Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Ana Catarina Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2907
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo compreender como as crianças descrevem e interpretam realidades do mundo onde vivem. Partindo da sua escuta, elas são desafiadas a partilharem as suas perspetivas acerca da perceção que têm do mundo, comunicando estes conhecimentos através de várias formas de representação e mostrando como a sua escuta pode sugerir o caminho de aprendizagem. A investigação fundamenta-se numa abordagem qualitativa e os dados recolhidos resultam de entrevistas realizadas a crianças de duas valências, assim como a uma psicóloga, especialista na área da aprendizagem da criança. A par disto, serão evidenciadas observações das crianças e análise documental. Os resultados da investigação dão relevo à competência da escuta das crianças, a fim de perceber como estas interpretam e descrevem a realidade do mundo onde estão inseridas e que esta será uma nova etapa de aprendizagem, a qual se constrói com os conhecimentos prévios da criança, nas valências de Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_e1508bdfe67f3f629a4d082e7487bdb3
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.Educação pré-escolarEnsino básico 1º cicloParticipação da criançaEscutaO presente relatório tem como principal objetivo compreender como as crianças descrevem e interpretam realidades do mundo onde vivem. Partindo da sua escuta, elas são desafiadas a partilharem as suas perspetivas acerca da perceção que têm do mundo, comunicando estes conhecimentos através de várias formas de representação e mostrando como a sua escuta pode sugerir o caminho de aprendizagem. A investigação fundamenta-se numa abordagem qualitativa e os dados recolhidos resultam de entrevistas realizadas a crianças de duas valências, assim como a uma psicóloga, especialista na área da aprendizagem da criança. A par disto, serão evidenciadas observações das crianças e análise documental. Os resultados da investigação dão relevo à competência da escuta das crianças, a fim de perceber como estas interpretam e descrevem a realidade do mundo onde estão inseridas e que esta será uma nova etapa de aprendizagem, a qual se constrói com os conhecimentos prévios da criança, nas valências de Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.The main objective of this report is to understand how children describe and interpret realities in the world they live in. Starting from their listening, they are challenged to share their perspectives on their perception of the world, communicating this knowledge through various forms of representation and showing how their listening can suggest the learning path. The investigation was based on a qualitative approach and the data collected are the result of interviews with children of two backgrounds, as well as with a psychologist, a specialist in the field of child learning. Alongside this, children's observations and documentary analysis will be evidenced. The investigation results emphasize the competence of listening to children, in order to understand how they interpret and describe the reality of the world in which they are inserted and that this will be a new stage of learning, which is built with the child's previous knowledge, in the areas of Pre-school Education and and the 1st cycle of basic education. Keywords: listening, children´s perspectives, knowledge, participation, perception of the world2020-07-15T15:02:14Z2020-07-15T00:00:00Z2020-07-152020-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2907TID:202500926porPacheco, Ana Catarina Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:20Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:37.572613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
title Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
spellingShingle Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
Pacheco, Ana Catarina Oliveira
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Participação da criança
Escuta
title_short Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
title_full Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
title_fullStr Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
title_full_unstemmed Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
title_sort Dar voz à criança para interpretar e agir sobre o conhecimento do mundo: o princípio de que uma nova etapa de aprendizagem se constrói a partir do que a criança sabe e diz o que é importante fazer.
author Pacheco, Ana Catarina Oliveira
author_facet Pacheco, Ana Catarina Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Ana Catarina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Participação da criança
Escuta
topic Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Participação da criança
Escuta
description O presente relatório tem como principal objetivo compreender como as crianças descrevem e interpretam realidades do mundo onde vivem. Partindo da sua escuta, elas são desafiadas a partilharem as suas perspetivas acerca da perceção que têm do mundo, comunicando estes conhecimentos através de várias formas de representação e mostrando como a sua escuta pode sugerir o caminho de aprendizagem. A investigação fundamenta-se numa abordagem qualitativa e os dados recolhidos resultam de entrevistas realizadas a crianças de duas valências, assim como a uma psicóloga, especialista na área da aprendizagem da criança. A par disto, serão evidenciadas observações das crianças e análise documental. Os resultados da investigação dão relevo à competência da escuta das crianças, a fim de perceber como estas interpretam e descrevem a realidade do mundo onde estão inseridas e que esta será uma nova etapa de aprendizagem, a qual se constrói com os conhecimentos prévios da criança, nas valências de Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15T15:02:14Z
2020-07-15T00:00:00Z
2020-07-15
2020-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2907
TID:202500926
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2907
identifier_str_mv TID:202500926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131632027828224