Organização do ambiente em cantos do faz de conta: com a palavra, as crianças.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20842 |
Resumo: | Esta pesquisa é um estudo que aborda discussões a cerca do ambiente na Educação Infantil, em cantos da sala de aula e ambiente externo da escola, cujo objetivo foi analisar as possibilidades de aprendizagem a partir das brincadeiras para as crianças de quatro e cinco anos nos cantinhos do faz de conta. Esse texto dialoga com os autores Zabalza (1998), Horn (2004), Oliveira (2005), Vieira (2009), Cruz (2008) e Ceppi, Zini (2013), Goulart ( 2010), Beckrer ( 1999 ), Cruz( 2008) Brougère ( 2008), Macedo( 2010) e outros sobre a temática. Diante da validação do tema busquei, a partir da escuta, entender como os cantinhos no contexto escolar eram vistos, pensados e relatados pelas crianças. Por meio da escuta, das vivências proporcionadasas crianças e sobre suas intervenções no ambiente busquei compreender as interações, o significado atribuído por elas as atividades desenvolvidas nos ambientes. Sendo assim, optei por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo com base na etnopesquisa crítica Macedo ( 2006). Para alcançar o objetivo que propus para esta pesquisa, utilizeicomo instrumentos de coleta de dados, o diário de bordo, observações, entrevistas, fotografias, desenhos comentados, filmagens realizando um itinerário analítico da prática e vivências desenvolvidas no contexto escolar estudado. Conclui-se nessa pesquisa que os cantinhos são possibilitadores de aprendizagens e promotores de desenvolvimento para as crianças de quatro e cinco anos. As falas e ações das vinte crianças da unidade escolar pesquisada confirmam desenvolver autonomia, identidade, senso de coletividade e colaboração. Elas gostam de estar nos cantinhos e reproduzem pelo imaginário as situações do contexto em que vivem. Os ambientes organizados em cantinhos produzidos pelos professores e por elas são favoráveis ao estabelecimento de relações entre as crianças, os adultos e os materiais oferecidos. |
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Por meio da escuta, das vivências proporcionadasas crianças e sobre suas intervenções no ambiente busquei compreender as interações, o significado atribuído por elas as atividades desenvolvidas nos ambientes. Sendo assim, optei por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo com base na etnopesquisa crítica Macedo ( 2006). Para alcançar o objetivo que propus para esta pesquisa, utilizeicomo instrumentos de coleta de dados, o diário de bordo, observações, entrevistas, fotografias, desenhos comentados, filmagens realizando um itinerário analítico da prática e vivências desenvolvidas no contexto escolar estudado. Conclui-se nessa pesquisa que os cantinhos são possibilitadores de aprendizagens e promotores de desenvolvimento para as crianças de quatro e cinco anos. As falas e ações das vinte crianças da unidade escolar pesquisada confirmam desenvolver autonomia, identidade, senso de coletividade e colaboração. Elas gostam de estar nos cantinhos e reproduzem pelo imaginário as situações do contexto em que vivem. Os ambientes organizados em cantinhos produzidos pelos professores e por elas são favoráveis ao estabelecimento de relações entre as crianças, os adultos e os materiais oferecidos.Submitted by Elisângela Oliveira (elisarosamensageira@bol.com.br) on 2016-10-10T19:52:58Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusao do Curso de Especializacao da UFBA.pdf1 (3).pdf: 690504 bytes, checksum: 2fa18f7b373054ead829931b66481a66 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-10-17T16:40:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusao do Curso de Especializacao da UFBA.pdf1 (3).pdf: 690504 bytes, checksum: 2fa18f7b373054ead829931b66481a66 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-17T16:40:24Z (GMT). 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