Uma nova abordagem à barrística portuguesa: a influência do projeto "Aldeia da Terra" na conceção de uma nova linguagem artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabeça, Paulo Tiago Santos Figueira Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23337
Resumo: A barrística, arte também do figurado em barro, embora com manifestações anteriores alicerçou escolas em Portugal, nomeadamente em Barcelos, Caldas da Rainha e Estre-moz, desde meados do Séc. XVIII. Isto aconteceu desde a consolidação da introdução do Presépio em Portugal, por alturas da construção do Palácio Convento de Mafra e a partir de suas influências italianas. Hoje enquanto manifestação de arte popular é uma tradição. No entanto e sobretudo desde os anos 70 muitos artesãos/artistas contem-porâneos procuram, nesta arte, expressões diferentes. Estas manifestações, que ultra-passam os temas do sagrado e profano, da ruralidade e tradições, muitas vezes tam-bém cruzam o limite do que se convencionou chamar Artesanato, entrando no univer-so da Arte erudita, ou mais subjetiva e das suas linguagens e símbolos. A Aldeia da Terra foi um projeto que, conscientemente, usou os temas da tradição, mas introduziu outros: A vertente da caricatura, do retrato social, do humor e da irre-verencia, explorando-lhes novos limites. Um desses limites, que proponho melhor ex-plorar neste trabalho de Mestrado, com a proposta de uma nova linguagem na barrís-tica, é justamente a indefinida fronteira que eventualmente separa o chamado “Arte-sanato” da “Arte”; Abstract: From earth to heaven. The influence of the Aldeia da Terra project in the conception of a new artistic lan-guage. The barrística, also the art of the figured in clay, although with previous manifestations founded schools in Portugal, namely in Barcelos, Caldas da Rainha and Estremoz, from the middle of the 18th century. This happened from consolidation of the introduction of the Nativity representation in Portugal, by the construction of the Palace of Mafra and from its Italian influences. Today as a manifestation of folk art is a tradition. How-ever, and especially since the 1970s, many contemporary craftsman / artists look for different expressions in this art. These manifestations, which go beyond the themes of the sacred and profane, of rurality and traditions, often also cross the boundary of what is conventionally called Craft, entering into the universe of erudite or more sub-jective Art and its languages and symbols. Aldeia da Terra was a project that consciously used the themes of tradition but intro-duced others: The caricature, the social portrait, the humor and the irreverence, ex-ploring new limits. One of these limits, which I propose to explore better in this Mas-ter's work, with the proposal of a new language in barrística, is precisely the indefinite frontier that eventually separates the so-called "Craftwork" from "Art".
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