A interação entre pares na creche e no jardim de infância: compreendendo o processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Isa Raquel Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43192
Resumo: O presente relatório de projeto de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo baseado em experiências e vivências realizadas ao longo dos momentos de estágio em Creche e Jardim de infância. Teve como principal objetivo compreender de que forma as crianças interagem com os seus pares nos contextos educativos e como pode educador promover essas mesmas interações de forma positiva, mediando os conflitos que surgem, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades e competências sociais. As interações sociais desempenham um papel importante quando se procura promover um desenvolvimento e uma aprendizagem significativa e, desta forma, procurei dar resposta à questão– Como potenciar interações positivas entre pares em Creche e Jardim de Infância? Para encontrar respostas considerei importante compreender a criança enquanto ser social, tendo em conta o processo de desenvolvimento pessoal e social, e aprendizagem na infância, assim como compreender a importância das interações entre pares e o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo. A metodologia utilizada no presente estudo assenta na investigação qualitativa e é orientada pelos princípios da investigação-ação. Os métodos de recolha de informação aos quais recorri foram a observação participante, notas de campo, registos fotográficos/ vídeo e análise documental. Ao longo do relatório são apresentadas e analisadas as intervenções desenvolvidas em cada contexto, recorrendo a fundamentação teórica pertinente. Com a conclusão deste projeto de investigação foi possível compreender a importância que as interações sociais assumem na vida das crianças e o papel do educador enquanto promotor dessas mesmas interações, que oferece ferramentas que auxiliam as crianças no estabelecimento de relacionamentos positivos umas com as outras. É importante reconhecer as capacidades interativas das crianças desde cedo e a preponderância que os momentos de interação têm no desenvolvimento e aprendizagem das mesmas, contribuindo para uma saudável convivência em sociedade.
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As interações sociais desempenham um papel importante quando se procura promover um desenvolvimento e uma aprendizagem significativa e, desta forma, procurei dar resposta à questão– Como potenciar interações positivas entre pares em Creche e Jardim de Infância? Para encontrar respostas considerei importante compreender a criança enquanto ser social, tendo em conta o processo de desenvolvimento pessoal e social, e aprendizagem na infância, assim como compreender a importância das interações entre pares e o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo. A metodologia utilizada no presente estudo assenta na investigação qualitativa e é orientada pelos princípios da investigação-ação. Os métodos de recolha de informação aos quais recorri foram a observação participante, notas de campo, registos fotográficos/ vídeo e análise documental. Ao longo do relatório são apresentadas e analisadas as intervenções desenvolvidas em cada contexto, recorrendo a fundamentação teórica pertinente. Com a conclusão deste projeto de investigação foi possível compreender a importância que as interações sociais assumem na vida das crianças e o papel do educador enquanto promotor dessas mesmas interações, que oferece ferramentas que auxiliam as crianças no estabelecimento de relacionamentos positivos umas com as outras. É importante reconhecer as capacidades interativas das crianças desde cedo e a preponderância que os momentos de interação têm no desenvolvimento e aprendizagem das mesmas, contribuindo para uma saudável convivência em sociedade.This research project report was developed in the context of the Master's Degree in Pre-School Education, and is based on experiences and perceptions made during the internship in Kindergarten and Nursery school. It had as the main goal to understand how children interact with their peers in educational settings and how can the educator promote these same interactions in a positive way, mediating the conflicts that arise, contributing to the development of skills and competences. Social interactions play an important role when one seeks to promote a meaningful development and learning and, therefore, I tried to answer the question - How to enhance positive peer interactions in Kindergarten and Nursery school? To find these answers, I considered it important to understand the child as a social being, taking into account the process of personal and social development and learning in childhood, as well as to understand the importance of peer interactions and the role of the early childhood educator as a curriculum manager. The methodology used in this study is based on qualitative research and is guided by the principles of action-research. I used participant observation, field notes, photographic/ video reports, and document analysis as methods of data collection. Throughout the report, I present and analyze the interventions developed in each context, using the relevant theoretical basis. With the conclusion of this research project, it was possible to understand the importance of social interactions in the lives of children and the role of the educator as a promoter of these interactions, who offers tools that help children in the establishment of positive relationships with each other. It is important to recognize the interactive capacities of children from an early age and the preponderance that moments of interaction have in their development and learning, contributing to a healthy social living.Figueira, SofiaRepositório ComumAlves, Isa Raquel Silva2023-01-13T14:47:29Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43192TID:203155203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:46.473108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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