Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pires, Manuel Vara, Sousa, João Sérgio Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15023
Resumo: Em Portugal, os mestrados profissionalizantes incluem a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a defender em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Este texto apresenta aspetos de um estudo de identificação, análise e sistematização das vertentes – conteúdo e profundidade – das reflexões escritas apresentadas na área da Matemática por doze futuros professores, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. reflexão escrita, conteúdo da reflexão, profundidade da reflexão, aprendizagens realizadas, matemática
id RCAP_e1ac4427aa307017cb7ebe8de1355ffa
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizanteLearnings achieved by teacher and students: reflection within professional internshipReflexão escritaConteúdo da reflexãoProfundidade da reflexãoAprendizagens realizadasMatemáticaEm Portugal, os mestrados profissionalizantes incluem a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a defender em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Este texto apresenta aspetos de um estudo de identificação, análise e sistematização das vertentes – conteúdo e profundidade – das reflexões escritas apresentadas na área da Matemática por doze futuros professores, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. reflexão escrita, conteúdo da reflexão, profundidade da reflexão, aprendizagens realizadas, matemáticaUniversidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBMartins, CristinaPires, Manuel VaraSousa, João Sérgio Carvalho2018-01-24T09:27:38Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15023porMartins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João sérgio Pina de Carvalho (2017). Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante = Learnings achieved by teacher and students: reflection within professional internship. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 400-4042386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-13T01:17:19Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:49.065972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
Learnings achieved by teacher and students: reflection within professional internship
title Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
spellingShingle Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
Martins, Cristina
Reflexão escrita
Conteúdo da reflexão
Profundidade da reflexão
Aprendizagens realizadas
Matemática
title_short Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
title_full Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
title_fullStr Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
title_full_unstemmed Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
title_sort Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante
author Martins, Cristina
author_facet Martins, Cristina
Pires, Manuel Vara
Sousa, João Sérgio Carvalho
author_role author
author2 Pires, Manuel Vara
Sousa, João Sérgio Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina
Pires, Manuel Vara
Sousa, João Sérgio Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão escrita
Conteúdo da reflexão
Profundidade da reflexão
Aprendizagens realizadas
Matemática
topic Reflexão escrita
Conteúdo da reflexão
Profundidade da reflexão
Aprendizagens realizadas
Matemática
description Em Portugal, os mestrados profissionalizantes incluem a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a defender em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Este texto apresenta aspetos de um estudo de identificação, análise e sistematização das vertentes – conteúdo e profundidade – das reflexões escritas apresentadas na área da Matemática por doze futuros professores, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. reflexão escrita, conteúdo da reflexão, profundidade da reflexão, aprendizagens realizadas, matemática
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-24T09:27:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15023
url http://hdl.handle.net/10198/15023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara; Sousa, João sérgio Pina de Carvalho (2017). Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante = Learnings achieved by teacher and students: reflection within professional internship. Revista de Estúdios e Investigación en Psicologia y Educación. ISSN 2386-7418. 6, p. 400-404
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135296618496000