Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Eurídice Souza de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9278
Resumo: A política educacional brasileira apregoa a necessidade de atendimento institucional a todos os jovens e é relevante ressaltar os direitos de uma educação de qualidade na vida, que visam o desenvolvimento pleno das capacidades, afetiva, ética, de relação interpessoal e inserção social, como determinam as orientações legais. Contudo, um dos desafios colocados às instituições públicas e municipais diz respeito à adaptação destes jovens ao ambiente escolar. Nessa perspectiva, o problema da pesquisa teve como objetivo compreender como se concretiza a gestão escolar: democratização da escola e suas práticas educativas e em que medida a ação democratizada da escola tem contribuído para a melhoria das práticas educativas. Para tanto, foram selecionadas duas escolas em conformidade com essa proposta, onde se buscou entender um processo que envolve uma rede de relações que implica a escola pública e escola municipal, seus gestores e sua equipe técnica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados de campo foram coletados mediante entrevistas dirigidas e espontâneas com dois gestores, dois pedagogos e dois professores. Os dados, após terem sido tratados, analisados e interpretados, permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Concluiu-se que há um conjunto de ações que caracterizam o trabalho pedagógico e, por conseguinte, a equipe gestora concretiza seu mandato de forma democrática, onde todos participam e contribuem para a melhoria da educação e formação do caráter dos alunos de forma crítica. O presente estudo revela que os diferentes níveis de formação dos sujeitos pesquisados não interferem na forma como concebem o cuidado e a educação dos jovens.
id RCAP_e1f5080257f059da453d37af5fb86775
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativasMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARPRÁTICAS EDUCATIVASDEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOEDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTEDUCATIONAL PRACTICESDEMOCRATIZATION OF EDUCATIONA política educacional brasileira apregoa a necessidade de atendimento institucional a todos os jovens e é relevante ressaltar os direitos de uma educação de qualidade na vida, que visam o desenvolvimento pleno das capacidades, afetiva, ética, de relação interpessoal e inserção social, como determinam as orientações legais. Contudo, um dos desafios colocados às instituições públicas e municipais diz respeito à adaptação destes jovens ao ambiente escolar. Nessa perspectiva, o problema da pesquisa teve como objetivo compreender como se concretiza a gestão escolar: democratização da escola e suas práticas educativas e em que medida a ação democratizada da escola tem contribuído para a melhoria das práticas educativas. Para tanto, foram selecionadas duas escolas em conformidade com essa proposta, onde se buscou entender um processo que envolve uma rede de relações que implica a escola pública e escola municipal, seus gestores e sua equipe técnica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados de campo foram coletados mediante entrevistas dirigidas e espontâneas com dois gestores, dois pedagogos e dois professores. Os dados, após terem sido tratados, analisados e interpretados, permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Concluiu-se que há um conjunto de ações que caracterizam o trabalho pedagógico e, por conseguinte, a equipe gestora concretiza seu mandato de forma democrática, onde todos participam e contribuem para a melhoria da educação e formação do caráter dos alunos de forma crítica. O presente estudo revela que os diferentes níveis de formação dos sujeitos pesquisados não interferem na forma como concebem o cuidado e a educação dos jovens.The Brazilian educational policy proclaims the need for institutional care for all young people and it is important to emphasize the rights of a quality education in life, aimed at the full development of capacities, affective, ethical, interpersonal relationship and social insertion, as determined by the guidelines. However, one of the challenges facing public and municipal institutions is the adaptation of these young people to the school environment. In this perspective, the objective of the research was to understand how school management is implemented the democratization of the school and its educational practices and to what extent the democratized action of the school has contributed to the improvement of educational practices. In order to do so, two schools were selected in accordance with this proposal, where it was sought to understand a process that involves a network of relationships that implies the public school and municipal school, its managers and its technical staff. The methodology used was a descriptive, qualitative approach. The field data were collected through direct and spontaneous interviews with two managers, two pedagogues and two teachers. The data, after being treated, analyzed and interpreted, allowed to reach the discussion of the results and the conclusions. It was concluded that there is a set of actions that characterize the pedagogical work and, therefore, the management team fulfills its mandate in a democratic way, where everyone participates and contributes to the improvement of the education and formation of the character of the students in a critical way. The present study reveals that the different levels of training of the subjects studied do not interfere with the way they conceive the care and education of the young.2018-12-20T15:33:28Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9278TID:202106730porFarias, Eurídice Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:09.750737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
title Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
spellingShingle Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
Farias, Eurídice Souza de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PRÁTICAS EDUCATIVAS
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATIONAL PRACTICES
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
title_short Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
title_full Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
title_fullStr Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
title_full_unstemmed Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
title_sort Gestão escolar: democratização da escola e práticas educativas
author Farias, Eurídice Souza de
author_facet Farias, Eurídice Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Eurídice Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PRÁTICAS EDUCATIVAS
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATIONAL PRACTICES
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
PRÁTICAS EDUCATIVAS
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATIONAL PRACTICES
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
description A política educacional brasileira apregoa a necessidade de atendimento institucional a todos os jovens e é relevante ressaltar os direitos de uma educação de qualidade na vida, que visam o desenvolvimento pleno das capacidades, afetiva, ética, de relação interpessoal e inserção social, como determinam as orientações legais. Contudo, um dos desafios colocados às instituições públicas e municipais diz respeito à adaptação destes jovens ao ambiente escolar. Nessa perspectiva, o problema da pesquisa teve como objetivo compreender como se concretiza a gestão escolar: democratização da escola e suas práticas educativas e em que medida a ação democratizada da escola tem contribuído para a melhoria das práticas educativas. Para tanto, foram selecionadas duas escolas em conformidade com essa proposta, onde se buscou entender um processo que envolve uma rede de relações que implica a escola pública e escola municipal, seus gestores e sua equipe técnica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados de campo foram coletados mediante entrevistas dirigidas e espontâneas com dois gestores, dois pedagogos e dois professores. Os dados, após terem sido tratados, analisados e interpretados, permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Concluiu-se que há um conjunto de ações que caracterizam o trabalho pedagógico e, por conseguinte, a equipe gestora concretiza seu mandato de forma democrática, onde todos participam e contribuem para a melhoria da educação e formação do caráter dos alunos de forma crítica. O presente estudo revela que os diferentes níveis de formação dos sujeitos pesquisados não interferem na forma como concebem o cuidado e a educação dos jovens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20T15:33:28Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9278
TID:202106730
url http://hdl.handle.net/10437/9278
identifier_str_mv TID:202106730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248226992128