Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marreiros, Carolina Marçal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15602
Resumo: Em Portugal, foi implementado um projeto-piloto, denominado "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), que consistiu numa resposta de educação informal para crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos de idade e para os seus cuidadores. Estes grupos eram dinamizados por duas monitoras e tinham como objetivo proporcionar à criança e à família um clima empático, onde a criança pudesse brincar e aprender em conjunto com os seus cuidadores. Este projeto foi alvo de um estudo de impacto e de monitorização, que incluiu a avaliação da qualidade desta resposta e dos seus impactos nas crianças, famílias e na comunidade. Nesse sentido, e de forma a complementar os estudos efetuados sobre este tópico, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade das interações entre as monitoras e as crianças, sensivelmente no início (T1) e no final (T2) do projeto. Participaram neste estudo nove monitoras, responsáveis pelos grupos de três dos cinco distritos onde os GABC foram implementados. Todas as monitoras realizaram uma formação prévia ao início dos grupos e mais três no decorrer dos projeto. Os estilos de interação das monitoras foram avaliados através da Escala do Empenhamento do Adulto (Laevers, 1994) e a observação das monitoras foi realizada através de vídeos gravados pela equipa de monitorização, tendo sido observados um total de oito vídeos, quatro do T1 e os restantes do T2. Os resultados obtidos sugerem indicadores positivos de qualidade nas três dimensões, o que se considera muito importante, tendo em conta que as interações de qualidade entre o adulto e a criança são preponderantes no desenvolvimento e aprendizagem da mesma.
id RCAP_e1cb7db3f70c36e3e35fe64212a99525
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescerPsicologia do desenvolvimentoEducaçãoPrimeira infânciaInteração pedagógicaQualidadeEarly childhood education and careInteractionPlaygroupsQualityEm Portugal, foi implementado um projeto-piloto, denominado "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), que consistiu numa resposta de educação informal para crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos de idade e para os seus cuidadores. Estes grupos eram dinamizados por duas monitoras e tinham como objetivo proporcionar à criança e à família um clima empático, onde a criança pudesse brincar e aprender em conjunto com os seus cuidadores. Este projeto foi alvo de um estudo de impacto e de monitorização, que incluiu a avaliação da qualidade desta resposta e dos seus impactos nas crianças, famílias e na comunidade. Nesse sentido, e de forma a complementar os estudos efetuados sobre este tópico, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade das interações entre as monitoras e as crianças, sensivelmente no início (T1) e no final (T2) do projeto. Participaram neste estudo nove monitoras, responsáveis pelos grupos de três dos cinco distritos onde os GABC foram implementados. Todas as monitoras realizaram uma formação prévia ao início dos grupos e mais três no decorrer dos projeto. Os estilos de interação das monitoras foram avaliados através da Escala do Empenhamento do Adulto (Laevers, 1994) e a observação das monitoras foi realizada através de vídeos gravados pela equipa de monitorização, tendo sido observados um total de oito vídeos, quatro do T1 e os restantes do T2. Os resultados obtidos sugerem indicadores positivos de qualidade nas três dimensões, o que se considera muito importante, tendo em conta que as interações de qualidade entre o adulto e a criança são preponderantes no desenvolvimento e aprendizagem da mesma.In Portugal, a pilot project was developed, called "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), which consisted of an informal education response for children between 0 and 4 years of age and their caregivers. These groups were dynamized by two monitors and were intended to provide the child and the family with an empathic environment where the child could play and learn together with their caregivers. This project was the subject of an implementation and monitoring study to evaluate the quality of this response and its impact on children, families and the community. In this line of thought and in order to complement the studies carried out on this topic, this dissertation aims to evaluate the quality of the interactions between the monitors and the children, at the beginning (T1) and at the end (T2) of the project. Nine monitors participated in this study, who were responsible for the groups in three of the five districts where GABC was implemented. All the monitors carried out training prior to the start of the groups and three more during the project. The interaction styles of the monitors were evaluated through the Experiential Adult Style (Laevers, 1994) and the observation of the monitors was done through videos recorded by the monitoring team and a total of eight videos were observed, four of T1 and the remaining of T2. The results suggest positive indicators of quality in the three dimensions, which is considered very important, taking into account that the quality interactions between the child and the adult are preponderant in the development and learning of the child.2018-04-13T12:36:56Z2017-12-07T00:00:00Z2017-12-072017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15602TID:201782260porMarreiros, Carolina Marçalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:16.943278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
title Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
spellingShingle Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
Marreiros, Carolina Marçal
Psicologia do desenvolvimento
Educação
Primeira infância
Interação pedagógica
Qualidade
Early childhood education and care
Interaction
Playgroups
Quality
title_short Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
title_full Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
title_fullStr Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
title_sort Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos aprender, brincar, crescer
author Marreiros, Carolina Marçal
author_facet Marreiros, Carolina Marçal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marreiros, Carolina Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do desenvolvimento
Educação
Primeira infância
Interação pedagógica
Qualidade
Early childhood education and care
Interaction
Playgroups
Quality
topic Psicologia do desenvolvimento
Educação
Primeira infância
Interação pedagógica
Qualidade
Early childhood education and care
Interaction
Playgroups
Quality
description Em Portugal, foi implementado um projeto-piloto, denominado "Playgroups for inclusion" ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer (GABC), que consistiu numa resposta de educação informal para crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos de idade e para os seus cuidadores. Estes grupos eram dinamizados por duas monitoras e tinham como objetivo proporcionar à criança e à família um clima empático, onde a criança pudesse brincar e aprender em conjunto com os seus cuidadores. Este projeto foi alvo de um estudo de impacto e de monitorização, que incluiu a avaliação da qualidade desta resposta e dos seus impactos nas crianças, famílias e na comunidade. Nesse sentido, e de forma a complementar os estudos efetuados sobre este tópico, a presente dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade das interações entre as monitoras e as crianças, sensivelmente no início (T1) e no final (T2) do projeto. Participaram neste estudo nove monitoras, responsáveis pelos grupos de três dos cinco distritos onde os GABC foram implementados. Todas as monitoras realizaram uma formação prévia ao início dos grupos e mais três no decorrer dos projeto. Os estilos de interação das monitoras foram avaliados através da Escala do Empenhamento do Adulto (Laevers, 1994) e a observação das monitoras foi realizada através de vídeos gravados pela equipa de monitorização, tendo sido observados um total de oito vídeos, quatro do T1 e os restantes do T2. Os resultados obtidos sugerem indicadores positivos de qualidade nas três dimensões, o que se considera muito importante, tendo em conta que as interações de qualidade entre o adulto e a criança são preponderantes no desenvolvimento e aprendizagem da mesma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07T00:00:00Z
2017-12-07
2017-10
2018-04-13T12:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15602
TID:201782260
url http://hdl.handle.net/10071/15602
identifier_str_mv TID:201782260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134732090343424