Programa de educação parental “Em Equilíbrio”: estudo crítico-reflexivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/41565 https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_4 |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre o programa de educação parental “Em Equilíbrio”, implementado numa rede interinstitucional, numa lógica de intervenção seletiva, tendo como objetivo geral a promoção do desenvolvimento de competências parentais. Os resultados alcançados apontam para o impacto do programa em fatores-chave da parentalidade e dinâmica familiar, relacionados com a prevenção do comportamento antissocial e dos maus tratos infantis. O estudo conclui que existe um bom ajustamento entre os objetivos do programa e a sua metodologia de implementação. A sua principal mais-valia é a dinamização e envolvimento da rede formal das famílias e os aspetos a melhorar são a objetividade da seleção dos participantes, disponibilidade de supervisão, a centralidade interventiva e o modelo de avaliação. |
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Programa de educação parental “Em Equilíbrio”: estudo crítico-reflexivoParent education program “Em Equilíbrio”: critical-reflexive studyEducação parentalFamíliaParentalidadePrevençãoParental educationFamilyParentingPreventionO presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre o programa de educação parental “Em Equilíbrio”, implementado numa rede interinstitucional, numa lógica de intervenção seletiva, tendo como objetivo geral a promoção do desenvolvimento de competências parentais. Os resultados alcançados apontam para o impacto do programa em fatores-chave da parentalidade e dinâmica familiar, relacionados com a prevenção do comportamento antissocial e dos maus tratos infantis. O estudo conclui que existe um bom ajustamento entre os objetivos do programa e a sua metodologia de implementação. A sua principal mais-valia é a dinamização e envolvimento da rede formal das famílias e os aspetos a melhorar são a objetividade da seleção dos participantes, disponibilidade de supervisão, a centralidade interventiva e o modelo de avaliação.This study presents a critical reflection on the parents’ education program “Em Equilíbrio”, implemented within an inter institutional network, following a logic of selective intervention, with the overall aim of promoting the development of parenting skills. The results obtained point to the program´s impact on key factors of parenting and family dynamics related to the prevention of antisocial behavior and child abuse. The study concludes that there is a good fit between the goals of the program and its implementation methodology. Its main asset is the promotion and involvement of the family’s formal network and the aspects to improve are the objectivity of the participants’ selection process, availability of supervision, centrality of intervention and the evaluation model.Imprensa da Universidade de Coimbra2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/41565http://hdl.handle.net/10316/41565https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_4https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-1_4por0871-46571647-8606https://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/programa_de_educa%C3%A7%C3%A3o_parental_%E2%80%9Cem_equil%C3%ADbrio%E2%80%9D_estudo_cr%C3%ADtico_reflexivoCraveiro, NunoRelvas, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/41565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:51:04.006372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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