A perceção da discalculia nos professores de matemática do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pernas, Susete do Carmo Amaro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5867
Resumo: O intuito principal do presente estudo é investigar as perceções da discalculia nos professores de Matemática do 2º Ciclo do ensino básico. A escolha do tema “A perceção da discalculia nos professores de Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico” deve-se, por um lado, às “tradicionais” dificuldades por parte dos alunos na disciplina de Matemática, por outro, ao facto de existirem escassas investigações sobre a temática da discalculia no 2º ciclo. Sendo a Matemática fundamental no dia a dia e imprescindível para a vida em sociedade, pretendeu-se refletir sobre a perceção dos professores sobre a garantia da sua aprendizagem por todos os alunos e como prevenir ou atenuar as dificuldades manifestadas nesta área. A orientação metodológica adotada no estudo empírico foi fundamentalmente quantitativa, tendo-se aplicado um questionário com a maioria das perguntas de resposta fechada (apenas uma resposta aberta). A amostra do estudo foi constituída por 99 professores, através do processo de amostragem em bola de neve (Snowball online). Constatou-se que os professores inquiridos dão grande importância à aprendizagem da Matemática para a vida futura dos alunos e manifestam forte aceitação dos objetivos programáticos apontados para a Disciplina. Verificou-se que a maioria dos inquiridos já tiveram ou têm alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo identificado corretamente a definição de discalculia. Contudo, é grande a variabilidade de estratégias apontadas a adotar com estes alunos. A experiência profissional dos inquiridos (tempo de serviço) não está diretamente correlacionada com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas está diretamente correlacionado quer com o grau de perceção dos professores para a sinalização de alunos com dificuldades de aprendizagem, quer com o grau de comprovação das mesmas. O nível de habilitações dos docentes está diretamente correlacionado com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas são poucos os docentes com formação contínua na problemática da discalculia apesar de manifestarem interesse nesse sentido.
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Sendo a Matemática fundamental no dia a dia e imprescindível para a vida em sociedade, pretendeu-se refletir sobre a perceção dos professores sobre a garantia da sua aprendizagem por todos os alunos e como prevenir ou atenuar as dificuldades manifestadas nesta área. A orientação metodológica adotada no estudo empírico foi fundamentalmente quantitativa, tendo-se aplicado um questionário com a maioria das perguntas de resposta fechada (apenas uma resposta aberta). A amostra do estudo foi constituída por 99 professores, através do processo de amostragem em bola de neve (Snowball online). Constatou-se que os professores inquiridos dão grande importância à aprendizagem da Matemática para a vida futura dos alunos e manifestam forte aceitação dos objetivos programáticos apontados para a Disciplina. Verificou-se que a maioria dos inquiridos já tiveram ou têm alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo identificado corretamente a definição de discalculia. Contudo, é grande a variabilidade de estratégias apontadas a adotar com estes alunos. A experiência profissional dos inquiridos (tempo de serviço) não está diretamente correlacionada com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas está diretamente correlacionado quer com o grau de perceção dos professores para a sinalização de alunos com dificuldades de aprendizagem, quer com o grau de comprovação das mesmas. O nível de habilitações dos docentes está diretamente correlacionado com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas são poucos os docentes com formação contínua na problemática da discalculia apesar de manifestarem interesse nesse sentido.The main aim of this study is to investigate the perceptions about dyscalculia by 2nd cycle of basic education mathematics teachers. The choice of the theme "The perception about dyscalculia by 2nd cycle of basic education mathematics teachers" was due to, on the one hand, the 'traditional' difficulties by students in Mathematics, and on the other, the fact that there are few investigations on the issue of dyscalculia in the 2nd cycle. Because mathematics is fundamental in everyday life and essential for a life in society it was intended to reflect on teachers' perception about the assurance of its learning by all students and how to prevent or mitigate the difficulties experienced in this area. The methodological orientation adopted in the empirical study was mainly quantitative. A questionnaire was applied consisting essentially of closed-ended questions (with one open-response). The study sample consisted of 99 teachers, selected through the snowball sampling process (Snowball online). It was found that the teachers surveyed attach great importance to the learning of mathematics for the future life of the students and show strong acceptance of the programmatic objectives appointed to the subject. The majority of participants said they already had or have students with learning difficulties, having correctly identified the definition of dyscalculia, however they identified a great variability of strategies to adopt with these students. The professional experience of participants (service time) is not directly correlated with the degree of correction of the meanings given to Learning Difficulties and Dyscalculia, but is directly correlated with either the degree of perception of teachers for signaling students with learning difficulties or with their degree of proof. The level of education of teachers is directly correlated with the degree of correction of the meanings given to Learning Disabilities and Dyscalculia, but are few teachers with lifelong training in the issue of dyscalculia despite the interest manifested.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPernas, Susete do Carmo Amaro2017-03-28T10:56:09Z2017-02-272017-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5867202211746pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-22T02:00:40Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:44.062912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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