A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3905 |
Resumo: | Relatório de Unidade Curricular, Mestrado em Ensino - Inglês e Alemão (Estudos Alemães)Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 |
id |
RCAP_e1c3d470db4d12351863fd1d89f7eb1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passadoLíngua alemã - Estudo e ensino - EstrangeirosIlustrações, imagens, etc. na educaçãoMaterial didácticoRelatórios de Unidade Curricular - 2010Relatório de Unidade Curricular, Mestrado em Ensino - Inglês e Alemão (Estudos Alemães)Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010O presente trabalho tem como objectivo salientar algumas reflexões e considerações sobre o uso da imagem no âmbito escolar, destacando a leccionação de uma língua estrangeira. Este relatório científico encontra-se dividido em quatro partes. Em primeiro lugar, apresento uma abordagem teórica sobre a aplicação da imagem, onde menciono as suas funções e a sua relevância didáctica. Depois, encontram-se duas descrições (uma que recai sobre os alunos com quem trabalhei e outra sobre a escola onde realizei o meu estágio). A terceira parte justifica as opções e as escolhas tomadas no que concerne o plano de unidade elaborado no quarto semestre de 2010 e consiste em os planos de aula e a descrição das aulas ministradas no decurso do semestre supracitado. Da quarta parte constam duas avaliações: uma auto-avaliação e uma avaliação dos alunos. Este segmento do relatório científico assenta em os aspectos positivos e negativos relativamente à professora estagiária e aos alunos. Por fim, as fichas de trabalho, as apresentações PowerPoint e outros materiais encontram-se reunidos nos anexos.Abstract: The aim of this project is to provide some reflections and considerations about the use of images in the classroom especially in foreign language teaching. This paper is divided into four chapters. Firstly, I will present a theoretical approach to the use of images, for instance, their functions and didactic relevance. Then, there are two descriptions (one of the students with whom I worked and another about the school where I did by internship). The third part aims at justifying the choices within the unit planned for the Spring semester, 2010 and consists of lesson plans and the description of the lessons which were taught throughout the fourth semester. In the fourth part there are two evaluations: one self-evaluation and the assessment of the students. This part consists of a positive and/or negative feedback on both the teacher trainee and the students. Finally, the worksheets, the PowerPoint presentations and other materials are gathered in the annexes. KeyHammer, Gerd,1959-Repositório da Universidade de LisboaAgostinho, Joana2011-08-10T14:52:01Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.809342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
title |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
spellingShingle |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado Agostinho, Joana Língua alemã - Estudo e ensino - Estrangeiros Ilustrações, imagens, etc. na educação Material didáctico Relatórios de Unidade Curricular - 2010 |
title_short |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
title_full |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
title_fullStr |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
title_full_unstemmed |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
title_sort |
A imagem no ensino do Alemão (língua estrangeira) : unidade curricular : férias e formas do passado |
author |
Agostinho, Joana |
author_facet |
Agostinho, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hammer, Gerd,1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua alemã - Estudo e ensino - Estrangeiros Ilustrações, imagens, etc. na educação Material didáctico Relatórios de Unidade Curricular - 2010 |
topic |
Língua alemã - Estudo e ensino - Estrangeiros Ilustrações, imagens, etc. na educação Material didáctico Relatórios de Unidade Curricular - 2010 |
description |
Relatório de Unidade Curricular, Mestrado em Ensino - Inglês e Alemão (Estudos Alemães)Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-08-10T14:52:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3905 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134182006325248 |