uma constante na solicitude da Igreja a formação dos futuros sacerdotes. É uma preocupação sempre atual a qualidade da formação e do ministério destes sacerdotes. A relação pedagógica é, em grande medida, responsável por essa missão essencialmente dialógica (Pastores dabo vobis, 1992; Ratio fundamentalis, 2016). Desta convicção e inquietação, nasceu o presente Trabalho de Investigação, voltado para responder à questão fundamental do impacto da relação pedagógica (entre formando e formador) na formação e na vida sacerdotal. Vem a propósito a Pedagogia Social na medida em que esta confere aportes pertinentes para a construção de caminhos socioeducativos humanistas e acolhedores que, partindo do valor “pessoa” e dos pressupostos da educabilidade e do diálogo formativo, possibilitam o acesso e o sucesso de uma missão sacerdotal conseguida na sua mais genuína identidade e finalidade, realizando o ideal da salvação – o mais autêntico desenvolvimento humano. O estudo parte de uma revisão de literatura, com a análise de documentos e textos sobre a formação sacerdotal e sobre a relação pedagógica, e avança para um estudo de caso inspirado na nossa experiência direta de formação sacerdotal.The formation of future priests is a constant in the Church's concern. The quality of the formation and ministry of these priests is always a concern. The pedagogical relationship is largely responsible for this essentially dialogical mission (Pastores dabo vobis, 1992; Ratio fundamentalis, 2016). From this conviction and restlessness, the present Research Work was born, aimed at answering the fundamental question of the impact of the pedagogical relationship (between forming and training) on formation and priestly life. Social Pedagogy comes about to the extent that it provides relevant contributions to the construction of humanistic and welcoming socio-educational paths that, starting from the value "person" and the assumptions of education and formative dialogue, enable the access and success of a priestly mission achieved in its most genuine identity and purpose, fulfilling the ideal of salvation – the most authentic human development. The study is based on a literature review, with the analysis of documents and texts on priestly education and the pedagogical relationship, and advances to a case study inspired by our direct experience of priestly education.Baptista, Isabel Maria de CarvalhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, António Afonso2022-03-17T15:43:15Z2022-02-242021-102022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37071TID:202966003porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:08.416775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
title |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
spellingShingle |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso Rodrigues, António Afonso Pedagogia social Formação sacerdotal Relação pedagógica Perfil do formador Desenvolvimento humano Social pedagogy Priestly formation Pedagogical relationship Trainer profile Human development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
title_full |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
title_fullStr |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
title_sort |
Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso |
author |
Rodrigues, António Afonso |
author_facet |
Rodrigues, António Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Isabel Maria de Carvalho Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, António Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia social Formação sacerdotal Relação pedagógica Perfil do formador Desenvolvimento humano Social pedagogy Priestly formation Pedagogical relationship Trainer profile Human development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pedagogia social Formação sacerdotal Relação pedagógica Perfil do formador Desenvolvimento humano Social pedagogy Priestly formation Pedagogical relationship Trainer profile Human development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
É uma constante na solicitude da Igreja a formação dos futuros sacerdotes. É uma preocupação sempre atual a qualidade da formação e do ministério destes sacerdotes. A relação pedagógica é, em grande medida, responsável por essa missão essencialmente dialógica (Pastores dabo vobis, 1992; Ratio fundamentalis, 2016). Desta convicção e inquietação, nasceu o presente Trabalho de Investigação, voltado para responder à questão fundamental do impacto da relação pedagógica (entre formando e formador) na formação e na vida sacerdotal. Vem a propósito a Pedagogia Social na medida em que esta confere aportes pertinentes para a construção de caminhos socioeducativos humanistas e acolhedores que, partindo do valor “pessoa” e dos pressupostos da educabilidade e do diálogo formativo, possibilitam o acesso e o sucesso de uma missão sacerdotal conseguida na sua mais genuína identidade e finalidade, realizando o ideal da salvação – o mais autêntico desenvolvimento humano. O estudo parte de uma revisão de literatura, com a análise de documentos e textos sobre a formação sacerdotal e sobre a relação pedagógica, e avança para um estudo de caso inspirado na nossa experiência direta de formação sacerdotal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2022-03-17T15:43:15Z 2022-02-24 2022-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37071 TID:202966003 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37071 |
identifier_str_mv |
TID:202966003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132022733537280 |