Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Mafalda Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43098
Resumo: O presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio.
id RCAP_e1617c7ab6f11346f834bb51ce59c20b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativosAvaliação formativaEscritaRevisão coletivaFeedback oralFormative assessmentWritingCollective revisionOral feedbackO presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio.This report substantiates a study carried out within the scope of the Course Unit Estágio IV, with the main objective of improving the writing skills of students in a year 4 class of primary school, through an exercise of collective revision of texts, using oral feedback. Due to the pandemic context caused by Covid-19, the project was not applied. However, with the respective adequacy of the materials and the proposal, it can be implemented in the future with another group of students. This proposal involves a successive cycle of writing tasks, collective revision and rewriting, mediated by the teacher and based on the book Onde está o bolo?, by Thé Tjong-Khing, using a guide built together with the class. From the comparative analysis of the students' productions, the evolution of the guide and the incidence of their feedbacks, it is possible to evaluate the impact of the project on the quality of the students' texts. Regarding the methodological options, the study fits into a qualitative research approach and is based on the methodology of research in practice. Data collection will be built through unstructured observation initially, transitioning to semi-structured as the project progresses, using video and audio recordings.Pinto, JorgeRepositório ComumTomaz, Mafalda Simões2023-01-10T10:10:17Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43098TID:203157486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:45.290358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
title Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
spellingShingle Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
Tomaz, Mafalda Simões
Avaliação formativa
Escrita
Revisão coletiva
Feedback oral
Formative assessment
Writing
Collective revision
Oral feedback
title_short Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
title_full Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
title_fullStr Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
title_full_unstemmed Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
title_sort Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
author Tomaz, Mafalda Simões
author_facet Tomaz, Mafalda Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaz, Mafalda Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Escrita
Revisão coletiva
Feedback oral
Formative assessment
Writing
Collective revision
Oral feedback
topic Avaliação formativa
Escrita
Revisão coletiva
Feedback oral
Formative assessment
Writing
Collective revision
Oral feedback
description O presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-10T10:10:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43098
TID:203157486
url http://hdl.handle.net/10400.26/43098
identifier_str_mv TID:203157486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135400552300544