A criação da "personagem" através da construção de jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8467 |
Resumo: | Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade. |
id |
RCAP_e1eaf315c4d07bbc41c8011797f89c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criação da "personagem" através da construção de jogosEducação artísticaTeatro na educaçãoTeatro na comunidadeCurso profissionalArtes do espetáculoArtistic educationTheather in the educationTheater in the communityProfessional artsRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.Este relatório tem como objetivo descrever, analisar, fundamentar e avaliar a minha intervenção, enquanto Professora Estagiária, no decurso do estágio profissional numa escola secundária de Lisboa, no âmbito do Curso Técnico Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, durante o ano letivo de 2016-2017. Este estudo, realizado com uma turma do 11º ano, composta por nove estudantes, partiu da ideia de que a criação da “personagem” através da construção de jogos constitui um tema que consubstancia o tipo de práticas pedagógicas e a técnica na formação de atores (Japiassu, 2001; Spolin, 2008), focando-se em três objetivos gerais: (1) Reconhecer as especificidades dos jogos dramáticos e dos jogos teatrais e a respetiva utilização em contexto de formação de atores; (2) Perceber que tipos de práticas pedagógicas, potenciadas através do jogo, favorecem a formação de atores e a criação de personagem; (3) Entender de que forma se podem articular as dimensões, técnica e pedagógica na formação de atores. Os resultados obtidos durante a intervenção, incluindo a partir das avaliações realizadas pelos estudantes, corroboram as premissas teóricas de que a prática dos jogos dramáticos e teatrais, permite o desenvolvimento de diferentes valências essenciais à formação de atores e não atores, em especial no que diz respeito a: foco, sentido de grupo e comunicação oral.ABSTRACT - This report has as objective describes, to analyze, to base and to evaluate my intervention, while Teacher , in the course of the professional apprenticeship in a high school of Lisbon, in the extent of the Professional Technical Course of Arts of the Show. Interpretation, during the school year of 2016 -2017. This study, accomplished with a the 11st year-old group, composed by nine students, it broke of the idea that the "character's" creation through the construction of games constitutes a theme that contested the type of pedagogic practices and the technique in the actors formation (Japiassu, 2001; Spolin 2008), being focused in three general objectives: (1) to recognize the specificities of the dramatic games and of the theatrical games and the respective use in context of actors formation; (2) to notice that types of pedagogic practices, enhanced through the game, favor the actors' formation and character's creation; (3) to understand that forms if they can articulate the dimensions, technique and pedagogic in the actors' formation. The results obtained during the intervention, including starting from the evaluations accomplished by the students, they corroborate the theoretical premises that the practice of the dramatic and theatrical games, allows the development of different essential valencies to the actors formation and no actors, especially in what he/she tells respect the: I focus, group sense and oral communication.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaVasques, EugéniaFalcão, MiguelRCIPLMenezes, Ana Catarina Neves2018-05-02T14:15:35Z2018-03-082018-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8467TID:201906082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:13.683530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
title |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
spellingShingle |
A criação da "personagem" através da construção de jogos Menezes, Ana Catarina Neves Educação artística Teatro na educação Teatro na comunidade Curso profissional Artes do espetáculo Artistic education Theather in the education Theater in the community Professional arts |
title_short |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
title_full |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
title_fullStr |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
title_full_unstemmed |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
title_sort |
A criação da "personagem" através da construção de jogos |
author |
Menezes, Ana Catarina Neves |
author_facet |
Menezes, Ana Catarina Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasques, Eugénia Falcão, Miguel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Ana Catarina Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Teatro na educação Teatro na comunidade Curso profissional Artes do espetáculo Artistic education Theather in the education Theater in the community Professional arts |
topic |
Educação artística Teatro na educação Teatro na comunidade Curso profissional Artes do espetáculo Artistic education Theather in the education Theater in the community Professional arts |
description |
Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02T14:15:35Z 2018-03-08 2018-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8467 TID:201906082 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8467 |
identifier_str_mv |
TID:201906082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133434180796416 |