A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39476 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_e154ec8faaf4eb340457d7fe7bdcdd15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39476 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaçoGeometria descritivaRecursos didáticosInovações tecnológicasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Apresenta-se o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, referente ao projeto pedagógico implementado numa turma de 10.º ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de formação específica Geometria Descritiva A, e que incidiu sobre o Módulo 3 do respetivo programa, referente à Representação Diédrica e aos conteúdos de Sólidos I. O projeto pedagógico caracterizou-se por uma metodologia de investigação ação com o intuito de perceber o efeito dos novos recursos tecnológicos na prática de ensino, relativamente ao favorecimento do desenvolvimento cognitivo dos alunos nas fases iniciais de aprendizagem até à sua maturação na capacidade de abstração e visualização mental a três dimensões. Expõem-se as correntes de aprendizagem que serviram de ponto de partida para as planificações detalhadas das aulas, os instrumentos didáticos e elementos de avaliação elaborados para a recolha e análise de dados, que contou com a observação direta em sala de aula, a avaliação formativa e quantitativa - realizada no início e no fim da unidade de trabalho - e um inquérito de avaliação distribuído pelos alunos com o objetivo de compreender se, para os mesmos, existiu ou não melhorias na aprendizagem e visualização mental com a utilização desses recursos. O projeto desenvolveu-se ao longo de cinco aulas de 90 minutos e teve como principal recurso didático o software Geogebra, que proporcionou aos alunos uma visualização tridimensional da resolução dos exercícios. Concluiu-se que pode ser uma ferramenta muito estimulante nas atividades e que pode favorecer o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem baseado na experimentação e na descoberta, mais interacionista/ socioconstrutivista/ construcionista, e que seria interessante fazer um estudo longitudinal numa amostra maior relativamente à viabilidade deste tipo de software na alteração das perceções espaciais.The Supervised Teaching Practice Report is presented, referring to the pedagogical project implemented in a 10th grade class of the Humanistic Scientific Course of Visual Arts, in the specific training subject Descriptive Geometry A, and which focused on Module 3 of the respective programme, referring to the Dihedral Representation and Solids I contents. The pedagogical project was characterised by an action research methodology with the aim of understanding the effect of new technological resources on teaching practice, in relation to the favouring of students’ cognitive development in the initial stages of learning until their maturation in the capacity for abstraction and mental visualisation in three dimensions. The learning currents that served as a starting point for the detailed lesson plans, the didactic instruments and assessment elements developed for the collection and analysis of data, which included direct observation in the classroom, the formative and quantitative assessment - carried out at the beginning and at the end of the work unit - and an assessment survey distributed to students with the aim of understanding whether or not, for them, there were improvements in mental learning and visualisation through the use of these resources. The project was developed over five classes of 90 minutes and had as its main didactic resource the Geogebra software, which provided students with a three-dimensional visualization of the resolution of exercises. It was concluded that it can be a very stimulating tool in the activities and that it can favour the development of a teaching-learning based on experimentation and discovery, which is more interactive/socio-constructivist/constructionist, and that it would be interesting to conduct a longitudinal study in a larger sample regarding the feasibility of this type of software in changing spatial perceptions.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaAzevedo, Mariana Santos de, 1991-2019-09-12T10:25:35Z20192019-02-282019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39476TID:202300188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:22.528083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
title |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
spellingShingle |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço Azevedo, Mariana Santos de, 1991- Geometria descritiva Recursos didáticos Inovações tecnológicas Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
title_full |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
title_fullStr |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
title_full_unstemmed |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
title_sort |
A tecnologia como recurso didático no ensino da geometria descritiva : desenvolvimento da capacidade de visualização mental do espaço |
author |
Azevedo, Mariana Santos de, 1991- |
author_facet |
Azevedo, Mariana Santos de, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Mariana Santos de, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Recursos didáticos Inovações tecnológicas Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria descritiva Recursos didáticos Inovações tecnológicas Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12T10:25:35Z 2019 2019-02-28 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39476 TID:202300188 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39476 |
identifier_str_mv |
TID:202300188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134471568490496 |