De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16998 |
Resumo: | Atualmente, as organizações procuram modelos e ferramentas que lhes proporcionem novas formas de se reinventarem, melhorando continuamente a sua qualidade e trabalhando até ao derradeiro objetivo – a excelência. Este estudo pretende estabelecer um enquadramento de trabalho, através do modelo conceptual desenvolvido, que considera os requisitos do Sistema Integrado de Gestão, relacionando-os com as dimensões presentes no Modelo Shingo permitindo uma avaliação que determina o quão apta uma organização poderá estar para a sua implementação, através da utilização de um sistema de pontuação. O modelo desenvolvido foi validado na Toyota Caetano Portugal – pertencente ao Grupo Salvador Caetano – através de uma observação comportamental que precedeu e fundamentou a avaliação com o sistema de pontuação desenvolvido, a qual se obteve uma pontuação de 732,26 pontos em 1000 possíveis. Posteriormente, os colaboradores da organização acolhedora realizaram uma auto-avaliação quantitativa, através de um inquérito que assentava sob os mesmos moldes do sistema de pontuação desenvolvido, e desta ação obteve-se uma pontuação de 768,28 pontos em 1000 possíveis. Estes resultados permitiram constatar que os métodos de avaliação distintos convergem para as mesmas conclusões pelo que se pode auferir que, nestas circunstâncias, a validação do modelo foi realizada com sucesso visto existir coerência e corroboração dos resultados obtidos do ponto de vista externo e interno. Posto isto, concluiu-se que este modelo tem o potencial de permitir que qualquer organização consiga corresponder às expectativas e exigências dinâmicas de mercado e apresentar-se de forma competitiva em relação às outras organizações, demonstrando orientação para a excelência através da prática da melhoria contínua. |
id |
RCAP_e172a64c64760beda0ab275628ae9eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptualSistemas Integrados da QualidadeModelo ShingoExcelência OperacionalCertificaçãoQualidadeIntegrated Management SystemsShingo ModelOperational ExcellenceCertificationQualityAtualmente, as organizações procuram modelos e ferramentas que lhes proporcionem novas formas de se reinventarem, melhorando continuamente a sua qualidade e trabalhando até ao derradeiro objetivo – a excelência. Este estudo pretende estabelecer um enquadramento de trabalho, através do modelo conceptual desenvolvido, que considera os requisitos do Sistema Integrado de Gestão, relacionando-os com as dimensões presentes no Modelo Shingo permitindo uma avaliação que determina o quão apta uma organização poderá estar para a sua implementação, através da utilização de um sistema de pontuação. O modelo desenvolvido foi validado na Toyota Caetano Portugal – pertencente ao Grupo Salvador Caetano – através de uma observação comportamental que precedeu e fundamentou a avaliação com o sistema de pontuação desenvolvido, a qual se obteve uma pontuação de 732,26 pontos em 1000 possíveis. Posteriormente, os colaboradores da organização acolhedora realizaram uma auto-avaliação quantitativa, através de um inquérito que assentava sob os mesmos moldes do sistema de pontuação desenvolvido, e desta ação obteve-se uma pontuação de 768,28 pontos em 1000 possíveis. Estes resultados permitiram constatar que os métodos de avaliação distintos convergem para as mesmas conclusões pelo que se pode auferir que, nestas circunstâncias, a validação do modelo foi realizada com sucesso visto existir coerência e corroboração dos resultados obtidos do ponto de vista externo e interno. Posto isto, concluiu-se que este modelo tem o potencial de permitir que qualquer organização consiga corresponder às expectativas e exigências dinâmicas de mercado e apresentar-se de forma competitiva em relação às outras organizações, demonstrando orientação para a excelência através da prática da melhoria contínua.Nowadays, organizations search for models and tools that provide them new ways to reinvent themselves, continuously improving their quality and working their way up to the ultimate goal - excellence. This study intends to establish a framework, through the developed conceptual model, which considers the requirements of the Integrated Management System, relating them to the dimensions present in the Shingo Model allowing an assessment that determines how apt an organization can be for its implementation, through the use of a scoring system. The model developed was validated at Toyota Caetano Portugal – which is part of the Salvador Caetano Group - through a behavioral observation that preceded and justified the assessment with the developed scoring system, which obtained a score of 732.26 points out of 1000 possible. Subsequently, the employees of the host organization carried out a quantitative self-assessment, through a survey that was based on the same model as the scoring system developed, and this action obtained a score of 768.28 points out of 1000 possible. These results allowed us to validate that the different evaluation methods converge to the same conclusions, so it can be verified that, in these circumstances, the validation of the model was carried out successfully, since there is coherence and corroboration of the results obtained from the external and internal point of view. In conclusion, this model has the potential to enable any organization to meet the dynamic expectations and requirements of the market and present itself in a competitive way in relation to other organizations, demonstrating an orientation towards excellence through the practice of continuous improvement.Sá, José Carlos Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Mariana Pinto de2021-11-12T01:30:31Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16998TID:202550656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:40.300507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
title |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
spellingShingle |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual Carvalho, Mariana Pinto de Sistemas Integrados da Qualidade Modelo Shingo Excelência Operacional Certificação Qualidade Integrated Management Systems Shingo Model Operational Excellence Certification Quality |
title_short |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
title_full |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
title_fullStr |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
title_full_unstemmed |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
title_sort |
De sistemas integrados de gestão ao modelo Shingo - desenvolvimento de um modelo conceptual |
author |
Carvalho, Mariana Pinto de |
author_facet |
Carvalho, Mariana Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, José Carlos Vieira de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Mariana Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas Integrados da Qualidade Modelo Shingo Excelência Operacional Certificação Qualidade Integrated Management Systems Shingo Model Operational Excellence Certification Quality |
topic |
Sistemas Integrados da Qualidade Modelo Shingo Excelência Operacional Certificação Qualidade Integrated Management Systems Shingo Model Operational Excellence Certification Quality |
description |
Atualmente, as organizações procuram modelos e ferramentas que lhes proporcionem novas formas de se reinventarem, melhorando continuamente a sua qualidade e trabalhando até ao derradeiro objetivo – a excelência. Este estudo pretende estabelecer um enquadramento de trabalho, através do modelo conceptual desenvolvido, que considera os requisitos do Sistema Integrado de Gestão, relacionando-os com as dimensões presentes no Modelo Shingo permitindo uma avaliação que determina o quão apta uma organização poderá estar para a sua implementação, através da utilização de um sistema de pontuação. O modelo desenvolvido foi validado na Toyota Caetano Portugal – pertencente ao Grupo Salvador Caetano – através de uma observação comportamental que precedeu e fundamentou a avaliação com o sistema de pontuação desenvolvido, a qual se obteve uma pontuação de 732,26 pontos em 1000 possíveis. Posteriormente, os colaboradores da organização acolhedora realizaram uma auto-avaliação quantitativa, através de um inquérito que assentava sob os mesmos moldes do sistema de pontuação desenvolvido, e desta ação obteve-se uma pontuação de 768,28 pontos em 1000 possíveis. Estes resultados permitiram constatar que os métodos de avaliação distintos convergem para as mesmas conclusões pelo que se pode auferir que, nestas circunstâncias, a validação do modelo foi realizada com sucesso visto existir coerência e corroboração dos resultados obtidos do ponto de vista externo e interno. Posto isto, concluiu-se que este modelo tem o potencial de permitir que qualquer organização consiga corresponder às expectativas e exigências dinâmicas de mercado e apresentar-se de forma competitiva em relação às outras organizações, demonstrando orientação para a excelência através da prática da melhoria contínua. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-11-12T01:30:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16998 TID:202550656 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16998 |
identifier_str_mv |
TID:202550656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131457727234048 |