A criação da "personagem" através da construção de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Ana Catarina Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8467
Resumo: Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.
id RCAP_e1eaf315c4d07bbc41c8011797f89c98
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação da "personagem" através da construção de jogosEducação artísticaTeatro na educaçãoTeatro na comunidadeCurso profissionalArtes do espetáculoArtistic educationTheather in the educationTheater in the communityProfessional artsRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.Este relatório tem como objetivo descrever, analisar, fundamentar e avaliar a minha intervenção, enquanto Professora Estagiária, no decurso do estágio profissional numa escola secundária de Lisboa, no âmbito do Curso Técnico Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação, durante o ano letivo de 2016-2017. Este estudo, realizado com uma turma do 11º ano, composta por nove estudantes, partiu da ideia de que a criação da “personagem” através da construção de jogos constitui um tema que consubstancia o tipo de práticas pedagógicas e a técnica na formação de atores (Japiassu, 2001; Spolin, 2008), focando-se em três objetivos gerais: (1) Reconhecer as especificidades dos jogos dramáticos e dos jogos teatrais e a respetiva utilização em contexto de formação de atores; (2) Perceber que tipos de práticas pedagógicas, potenciadas através do jogo, favorecem a formação de atores e a criação de personagem; (3) Entender de que forma se podem articular as dimensões, técnica e pedagógica na formação de atores. Os resultados obtidos durante a intervenção, incluindo a partir das avaliações realizadas pelos estudantes, corroboram as premissas teóricas de que a prática dos jogos dramáticos e teatrais, permite o desenvolvimento de diferentes valências essenciais à formação de atores e não atores, em especial no que diz respeito a: foco, sentido de grupo e comunicação oral.ABSTRACT - This report has as objective describes, to analyze, to base and to evaluate my intervention, while Teacher , in the course of the professional apprenticeship in a high school of Lisbon, in the extent of the Professional Technical Course of Arts of the Show. Interpretation, during the school year of 2016 -2017. This study, accomplished with a the 11st year-old group, composed by nine students, it broke of the idea that the "character's" creation through the construction of games constitutes a theme that contested the type of pedagogic practices and the technique in the actors formation (Japiassu, 2001; Spolin 2008), being focused in three general objectives: (1) to recognize the specificities of the dramatic games and of the theatrical games and the respective use in context of actors formation; (2) to notice that types of pedagogic practices, enhanced through the game, favor the actors' formation and character's creation; (3) to understand that forms if they can articulate the dimensions, technique and pedagogic in the actors' formation. The results obtained during the intervention, including starting from the evaluations accomplished by the students, they corroborate the theoretical premises that the practice of the dramatic and theatrical games, allows the development of different essential valencies to the actors formation and no actors, especially in what he/she tells respect the: I focus, group sense and oral communication.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaVasques, EugéniaFalcão, MiguelRCIPLMenezes, Ana Catarina Neves2018-05-02T14:15:35Z2018-03-082018-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8467TID:201906082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:13.683530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação da "personagem" através da construção de jogos
title A criação da "personagem" através da construção de jogos
spellingShingle A criação da "personagem" através da construção de jogos
Menezes, Ana Catarina Neves
Educação artística
Teatro na educação
Teatro na comunidade
Curso profissional
Artes do espetáculo
Artistic education
Theather in the education
Theater in the community
Professional arts
title_short A criação da "personagem" através da construção de jogos
title_full A criação da "personagem" através da construção de jogos
title_fullStr A criação da "personagem" através da construção de jogos
title_full_unstemmed A criação da "personagem" através da construção de jogos
title_sort A criação da "personagem" através da construção de jogos
author Menezes, Ana Catarina Neves
author_facet Menezes, Ana Catarina Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasques, Eugénia
Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Ana Catarina Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Teatro na educação
Teatro na comunidade
Curso profissional
Artes do espetáculo
Artistic education
Theather in the education
Theater in the community
Professional arts
topic Educação artística
Teatro na educação
Teatro na comunidade
Curso profissional
Artes do espetáculo
Artistic education
Theather in the education
Theater in the community
Professional arts
description Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02T14:15:35Z
2018-03-08
2018-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8467
TID:201906082
url http://hdl.handle.net/10400.21/8467
identifier_str_mv TID:201906082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133434180796416