A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2113 |
Resumo: | O respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade dos serviços Parques Com Vida e constituem a sua marca distintiva, comparativamente a outros destinos turísticos. Com o presente trabalho pretende-se, por um lado narrar as boas práticas do passado, ao longo das três acções co-financiadas pela iniciativa comunitária EQUAL. Explanando o nascimento da marca, as suas especificidades, o território de abrangência, a entidade gestora e as actividades concretizadas, apresentando os objectivos e as metas alcançadas a cada momento. Por outro lado, e dadas as dificuldades que se fazem sentir, a todos os níveis, pretendesse explorar o futuro da marca Parques Com Vida. Apresentam-se casos de estudo, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a análise que estuda os factores políticos, económicos, sócio - culturais e tecnológicos da marca (análise PEST), fazendo benchmarking em marcas de qualidade e sustentabilidade associadas a Áreas Protegidas, propondo estratégias e linhas de acção a seguir pela entidade gestora da marca – Associação Parques Com Vida. |
id |
RCAP_e205623b1d41706c3adcbb4b1f7c388a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2113 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de FuturoTurismoDesenvolvimento sustentávelMarketingAnálise SWOTAnálise PESTMarcas de qualidadeFinanciamentoParques com vidaLinhas estratégicasÁreas protegidasO respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade dos serviços Parques Com Vida e constituem a sua marca distintiva, comparativamente a outros destinos turísticos. Com o presente trabalho pretende-se, por um lado narrar as boas práticas do passado, ao longo das três acções co-financiadas pela iniciativa comunitária EQUAL. Explanando o nascimento da marca, as suas especificidades, o território de abrangência, a entidade gestora e as actividades concretizadas, apresentando os objectivos e as metas alcançadas a cada momento. Por outro lado, e dadas as dificuldades que se fazem sentir, a todos os níveis, pretendesse explorar o futuro da marca Parques Com Vida. Apresentam-se casos de estudo, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a análise que estuda os factores políticos, económicos, sócio - culturais e tecnológicos da marca (análise PEST), fazendo benchmarking em marcas de qualidade e sustentabilidade associadas a Áreas Protegidas, propondo estratégias e linhas de acção a seguir pela entidade gestora da marca – Associação Parques Com Vida.The Respect for the environment, nature conservation and biodiversity are the basic conditions for sustainability of the Parks With Life and constitute its distinguishing mark, compared to other tourist destinations. This work is intended, first tell the good practices of the past, along the three cofinanced by the Community Initiative EQUAL. Explaining the birth of the brand, their specificities, the territory covered, the managing and the activities implemented by presenting the objectives and goals achieved every time. Moreover, given the difficulties that are felt at all levels, aims to explore the future of the brand Parks With Life. We present case studies, identifying the strengths and weaknesses and opportunities and threats (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) and the analysis that studies the political, economic, socio - cultural and technological mark ( PEST analysis), making benchmarking brands of quality and sustainability associated with Protected Areas, proposing strategies and action to be followed by managing the brand - Parks Association With Life.2012-09-27T10:26:44Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2113porMartins, Julieta Maria Fernandes Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:05.170059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
title |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
spellingShingle |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues Turismo Desenvolvimento sustentável Marketing Análise SWOT Análise PEST Marcas de qualidade Financiamento Parques com vida Linhas estratégicas Áreas protegidas |
title_short |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
title_full |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
title_fullStr |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
title_full_unstemmed |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
title_sort |
A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro |
author |
Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues |
author_facet |
Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Desenvolvimento sustentável Marketing Análise SWOT Análise PEST Marcas de qualidade Financiamento Parques com vida Linhas estratégicas Áreas protegidas |
topic |
Turismo Desenvolvimento sustentável Marketing Análise SWOT Análise PEST Marcas de qualidade Financiamento Parques com vida Linhas estratégicas Áreas protegidas |
description |
O respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade dos serviços Parques Com Vida e constituem a sua marca distintiva, comparativamente a outros destinos turísticos. Com o presente trabalho pretende-se, por um lado narrar as boas práticas do passado, ao longo das três acções co-financiadas pela iniciativa comunitária EQUAL. Explanando o nascimento da marca, as suas especificidades, o território de abrangência, a entidade gestora e as actividades concretizadas, apresentando os objectivos e as metas alcançadas a cada momento. Por outro lado, e dadas as dificuldades que se fazem sentir, a todos os níveis, pretendesse explorar o futuro da marca Parques Com Vida. Apresentam-se casos de estudo, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a análise que estuda os factores políticos, económicos, sócio - culturais e tecnológicos da marca (análise PEST), fazendo benchmarking em marcas de qualidade e sustentabilidade associadas a Áreas Protegidas, propondo estratégias e linhas de acção a seguir pela entidade gestora da marca – Associação Parques Com Vida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2012-09-27T10:26:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2113 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137137522638848 |