A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22412 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_e13dc7247d195499c75a6793234fa921 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22412 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º anoRobótica educativaEnsino básico (1º ciclo)ProgramaçãoConstrucionismoTrabalhos de projeto de mestrado - 2015Pensamento computacionalTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente documento relata o processo de preparação, concretização e análise de um projeto realizado no âmbito da robótica educativa numa escola básica de 1º ciclo de Lisboa, ao longo do 2º período do ano letivo 2014/15, com alunos do 4º ano de escolaridade. Na fase de preparação do projeto, e após uma revisão da literatura sobre o tema a investigar, partiu-se da ideia da utilização da robótica educativa como meio de desenvolver o pensamento computacional e como auxiliar de relevo na aprendizagem dos conteúdos curriculares. Durante a execução do projeto, os alunos realizaram diversas atividades relacionadas com a programação de robôs, de modo a efetuar uma prova com vista à sua participação no Festival Nacional de Robótica. Durante esta intervenção, os alunos foram resolvendo uma sequência de problemas em grau crescente de dificuldade, onde foi possível abordar alguns conceitos das áreas disciplinares de Matemática e Português. A estratégia de operacionalização do projeto incidiu na Aprendizagem por Problemas com o recurso à robótica educativa. A avaliação efetuada durante o projeto foi, sobretudo, formativa, tendo decorrido durante as aulas, assumiu um caráter regulador das aprendizagens; neste o feedback e o papel orientador do investigador foram bastante evidentes. Na fase de avaliação do projeto, analisaram-se as evidências demonstradas pelos alunos, tendo-se concluído que a robótica educativa é uma mais-valia para o desenvolvimento do pensamento computacional em crianças desta faixa etária, tendo nesse processo o robô exercido um papel essencial, largamente reconhecido pelos alunos e respetiva professora titular.This document describes the process of preparation, operationalization and analysis of a project undertaken within the sphere of educational robotics in a primary school in Lisbon, over the 2nd term of the school year 2014/15, with 4th grade students. In the preparation phase, and after a review of literature on the topic, the project assumed as starting point the idea that the use of educational robotics is a mean to develop computational thinking and acts as a relevant aid in the process of curricular content learning. During the intervention, a series of problems with a growing degree of difficulty was solved by the students, and in it, some concepts of Mathematics and Portuguese Language was possible to address. The project operationalization strategy focused on Problem-Based Learning with educational robotics. In the evaluation carried out during the project was mostly formative, occurred during the classes, with a regulatory role, in which the feedback and the guidance of the investigator were quite evident. The use of robotics as an educational tool showed favourable effects on the development of problem solving skills, and in this process the robot played a key role, highly recognized by pupils and teacher. In the evaluation phase of the project, the learning evidences presented by the students were analysed and it was possible to conclude that educational robotics is an asset to the development of computational thinking in children of this age group. The robot assumed a highly relevant role, widely recognized by the pupils and the 4th grade teacher.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Carlos Manuel dos Santos, 1967-2016-01-22T17:42:33Z20152015-10-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22412TID:201349850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:00.483594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
title |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
spellingShingle |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano Almeida, Carlos Manuel dos Santos, 1967- Robótica educativa Ensino básico (1º ciclo) Programação Construcionismo Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 Pensamento computacional |
title_short |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
title_full |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
title_fullStr |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
title_full_unstemmed |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
title_sort |
A importância da aprendizagem da robótica no desenvolvimento do pensamento computacional : um estudo com alunos do 4º ano |
author |
Almeida, Carlos Manuel dos Santos, 1967- |
author_facet |
Almeida, Carlos Manuel dos Santos, 1967- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carlos Manuel dos Santos, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educativa Ensino básico (1º ciclo) Programação Construcionismo Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 Pensamento computacional |
topic |
Robótica educativa Ensino básico (1º ciclo) Programação Construcionismo Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 Pensamento computacional |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-12 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-22T17:42:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22412 TID:201349850 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22412 |
identifier_str_mv |
TID:201349850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134307475783680 |