Jogos de Avaliação da Personalidade para Recursos Humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15627 |
Resumo: | “Personality Assessment Games for Human Resources” (Jogos de Avaliação da Personalidade para Recursos Humanos) é um projeto que pretende transpor o Inventário de Personalidade NEO-Revisto (NEO-PI-R) para um jogo sério e dinamizar o processo de recrutamento e seleção através da agilização do processo de aplicação do NEO-PI-R. Este projeto contextualiza-se através da necessidade de existirem métodos de avaliação da personalidade de um indivíduo capazes de serem aplicados num curto espaço de tempo, tal como o de uma entrevista de emprego. Para solucionar esse problema, este projeto baseou-se na criação de um portal web direcionado a recrutadores, desenvolvido para simplificar o processo de recrutamento e seleção, na criação de um jogo sério (como prova de conceito) para avaliação da personalidade de um candidato, sem que ele se aperceba da maneira como é avaliado, e na criação de um servidor centralizado que o portal e o jogo utilizam para persistirem dados relevantes numa base de dados. Concluindo, ficou claro que, apesar de não ter sido possível aferir a sua velocidade de aplicação, a transposição do NEO-PI-R para um jogo sério é viável, e a informatização do processo de aplicação do teste é possível, ajudando à resolução do problema descrito. |
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Jogos de Avaliação da Personalidade para Recursos HumanosPAGHRNEO-PI-RAvaliação PsicológicaJogo SérioRecrutamento e SeleçãoPsychological EvaluationSerious GameRecruitment and Selection“Personality Assessment Games for Human Resources” (Jogos de Avaliação da Personalidade para Recursos Humanos) é um projeto que pretende transpor o Inventário de Personalidade NEO-Revisto (NEO-PI-R) para um jogo sério e dinamizar o processo de recrutamento e seleção através da agilização do processo de aplicação do NEO-PI-R. Este projeto contextualiza-se através da necessidade de existirem métodos de avaliação da personalidade de um indivíduo capazes de serem aplicados num curto espaço de tempo, tal como o de uma entrevista de emprego. Para solucionar esse problema, este projeto baseou-se na criação de um portal web direcionado a recrutadores, desenvolvido para simplificar o processo de recrutamento e seleção, na criação de um jogo sério (como prova de conceito) para avaliação da personalidade de um candidato, sem que ele se aperceba da maneira como é avaliado, e na criação de um servidor centralizado que o portal e o jogo utilizam para persistirem dados relevantes numa base de dados. Concluindo, ficou claro que, apesar de não ter sido possível aferir a sua velocidade de aplicação, a transposição do NEO-PI-R para um jogo sério é viável, e a informatização do processo de aplicação do teste é possível, ajudando à resolução do problema descrito.Personality Assessment Games for Human Resources is a project that aims to transpose the Revised NEO Personality Inventory (NEO-PI-R) to a serious game and dynamize the recruitment and selection process through the streamlining of the application process of NEOPI-R. This project gains meaning through the necessity of the existence of personality evaluation methods capable of being applied in a short time, such as a job interview’s. To solve this problem, this project was based on the creation of a web portal aimed at recruiters, developed to simplify the recruitment and selection process, on the creation of a serious game (as proof of concept) for evaluating a candidate’s personality, without him noticing the way he’s being evaluated, and on the creating of a centralized server that the portal and game use to persist relevant data in a database. Concluding, it was made clear that, even though it was not possible to measure its velocity of application, the transposition of NEO-PI-R to a serious game is viable, and the informatization of the test’s application process is possible, helping with solving the problem described.Paulo, Filipe de Faria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Luís Pedro Chrystello Garcia2020-03-24T10:36:07Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15627TID:202343219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:20.364048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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“Personality Assessment Games for Human Resources” (Jogos de Avaliação da Personalidade para Recursos Humanos) é um projeto que pretende transpor o Inventário de Personalidade NEO-Revisto (NEO-PI-R) para um jogo sério e dinamizar o processo de recrutamento e seleção através da agilização do processo de aplicação do NEO-PI-R. Este projeto contextualiza-se através da necessidade de existirem métodos de avaliação da personalidade de um indivíduo capazes de serem aplicados num curto espaço de tempo, tal como o de uma entrevista de emprego. Para solucionar esse problema, este projeto baseou-se na criação de um portal web direcionado a recrutadores, desenvolvido para simplificar o processo de recrutamento e seleção, na criação de um jogo sério (como prova de conceito) para avaliação da personalidade de um candidato, sem que ele se aperceba da maneira como é avaliado, e na criação de um servidor centralizado que o portal e o jogo utilizam para persistirem dados relevantes numa base de dados. Concluindo, ficou claro que, apesar de não ter sido possível aferir a sua velocidade de aplicação, a transposição do NEO-PI-R para um jogo sério é viável, e a informatização do processo de aplicação do teste é possível, ajudando à resolução do problema descrito. |
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