Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43098 |
Resumo: | O presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio. |
id |
RCAP_e1617c7ab6f11346f834bb51ce59c20b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43098 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativosAvaliação formativaEscritaRevisão coletivaFeedback oralFormative assessmentWritingCollective revisionOral feedbackO presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio.This report substantiates a study carried out within the scope of the Course Unit Estágio IV, with the main objective of improving the writing skills of students in a year 4 class of primary school, through an exercise of collective revision of texts, using oral feedback. Due to the pandemic context caused by Covid-19, the project was not applied. However, with the respective adequacy of the materials and the proposal, it can be implemented in the future with another group of students. This proposal involves a successive cycle of writing tasks, collective revision and rewriting, mediated by the teacher and based on the book Onde está o bolo?, by Thé Tjong-Khing, using a guide built together with the class. From the comparative analysis of the students' productions, the evolution of the guide and the incidence of their feedbacks, it is possible to evaluate the impact of the project on the quality of the students' texts. Regarding the methodological options, the study fits into a qualitative research approach and is based on the methodology of research in practice. Data collection will be built through unstructured observation initially, transitioning to semi-structured as the project progresses, using video and audio recordings.Pinto, JorgeRepositório ComumTomaz, Mafalda Simões2023-01-10T10:10:17Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43098TID:203157486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:45.290358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
title |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
spellingShingle |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos Tomaz, Mafalda Simões Avaliação formativa Escrita Revisão coletiva Feedback oral Formative assessment Writing Collective revision Oral feedback |
title_short |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
title_full |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
title_fullStr |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
title_full_unstemmed |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
title_sort |
Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativos |
author |
Tomaz, Mafalda Simões |
author_facet |
Tomaz, Mafalda Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomaz, Mafalda Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Escrita Revisão coletiva Feedback oral Formative assessment Writing Collective revision Oral feedback |
topic |
Avaliação formativa Escrita Revisão coletiva Feedback oral Formative assessment Writing Collective revision Oral feedback |
description |
O presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-01-10T10:10:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43098 TID:203157486 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43098 |
identifier_str_mv |
TID:203157486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135400552300544 |