E-literacia em saúde em jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Rita Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6434
Resumo: A internet assume-se como uma fonte primordial nos contextos de informação de saúde, tornando-se numa das fontes mais utilizadas pelos jovens. A e-Literacia em Saúde é a capacidade que o indivíduo tem em pesquisar, encontrar, avaliar, integrar e aplicar quanto à resolução de questões de saúde. A presente tese pretendeu sintetizar o conhecimento actual sobre a e-Literacia em Saúde em jovens adultos, apresentando-se uma revisão sistemática da literatura, sobre a e-Literacia em Saúde em jovens adultos e um estudo empírico que teve como objetivo descrever o nível de e-Literacia em Saúde em jovens adultos Portugueses. Em ambos verificou-se que apesar do uso frequente das novas tecnologias os jovens têm um nível baixo de e-Literacia em Saúde. Na revisão sistemática da literatura verificou-se que quanto maior é a acessibilidade à internet melhor é a e- Literacia em saúde e a percepção de saúde. No estudo empírico constatou-se que existe uma associação entre a e-Literacia em Saúde Total e a percepção de saúde, ou seja, quanto maior é a e-Literacia em Saúde melhor é a percepção de saúde. Verificou-se ainda que quanto maior é a idade menor é a e-Literacia em Saúde. Em termos gerais, os resultados sugerem, assim, a necessidade de planeamento de programas de promoção da e-Literacia em Saúde, que deverão prestar particular atenção à e-Literacia Comunicacional.
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