Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Helena Isabel Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155450
Resumo: The speed and fluidity of the technological era we are experiencing demand from each individual a constant update and adaptation to the new phenomena of the world. The Visual thinking strategies first appear in the nineties, at the Museum of Modern Art (MoMA), in New York, aiming at the development of citizens more aware and more active in their community. This methodology addresses the topic of Artistic Education and visual literacy, and it was adapted later on to the classroom, allowing us to set up this set of activities that enhance not only our students‘ visual thinking skills but also their critical thinking and their ability to produce texts of higher quality in a foreign language. We introduce a review of the literature on these topics – visual literacy, critical thinking and Visual thinking strategies – and a critical description of the activities implemented to English and Spanish learners, at Escola Básica e Secundária de Ibn Mucana. Conclusions indicate a strong adherence from the students to these activities and that they allow a tangible progress for all students. Also, that the development of the writing skills in a foreign language is intimately connected to the development of the students‘ speaking skills.
id RCAP_e137969fd35a90c6ebe85ee65a4627aa
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/155450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta interculturalVisual thinking strategiesPensamento críticoProdução escritaLíngua estrangeiraPensamento críticoProdução escritaLíngua estrangeiraDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoThe speed and fluidity of the technological era we are experiencing demand from each individual a constant update and adaptation to the new phenomena of the world. The Visual thinking strategies first appear in the nineties, at the Museum of Modern Art (MoMA), in New York, aiming at the development of citizens more aware and more active in their community. This methodology addresses the topic of Artistic Education and visual literacy, and it was adapted later on to the classroom, allowing us to set up this set of activities that enhance not only our students‘ visual thinking skills but also their critical thinking and their ability to produce texts of higher quality in a foreign language. We introduce a review of the literature on these topics – visual literacy, critical thinking and Visual thinking strategies – and a critical description of the activities implemented to English and Spanish learners, at Escola Básica e Secundária de Ibn Mucana. Conclusions indicate a strong adherence from the students to these activities and that they allow a tangible progress for all students. Also, that the development of the writing skills in a foreign language is intimately connected to the development of the students‘ speaking skills.A rapidez e a fluidez desta era tecnológica em que vivemos exige a cada indivíduo uma constante atualização e adaptação aos novo fenómenos do mundo. Com vista a formar cidadãos mais conscientes e ativos nesta sociedade, são criadas na década de 90, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), as Visual thinking strategies. Esta metodologia visa educar para a Arte e para a literacia visual, e tendo sido adaptada à sala de aula alguns anos depois, permite-nos agora formar um conjunto de atividades que potenciam não só a literacia visual, como o pensamento crítico e a competência de produção escrita em língua estrangeira. Apresenta-se neste relatório uma revisão da literatura sobre os temas abrangidos – literacia visual, criticidade e Visual thinking strategies – e uma descrição crítica das atividades levadas a cabo com dois grupos de Inglês e dois grupos de Espanhol na Escola Básica e Secundária de Ibn Mucana. As conclusões indicam que se verifica uma grande adesão por parte dos alunos a estas atividades e que estas permitem um progresso tangível para todos os alunos, e que o desenvolvimento da competência de produção escrita em língua estrangeira está intimamente ligada à competência de produção oral nessa língua.Matos, Ana Alexandra Gonçalves de Veloso eMoriano, Beatriz MorianoVeloso, Tânia Cristina PachecoRUNAlves, Helena Isabel Pinto2022-05-202022-01-062025-05-20T00:00:00Z2022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155450TID:203020200porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:03Zoai:run.unl.pt:10362/155450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:04.840197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
title Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
spellingShingle Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
Alves, Helena Isabel Pinto
Visual thinking strategies
Pensamento crítico
Produção escrita
Língua estrangeira
Pensamento crítico
Produção escrita
Língua estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
title_full Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
title_fullStr Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
title_full_unstemmed Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
title_sort Visual thinking strategies, literacia visual e pensamento crítico na aula de LE: uma proposta intercultural
author Alves, Helena Isabel Pinto
author_facet Alves, Helena Isabel Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e
Moriano, Beatriz Moriano
Veloso, Tânia Cristina Pacheco
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Helena Isabel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Visual thinking strategies
Pensamento crítico
Produção escrita
Língua estrangeira
Pensamento crítico
Produção escrita
Língua estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Visual thinking strategies
Pensamento crítico
Produção escrita
Língua estrangeira
Pensamento crítico
Produção escrita
Língua estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description The speed and fluidity of the technological era we are experiencing demand from each individual a constant update and adaptation to the new phenomena of the world. The Visual thinking strategies first appear in the nineties, at the Museum of Modern Art (MoMA), in New York, aiming at the development of citizens more aware and more active in their community. This methodology addresses the topic of Artistic Education and visual literacy, and it was adapted later on to the classroom, allowing us to set up this set of activities that enhance not only our students‘ visual thinking skills but also their critical thinking and their ability to produce texts of higher quality in a foreign language. We introduce a review of the literature on these topics – visual literacy, critical thinking and Visual thinking strategies – and a critical description of the activities implemented to English and Spanish learners, at Escola Básica e Secundária de Ibn Mucana. Conclusions indicate a strong adherence from the students to these activities and that they allow a tangible progress for all students. Also, that the development of the writing skills in a foreign language is intimately connected to the development of the students‘ speaking skills.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-20
2022-01-06
2022-05-20T00:00:00Z
2025-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/155450
TID:203020200
url http://hdl.handle.net/10362/155450
identifier_str_mv TID:203020200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138146723561472