Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Fernanda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vaz, Alexandra, Vicente-Castro, Florencio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85
Resumo: Comummente atribuem-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores e que estes s?o referenciados na popula??o independentemente da idade. A nossa quest?o de estudo ? avaliar os lapsos de mem?ria numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior e verificar se existe associa??o com a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o. Pretende-se igualmente verificar a rela??o entre os lapsos de mem?ria e vari?veis sociodemogr?ficas. Este estudo ? constitu?do por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola B?sica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um question?rio sociodemogr?fico (elaborado por n?s).Verific?mos, nesta pesquisa, uma associa??o positiva entre lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depress?o), aus?ncia de associa??o entre os lapsos de mem?ria e a idade e inexist?ncia de diferen?as significativas nos lapsos de mem?ria consoante o sexo.
id RCAP_e13cce8854e2158947deebfa5d51669d
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/85
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professoresansiedadestressdepress?oprofessoreslapsos de mem?riaComummente atribuem-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores e que estes s?o referenciados na popula??o independentemente da idade. A nossa quest?o de estudo ? avaliar os lapsos de mem?ria numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior e verificar se existe associa??o com a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o. Pretende-se igualmente verificar a rela??o entre os lapsos de mem?ria e vari?veis sociodemogr?ficas. Este estudo ? constitu?do por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola B?sica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um question?rio sociodemogr?fico (elaborado por n?s).Verific?mos, nesta pesquisa, uma associa??o positiva entre lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depress?o), aus?ncia de associa??o entre os lapsos de mem?ria e a idade e inexist?ncia de diferen?as significativas nos lapsos de mem?ria consoante o sexo.Revista de Psicolog?a y Educaci?n2013-01-18T11:24:08Z2013-01-182011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85por1989-9874http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85Daniel, FernandaVaz, AlexandraVicente-Castro, Florencioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:12Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/85Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:54.539420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
title Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
spellingShingle Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
Daniel, Fernanda
ansiedade
stress
depress?o
professores
lapsos de mem?ria
title_short Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
title_full Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
title_fullStr Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
title_full_unstemmed Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
title_sort Lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos: um estudo numa amostra de professores
author Daniel, Fernanda
author_facet Daniel, Fernanda
Vaz, Alexandra
Vicente-Castro, Florencio
author_role author
author2 Vaz, Alexandra
Vicente-Castro, Florencio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Fernanda
Vaz, Alexandra
Vicente-Castro, Florencio
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade
stress
depress?o
professores
lapsos de mem?ria
topic ansiedade
stress
depress?o
professores
lapsos de mem?ria
description Comummente atribuem-se os lapsos de mem?ria ?s pessoas com idades avan?adas. A evid?ncia cient?fica tem, no entanto, demonstrado que o esquecimento adv?m de uma multiplicidade de factores e que estes s?o referenciados na popula??o independentemente da idade. A nossa quest?o de estudo ? avaliar os lapsos de mem?ria numa popula??o em idade activa e com habilita??es acad?micas de n?vel superior e verificar se existe associa??o com a tr?ade conceptual ansiedade, stress e depress?o. Pretende-se igualmente verificar a rela??o entre os lapsos de mem?ria e vari?veis sociodemogr?ficas. Este estudo ? constitu?do por uma amostra de 68 professores que exercem a sua actividade profissional na Escola B?sica do 2.o e 3.o Ciclos. Os instrumentos utilizados para a recolha dos dados foram o Question?rio de lapsos de mem?ria (QLM), as Escalas de Ansiedade, Depress?o e Stress (EADS-21) e um question?rio sociodemogr?fico (elaborado por n?s).Verific?mos, nesta pesquisa, uma associa??o positiva entre lapsos de mem?ria e estados emocionais negativos (Ansiedade, Stress e Depress?o), aus?ncia de associa??o entre os lapsos de mem?ria e a idade e inexist?ncia de diferen?as significativas nos lapsos de mem?ria consoante o sexo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2013-01-18T11:24:08Z
2013-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1989-9874
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/85
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Psicolog?a y Educaci?n
publisher.none.fl_str_mv Revista de Psicolog?a y Educaci?n
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136427067310080