A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2113
Resumo: O respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade dos serviços Parques Com Vida e constituem a sua marca distintiva, comparativamente a outros destinos turísticos. Com o presente trabalho pretende-se, por um lado narrar as boas práticas do passado, ao longo das três acções co-financiadas pela iniciativa comunitária EQUAL. Explanando o nascimento da marca, as suas especificidades, o território de abrangência, a entidade gestora e as actividades concretizadas, apresentando os objectivos e as metas alcançadas a cada momento. Por outro lado, e dadas as dificuldades que se fazem sentir, a todos os níveis, pretendesse explorar o futuro da marca Parques Com Vida. Apresentam-se casos de estudo, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a análise que estuda os factores políticos, económicos, sócio - culturais e tecnológicos da marca (análise PEST), fazendo benchmarking em marcas de qualidade e sustentabilidade associadas a Áreas Protegidas, propondo estratégias e linhas de acção a seguir pela entidade gestora da marca – Associação Parques Com Vida.
id RCAP_e205623b1d41706c3adcbb4b1f7c388a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de FuturoTurismoDesenvolvimento sustentávelMarketingAnálise SWOTAnálise PESTMarcas de qualidadeFinanciamentoParques com vidaLinhas estratégicasÁreas protegidasO respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade dos serviços Parques Com Vida e constituem a sua marca distintiva, comparativamente a outros destinos turísticos. Com o presente trabalho pretende-se, por um lado narrar as boas práticas do passado, ao longo das três acções co-financiadas pela iniciativa comunitária EQUAL. Explanando o nascimento da marca, as suas especificidades, o território de abrangência, a entidade gestora e as actividades concretizadas, apresentando os objectivos e as metas alcançadas a cada momento. Por outro lado, e dadas as dificuldades que se fazem sentir, a todos os níveis, pretendesse explorar o futuro da marca Parques Com Vida. Apresentam-se casos de estudo, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a análise que estuda os factores políticos, económicos, sócio - culturais e tecnológicos da marca (análise PEST), fazendo benchmarking em marcas de qualidade e sustentabilidade associadas a Áreas Protegidas, propondo estratégias e linhas de acção a seguir pela entidade gestora da marca – Associação Parques Com Vida.The Respect for the environment, nature conservation and biodiversity are the basic conditions for sustainability of the Parks With Life and constitute its distinguishing mark, compared to other tourist destinations. This work is intended, first tell the good practices of the past, along the three cofinanced by the Community Initiative EQUAL. Explaining the birth of the brand, their specificities, the territory covered, the managing and the activities implemented by presenting the objectives and goals achieved every time. Moreover, given the difficulties that are felt at all levels, aims to explore the future of the brand Parks With Life. We present case studies, identifying the strengths and weaknesses and opportunities and threats (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) and the analysis that studies the political, economic, socio - cultural and technological mark ( PEST analysis), making benchmarking brands of quality and sustainability associated with Protected Areas, proposing strategies and action to be followed by managing the brand - Parks Association With Life.2012-09-27T10:26:44Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2113porMartins, Julieta Maria Fernandes Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:05.170059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
title A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
spellingShingle A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues
Turismo
Desenvolvimento sustentável
Marketing
Análise SWOT
Análise PEST
Marcas de qualidade
Financiamento
Parques com vida
Linhas estratégicas
Áreas protegidas
title_short A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
title_full A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
title_fullStr A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
title_full_unstemmed A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
title_sort A Marca “Parques com Vida”: Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
author Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues
author_facet Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Julieta Maria Fernandes Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Desenvolvimento sustentável
Marketing
Análise SWOT
Análise PEST
Marcas de qualidade
Financiamento
Parques com vida
Linhas estratégicas
Áreas protegidas
topic Turismo
Desenvolvimento sustentável
Marketing
Análise SWOT
Análise PEST
Marcas de qualidade
Financiamento
Parques com vida
Linhas estratégicas
Áreas protegidas
description O respeito pelo ambiente, conservação da natureza e biodiversidade são condições base para a sustentabilidade dos serviços Parques Com Vida e constituem a sua marca distintiva, comparativamente a outros destinos turísticos. Com o presente trabalho pretende-se, por um lado narrar as boas práticas do passado, ao longo das três acções co-financiadas pela iniciativa comunitária EQUAL. Explanando o nascimento da marca, as suas especificidades, o território de abrangência, a entidade gestora e as actividades concretizadas, apresentando os objectivos e as metas alcançadas a cada momento. Por outro lado, e dadas as dificuldades que se fazem sentir, a todos os níveis, pretendesse explorar o futuro da marca Parques Com Vida. Apresentam-se casos de estudo, identificando os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades (SWOT - Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), bem como a análise que estuda os factores políticos, económicos, sócio - culturais e tecnológicos da marca (análise PEST), fazendo benchmarking em marcas de qualidade e sustentabilidade associadas a Áreas Protegidas, propondo estratégias e linhas de acção a seguir pela entidade gestora da marca – Associação Parques Com Vida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-09-27T10:26:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2113
url http://hdl.handle.net/10348/2113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137137522638848