Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15023 |
Resumo: | Em Portugal, os mestrados profissionalizantes incluem a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a defender em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Este texto apresenta aspetos de um estudo de identificação, análise e sistematização das vertentes – conteúdo e profundidade – das reflexões escritas apresentadas na área da Matemática por doze futuros professores, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. reflexão escrita, conteúdo da reflexão, profundidade da reflexão, aprendizagens realizadas, matemática |
id |
RCAP_e1ac4427aa307017cb7ebe8de1355ffa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizanteLearnings achieved by teacher and students: reflection within professional internshipReflexão escritaConteúdo da reflexãoProfundidade da reflexãoAprendizagens realizadasMatemáticaEm Portugal, os mestrados profissionalizantes incluem a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a defender em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Este texto apresenta aspetos de um estudo de identificação, análise e sistematização das vertentes – conteúdo e profundidade – das reflexões escritas apresentadas na área da Matemática por doze futuros professores, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. reflexão escrita, conteúdo da reflexão, profundidade da reflexão, aprendizagens realizadas, matemáticaUniversidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaPires, Manuel VaraSousa, João Sérgio Carvalho2018-01-24T09:27:38Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15023porMartins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João sérgio Pina de Carvalho (2017). Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante = Learnings achieved by teacher and students: reflection within professional internship. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 400-4042386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-13T01:17:19Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:49.065972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante Learnings achieved by teacher and students: reflection within professional internship |
title |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante |
spellingShingle |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante Martins, Cristina Reflexão escrita Conteúdo da reflexão Profundidade da reflexão Aprendizagens realizadas Matemática |
title_short |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante |
title_full |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante |
title_fullStr |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante |
title_sort |
Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante |
author |
Martins, Cristina |
author_facet |
Martins, Cristina Pires, Manuel Vara Sousa, João Sérgio Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Manuel Vara Sousa, João Sérgio Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristina Pires, Manuel Vara Sousa, João Sérgio Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão escrita Conteúdo da reflexão Profundidade da reflexão Aprendizagens realizadas Matemática |
topic |
Reflexão escrita Conteúdo da reflexão Profundidade da reflexão Aprendizagens realizadas Matemática |
description |
Em Portugal, os mestrados profissionalizantes incluem a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a defender em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Este texto apresenta aspetos de um estudo de identificação, análise e sistematização das vertentes – conteúdo e profundidade – das reflexões escritas apresentadas na área da Matemática por doze futuros professores, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. reflexão escrita, conteúdo da reflexão, profundidade da reflexão, aprendizagens realizadas, matemática |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-24T09:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15023 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João sérgio Pina de Carvalho (2017). Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante = Learnings achieved by teacher and students: reflection within professional internship. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 400-404 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135296618496000 |