Pedagogia social e formação sacerdotal : centralidade da relação pedagógica : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, António Afonso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37071
Resumo: É uma constante na solicitude da Igreja a formação dos futuros sacerdotes. É uma preocupação sempre atual a qualidade da formação e do ministério destes sacerdotes. A relação pedagógica é, em grande medida, responsável por essa missão essencialmente dialógica (Pastores dabo vobis, 1992; Ratio fundamentalis, 2016). Desta convicção e inquietação, nasceu o presente Trabalho de Investigação, voltado para responder à questão fundamental do impacto da relação pedagógica (entre formando e formador) na formação e na vida sacerdotal. Vem a propósito a Pedagogia Social na medida em que esta confere aportes pertinentes para a construção de caminhos socioeducativos humanistas e acolhedores que, partindo do valor “pessoa” e dos pressupostos da educabilidade e do diálogo formativo, possibilitam o acesso e o sucesso de uma missão sacerdotal conseguida na sua mais genuína identidade e finalidade, realizando o ideal da salvação – o mais autêntico desenvolvimento humano. O estudo parte de uma revisão de literatura, com a análise de documentos e textos sobre a formação sacerdotal e sobre a relação pedagógica, e avança para um estudo de caso inspirado na nossa experiência direta de formação sacerdotal.
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