A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carolina Sereno
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4581
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_e1a72294cb50eddda9b0ba1f0b03fabb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEBtecnologias da informação e comunicaçãocurrículo do 1ºCEBportuguêscompetênciasaprendizagensinformation and communication technologiescurriculum of the 1st cycle of basic educationportugueseskillslearningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoEste relatório é o reflexo de um percurso realizado ao longo dos 2 anos do Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Este tem como objetivo perceber de que forma as Tecnologias da Informação e Comunicação estão, atualmente, inseridas no currículo do 1ºCEB, e se esta sua, ou não, inserção traz benefícios às aprendizagens e construção de conhecimentos por parte dos alunos, sendo que a componente investigativa se focará apenas na área do português. O tema da componente investigativa deste relatório é importante e atual, devido ao enorme desenvolvimento tecnológico que se observou nos últimos anos, surgindo uma grande variedade de recursos, muito úteis no contexto escolar para a aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo, a ligação com o poder de comunicação, da literacia e da informação que o domínio da língua materna confere a cada cidadão. O estudo encontra-se organizado em duas partes distintas, a primeira que apresenta e resume a componente da prática profissional, retratando os quatro estágios realizados ao longo do mestrado, cada um num contexto diferente (Creche, Jardim de Infância, 1º ano e 3º ano), e a segunda parte diz respeito à componente investigativa, que começa por apresentar a parte teórica, onde é abordado o conceito das TIC e os seus benefícios, e também fala sobre o currículo do 1ºCEB, focando-se no currículo da disciplina do português e nas orientações curriculares para as TIC. Ainda nesta segunda parte são apresentados os resultados obtidos através da aplicação dos questionários e das entrevistas, tal como a sua análise, e as conclusões do estudo.This report is the reflection of a journey carried out over 2 years of the Master’s in pre-school education and teaching oh the 1st cycle of basic education. This aims to understand how Information and Communication Technologies are currently inserted in the curriculum of the 1st cycle of basic education, and whether or not, this insertion brings benefits to the learning and construction of knowledge on the part of students, and the component investigative will focus on only in the Portuguese area. The theme of the investigative component of this report is important and current, due to the enormous technological development that has been observed in recent years, with the emergence of a wide variety of resources, very useful in the school context for student learning and, at the same time, the connection with the power of communication, literacy and information that mastering the mother tongue confers on each citizen. The study is organized into two distinct parts, the first of which presents and summarizes the component of professional practice, portraying the four internships carried out throughout the master’s degree, each in a different context (Nursery, Kindergarten, 1st year and 3rd year), and the second part concerns the investigative component , which begins by presenting a theoretical part, where the concept of ICT and its benefits is addressed, and also talks about the curriculum of the 1st cycle of basic education, focusing on the curriculum of the subject of Portuguese and ICT.Novo, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAmorim, Carolina Sereno2023-11-26T22:42:37Z2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4581TID:203388305por203388305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:10.078690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
title A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
spellingShingle A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
Amorim, Carolina Sereno
tecnologias da informação e comunicação
currículo do 1ºCEB
português
competências
aprendizagens
information and communication technologies
curriculum of the 1st cycle of basic education
portuguese
skills
learning
title_short A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
title_full A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
title_fullStr A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
title_full_unstemmed A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
title_sort A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB
author Amorim, Carolina Sereno
author_facet Amorim, Carolina Sereno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novo, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carolina Sereno
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias da informação e comunicação
currículo do 1ºCEB
português
competências
aprendizagens
information and communication technologies
curriculum of the 1st cycle of basic education
portuguese
skills
learning
topic tecnologias da informação e comunicação
currículo do 1ºCEB
português
competências
aprendizagens
information and communication technologies
curriculum of the 1st cycle of basic education
portuguese
skills
learning
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-26T22:42:37Z
2023-10-27
2023-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4581
TID:203388305
url http://hdl.handle.net/10400.15/4581
identifier_str_mv TID:203388305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203388305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137050425819136