A aula de língua estrangeira como espaço de desenvolvimento da literacia visual e do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Joana Filipa Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157392
Resumo: A imagem faz parte do nosso dia a dia, quer seja em contexto profissional, pessoal ou educacional. Na sala de aula, em especial na de línguas estrangeiras, as suas utilizações são praticamente infinitas e podem facilitar o desenvolvimento da literacia visual, assim como do pensamento crítico. Para tal, o professor deve colocar a imagem no centro das suas aulas e não a utilizar apenas como um mero elemento decorativo. O presente relatório pretende perceber de que maneira poderiam as aulas de língua estrangeira ajudar no desenvolvimento da literacia visual e do pensamento crítico. Para tal, foi levado a cabo um projeto baseado nos pressupostos da investigação-ação, no qual a imagem foi fulcral e proporcionou momentos de reflexão e crítica por parte dos alunos da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas. Os dados deste relatório foram recolhidos a partir do trabalho de sala de aula dos alunos, sendo depois analisados através de uma série de descritores relacionados com a literacia visual e com o pensamento crítico. Este trabalho veio revelar que a maioria dos alunos é visualmente letrado e é capaz de pensar criticamente em vários assuntos, ainda que estejam aquém das suas capacidades. É imperativo dedicar tempo à análise e interpretação das imagens na sua natureza variada (cartazes de filmes, memes, fotografias de reportagens, obras pictóricas, cartoons, entre outros) e debater as várias ideias e interpretações que delas possam surgir, sempre tendo em consideração a motivação dos alunos.
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