Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85 |
Resumo: | Comummente atribuem-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores e que estes s?o referenciados na popula??o independentemente da idade. A nossa quest?o de estudo ? avaliar os lapsos de mem?ria numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior e verificar se existe associa??o com a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o. Pretende-se igualmente verificar a rela??o entre os lapsos de mem?ria e vari?veis sociodemogr?ficas. Este estudo ? constitu?do por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola B?sica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um question?rio sociodemogr?fico (elaborado por n?s).Verific?mos, nesta pesquisa, uma associa??o positiva entre lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depress?o), aus?ncia de associa??o entre os lapsos de mem?ria e a idade e inexist?ncia de diferen?as significativas nos lapsos de mem?ria consoante o sexo. |
id |
RCAP_e13cce8854e2158947deebfa5d51669d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/85 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professoresansiedadestressdepress?oprofessoreslapsos de mem?riaComummente atribuem-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores e que estes s?o referenciados na popula??o independentemente da idade. A nossa quest?o de estudo ? avaliar os lapsos de mem?ria numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior e verificar se existe associa??o com a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o. Pretende-se igualmente verificar a rela??o entre os lapsos de mem?ria e vari?veis sociodemogr?ficas. Este estudo ? constitu?do por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola B?sica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um question?rio sociodemogr?fico (elaborado por n?s).Verific?mos, nesta pesquisa, uma associa??o positiva entre lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depress?o), aus?ncia de associa??o entre os lapsos de mem?ria e a idade e inexist?ncia de diferen?as significativas nos lapsos de mem?ria consoante o sexo.Revista de Psicolog?a y Educaci?n2013-01-18T11:24:08Z2013-01-182011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85por1989-9874http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85Daniel, FernandaVaz, AlexandraVicente-Castro, Florencioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:12Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/85Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:54.539420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
title |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
spellingShingle |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores Daniel, Fernanda ansiedade stress depress?o professores lapsos de mem?ria |
title_short |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
title_full |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
title_fullStr |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
title_full_unstemmed |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
title_sort |
Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores |
author |
Daniel, Fernanda |
author_facet |
Daniel, Fernanda Vaz, Alexandra Vicente-Castro, Florencio |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Alexandra Vicente-Castro, Florencio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, Fernanda Vaz, Alexandra Vicente-Castro, Florencio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ansiedade stress depress?o professores lapsos de mem?ria |
topic |
ansiedade stress depress?o professores lapsos de mem?ria |
description |
Comummente atribuem-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores e que estes s?o referenciados na popula??o independentemente da idade. A nossa quest?o de estudo ? avaliar os lapsos de mem?ria numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior e verificar se existe associa??o com a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o. Pretende-se igualmente verificar a rela??o entre os lapsos de mem?ria e vari?veis sociodemogr?ficas. Este estudo ? constitu?do por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola B?sica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um question?rio sociodemogr?fico (elaborado por n?s).Verific?mos, nesta pesquisa, uma associa??o positiva entre lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depress?o), aus?ncia de associa??o entre os lapsos de mem?ria e a idade e inexist?ncia de diferen?as significativas nos lapsos de mem?ria consoante o sexo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2013-01-18T11:24:08Z 2013-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1989-9874 http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Psicolog?a y Educaci?n |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Psicolog?a y Educaci?n |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427067310080 |