Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Alexandra Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/95544
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_e20c70b8ef363e34e22471b682001f14
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/95544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papelReduction of waiting time in the expedition warehouse: paper pulp sectorLogísticaCadeia de AbastecimentoArmazémExpediçãoTempo de EsperaLogisticsSupply ChainWarehouseExpeditionLead TimeDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNos dias de hoje, com o surgimento de novos mercados de compra e o aumento da competitividade do mercado, as empresas tendem a querer melhorar o seu desempenho e o seu nível de serviço, como forma de diferenciação. A indústria da pasta de papel está dependente de uma longa e extensa cadeia de abastecimento, sendo que esta culmina na distribuição para o cliente final. Para um bom nível de serviço, os armazéns possuem um papel fulcral, para existir disponibilidade do produto conforme pedido do cliente, em quantidade, prazo e condição certa.Com o aumento da capacidade produtiva da CELBI, em consequência dos investimentos para o aumento da produção e da melhoria do processo produtivo ao longo dos últimos anos, existiu um aumento do volume de expedição. Como consequência, a empresa defronta-se com problemas a nível logístico. Com os elevados tempos de espera e de processo registados no armazém de expedição, existiu a necessidade de estudar as razões que os originam. As falhas de comunicação, a falta de visibilidade horária sobre os carregamentos e a restrição de espaço para efetuar os mesmos foram os principais problemas identificados, através da recolha de dados em SAP, da observação direta do processo e da realização de brainstormings e entrevistas não estruturadas. Após a identificação dos problemas foram propostas melhorias, tais como a implementação de pagers e planeamento de carregamentos em janelas horárias, de modo a tornar o processo mais eficiente.O projeto está organizado pelas etapas: Definir - Medir - Analisar - Implementar melhorias - Controlar (DMAIC). Este é um ciclo responsável por diminuir desperdícios, abrandar falhar, solucionar problemas, melhorar processos e dar uma visão mais ampla e detalhada de tudo o que acontece na organização.Currently, with the emergence of new purchasing markets and the increase in market competitiveness, companies tend to want to improve their performance and their service level, as a way of differentiation. The pulp industry is dependent on a long and extensive supply chain, which culminates in distribution to the end customer. For a good level of service, the warehouses play a crucial role, to have the product available according to the customer's request, in quantity, term and in the right condition.With the increase in CELBI's production capacity, because of investments to increase production and the improvement of the production process over the last few years, there was an increase in the volume of shipments. As a result, the company faces logistical problems. With the high waiting and process times recorded in the dispatch warehouse, there was a need to study the reasons that give rise to them. The main problems identified were communication failures, the lack of hourly visibility on the shipments and the restriction of space to carry them out, through data collection in SAP, direct observation of the process and brainstorming and unstructured interviews. After identifying the problems, improvements were proposed, such as implementing pagers and scheduling loads in hourly windows to make the process more efficient.The project is organized by the steps: Define - Measure - Analyze - Implement improvements - Control (DMAIC). This is a cycle responsible for reducing waste, slowing down failure, solving problems, improving processes, and giving a broader and more detailed view of everything that happens in the organization.2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/95544http://hdl.handle.net/10316/95544TID:202753700porSantos, Sara Alexandra Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:50:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:01.127896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
Reduction of waiting time in the expedition warehouse: paper pulp sector
title Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
spellingShingle Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
Santos, Sara Alexandra Sousa
Logística
Cadeia de Abastecimento
Armazém
Expedição
Tempo de Espera
Logistics
Supply Chain
Warehouse
Expedition
Lead Time
title_short Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
title_full Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
title_fullStr Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
title_full_unstemmed Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
title_sort Redução dos tempos de espera no armazém de expedição: setor da pasta de papel
author Santos, Sara Alexandra Sousa
author_facet Santos, Sara Alexandra Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sara Alexandra Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Cadeia de Abastecimento
Armazém
Expedição
Tempo de Espera
Logistics
Supply Chain
Warehouse
Expedition
Lead Time
topic Logística
Cadeia de Abastecimento
Armazém
Expedição
Tempo de Espera
Logistics
Supply Chain
Warehouse
Expedition
Lead Time
description Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/95544
http://hdl.handle.net/10316/95544
TID:202753700
url http://hdl.handle.net/10316/95544
identifier_str_mv TID:202753700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134036966244352