A estratégia digital de conteúdo dos jornais: comparação online e offline, dentro e fora da silly season. Estudo de caso do Jornal de Notícias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13226 |
Resumo: | Resumo: Temos assistido, nas últimas décadas, à transformação do jornalismo enquanto indústria e enquanto profissão. Muitos meios de comunicação ficaram pelo caminho no feroz percurso de entrada no mundo digital, numa das grandes disrupções a que já assistimos na nossa era. Em Portugal, e apesar de termos cada vez mais meios exclusivamente digitais, existem ainda diferentes reservas ao abandono das técnicas tradicionais de difusão de informação. O Jornal de Notícias (JN) foi o primeiro diário de informação generalista a avançar para uma presença digital. Foi a primeira publicação a atualizar, diariamente, a sua edição online. 20 anos depois, continua a ter uma das mais fortes presenças online. Para percebermos a estratégia de distribuição de conteúdo, por tipo e categorias, que pensamos estar condicionada pelo meio a que se destina e pela consequente rentabilização dos mesmos, decidiu-se analisar a estratégia de conteúdo do JN, dentro e fora da Silly Season. Concretizou-se, para isso, um estudo de caso e recorreu-se ao método de triangulação de dados. Fez-se a análise de todo o conteúdo publicado em papel comparando-o com o conteúdo publicado online, disseminado por email e distribuído no Facebook. A pesquisa foi complementada com uma análise diária das notícias online mais lidas, canais de distribuição com mais sucesso e meios de rentabilização disponíveis nessa mesma notícia. Foi ainda analisado o tema de capa do jornal em papel escolhido em cada dia de análise, mensurando a sua distribuição nos meios online. Foi realizada uma entrevista ao responsável pelo Digital do JN. Por fim usou-se a técnica do questionário, com o intuito de se saber mais acerca dos hábitos de leitura online e, em particular, do JN. Apesar de ter uma profunda implantação online, este meio ainda privilegia o jornal em papel e, admite, ainda não conseguiria sobreviver exclusivamente do negócio online. É um jornal de hard news, mas com características diferentes, dentro e fora da rede. |
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A estratégia digital de conteúdo dos jornais: comparação online e offline, dentro e fora da silly season. Estudo de caso do Jornal de NotíciasMarketing de conteúdoDistribuição de produtoEstratégia digitalConteúdo dos jornaisNewspaper contentDigital strategyContent marketingProduct distributionGestãoResumo: Temos assistido, nas últimas décadas, à transformação do jornalismo enquanto indústria e enquanto profissão. Muitos meios de comunicação ficaram pelo caminho no feroz percurso de entrada no mundo digital, numa das grandes disrupções a que já assistimos na nossa era. Em Portugal, e apesar de termos cada vez mais meios exclusivamente digitais, existem ainda diferentes reservas ao abandono das técnicas tradicionais de difusão de informação. O Jornal de Notícias (JN) foi o primeiro diário de informação generalista a avançar para uma presença digital. Foi a primeira publicação a atualizar, diariamente, a sua edição online. 20 anos depois, continua a ter uma das mais fortes presenças online. Para percebermos a estratégia de distribuição de conteúdo, por tipo e categorias, que pensamos estar condicionada pelo meio a que se destina e pela consequente rentabilização dos mesmos, decidiu-se analisar a estratégia de conteúdo do JN, dentro e fora da Silly Season. Concretizou-se, para isso, um estudo de caso e recorreu-se ao método de triangulação de dados. Fez-se a análise de todo o conteúdo publicado em papel comparando-o com o conteúdo publicado online, disseminado por email e distribuído no Facebook. A pesquisa foi complementada com uma análise diária das notícias online mais lidas, canais de distribuição com mais sucesso e meios de rentabilização disponíveis nessa mesma notícia. Foi ainda analisado o tema de capa do jornal em papel escolhido em cada dia de análise, mensurando a sua distribuição nos meios online. Foi realizada uma entrevista ao responsável pelo Digital do JN. Por fim usou-se a técnica do questionário, com o intuito de se saber mais acerca dos hábitos de leitura online e, em particular, do JN. Apesar de ter uma profunda implantação online, este meio ainda privilegia o jornal em papel e, admite, ainda não conseguiria sobreviver exclusivamente do negócio online. É um jornal de hard news, mas com características diferentes, dentro e fora da rede.Abstract: We have been witnessing, in the last few decades, the transformation of journalism as an industry and as a profession. Many media outlets got stuck on the way in the fierce path to the digital world, in one of the biggest disruptions we have ever witnessed in our era. In Portugal, and although we have more and more exclusively digital media outlets, there are still different kinds of reservations when it comes to abandoning the traditional forms of information dissemination. Jornal de Notícias (JN) was the first non-specialist daily newspaper to go digital. It was the first publication to update its online edition on a daily basis. 20 years later, it still one of the strongest online player in the industry. In order to understand the strategy behind content distribution, by types and categories, which we think is influenced by its target group of readers and by the subsequent monetization, it was decided to analyse JN’s content strategy, both during the “Silly Season” and in other times. For that purpose, the case study method and data triangulation were used. All content published on paper was analysed in comparison to the content published online, disseminated by e-mail and distributed on Facebook. The research was complemented with a daily analysis of the most widely read online news, most successful distribution channels and ways of monetization available on these articles. For each day of the study, the main front page title was analysed and its distribution through online media was measured. An interview was conducted with the person in charge of JN’s digital channels. Finally, the survey technique was used in order to learn more about the online reading habits and, in particular, JN’s paper version reading habits. Even though JN is strongly established online, this particular outlet admits it couldn’t survive exclusively with the online business. It is a hard news publication, but with specific characteristics, both online and offline.Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Ana Maria Lima Faria2019-03-29T11:26:20Z2016-12-072016-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13226TID:202207714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:22.539802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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