O impacto do inbound marketing em empresas prestadoras de serviço em Natal/RN: um estudo de múltiplos casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Neto, Francisco Luiz da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35230
Resumo: As várias transformações que ocorreram na sociedade ao longo dos anos influenciaram no comportamento do consumidor, isso fez com que as organizações precisassem se adaptar ao contexto e identificar as melhores estratégias para alcançar o seu publico e potencializar as suas vendas. Com isso, o presente trabalho foi elaborado com o intuito de estudar a aplicação da metodologia do Inbound Marketing nas empresas prestadoras de serviço localizadas no estado do Rio Grande do Norte e avaliar os resultados alcançados. No que se refere aos métodos, o estudo foi sustentado em uma base de dados de natureza qualitativa de caráter exploratório-descritiva, realizado por meio da análise de 3 (três) estudos de casos de empresas potiguares que atuam nos segmentos de consultoria, contabilidade e advocacia. O trabalho permitiu a identificação das ações estratégicas e os resultados alcançados com a implementação da metodologia do Inbound Marketing. As empresas pesquisadas apresentam diferentes desempenhos ao longo de sua história. Com a utilização da metodologia, todos os principais indicadores analisados mostraram resultados crescentes, isso ressalta a relevância do Inbound Marketing, caso aplicado da maneira correta, como uma estratégia eficaz para estabelecer um diferencial competitivo no mercado e potencializar os resultados das empresas que possuem um modelo de venda mais complexo. Identificou-se também que a estratégia de Inbound marketing leva tempo e investimento. Para tanto, é importante entender, através de diagnósticos, quais são as práticas que geram resultados mais eficientes para cada tipo de segmento de atuação. Com o trabalho, foi possível identificar que as empresas que aplicaram a metodologia de Inbound Marketing aumentaram a visibilidade e a conscientização da marca, melhoraram a sua confiança e a credibilidade diante dos potenciais clientes, aumentaram o volume tráfego no site e leads que se tornaram oportunidade de vendas e conseguirem vender os serviços realizados com um maior ticket-médio.
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Com isso, o presente trabalho foi elaborado com o intuito de estudar a aplicação da metodologia do Inbound Marketing nas empresas prestadoras de serviço localizadas no estado do Rio Grande do Norte e avaliar os resultados alcançados. No que se refere aos métodos, o estudo foi sustentado em uma base de dados de natureza qualitativa de caráter exploratório-descritiva, realizado por meio da análise de 3 (três) estudos de casos de empresas potiguares que atuam nos segmentos de consultoria, contabilidade e advocacia. O trabalho permitiu a identificação das ações estratégicas e os resultados alcançados com a implementação da metodologia do Inbound Marketing. As empresas pesquisadas apresentam diferentes desempenhos ao longo de sua história. Com a utilização da metodologia, todos os principais indicadores analisados mostraram resultados crescentes, isso ressalta a relevância do Inbound Marketing, caso aplicado da maneira correta, como uma estratégia eficaz para estabelecer um diferencial competitivo no mercado e potencializar os resultados das empresas que possuem um modelo de venda mais complexo. Identificou-se também que a estratégia de Inbound marketing leva tempo e investimento. Para tanto, é importante entender, através de diagnósticos, quais são as práticas que geram resultados mais eficientes para cada tipo de segmento de atuação. Com o trabalho, foi possível identificar que as empresas que aplicaram a metodologia de Inbound Marketing aumentaram a visibilidade e a conscientização da marca, melhoraram a sua confiança e a credibilidade diante dos potenciais clientes, aumentaram o volume tráfego no site e leads que se tornaram oportunidade de vendas e conseguirem vender os serviços realizados com um maior ticket-médio.The transformations that have taken place in society over the years have influenced consumer behavior, this has meant that organizations need to adapt to the context and identify the best strategies to reach their audience and boost their sales. With this, the present work was elaborated with the intention of studying the application of the methodology of Inbound Marketing in the service providers located in the state of Rio Grande do Norte and to evaluate the results achieved. With regard to methods, the study was supported by a qualitative database of an exploratory-descriptive nature, carried out through the analysis of 3 (three) case studies of potiguares companies that operate in the consulting, accounting and advocacy. The work allowed the identification of strategic actions and the results achieved with the implementation of the Inbound Marketing methodology. The surveyed companies present different performances throughout its history. Using the methodology, all the main indicators analyzed showed increasing results, this highlights the relevance of Inbound Marketing, if applied correctly, as an effective strategy to establish a competitive differential in the market and enhance the results of companies that have a model more complex selling point. It was also identified that the Inbound marketing strategy takes time and investment. Therefore, it is important to understand, through diagnostics, which are the practices that generate the most efficient results for each type of operating segment. With the work, it was possible to identify that the companies that applied the Inbound Marketing methodology increased the visibility and awareness of the brand, improved their trust and credibility with potential customers, increased the volume of traffic on the website and leads that became an opportunity sales and manage to sell the services performed with a higher average ticket.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoInbound marketingJornada de compraMarketing de conteúdoComunicação digitalPublicidade digitalCustomer journeyContent marketingDigital advertisingO impacto do inbound marketing em empresas prestadoras de serviço em Natal/RN: um estudo de múltiplos casosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALOImpactoDoInboundMarketing_CunhaNeto_2020.pdfapplication/pdf1285469https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35230/1/OImpactoDoInboundMarketing_CunhaNeto_2020.pdf98e8b907db76ec71e809d13699d6f32aMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35230/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTOImpactoDoInboundMarketing_CunhaNeto_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain116491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35230/3/OImpactoDoInboundMarketing_CunhaNeto_2020.pdf.txt2bdcb1491d8fc3fb8a6f7766fd259bc4MD53123456789/352302021-09-20 12:02:05.379oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:02:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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