Distribuição e visualização de recursos educativos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Diogo Martins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22623
Resumo: Verifica-se uma crescente procura, utilização e exigência, por parte dos utilizadores, de plataformas digitais de apoio ao estudo. Uma das causas deste aumento deve-se ao crescente acesso a equipamentos digitais, especialmente telemóveis e tablets, por parte das gerações mais novas. Este fenómeno foi drasticamente acelerado pela pandemia Covid-19, com início em 2020, e consequentes medidas de confinamento. Uma das principais funcionalidades das plataformas de e-Learning é a distribuição e visualização de conteúdos educativos. Se esta funcionalidade falhar a capacidade de a plataforma cumprir o seu objetivo é dificultada, ou até impossibilitada. Este documento procura estudar os obstáculos encontrados por estas plataformas, tendo como objetivo encontrar a melhor forma de distribuir e apresentar conteúdos educativos. Para tal, será estudado um caso real, e será projetado e desenvolvido um novo módulo de distribuição de recursos educativos.
id RCAP_e21b1f7afc4734486a7de3401767d115
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Distribuição e visualização de recursos educativos interativose-LearningEducaçãoLMSMedia playerRecursos interativosEducationInteractive resourcesVerifica-se uma crescente procura, utilização e exigência, por parte dos utilizadores, de plataformas digitais de apoio ao estudo. Uma das causas deste aumento deve-se ao crescente acesso a equipamentos digitais, especialmente telemóveis e tablets, por parte das gerações mais novas. Este fenómeno foi drasticamente acelerado pela pandemia Covid-19, com início em 2020, e consequentes medidas de confinamento. Uma das principais funcionalidades das plataformas de e-Learning é a distribuição e visualização de conteúdos educativos. Se esta funcionalidade falhar a capacidade de a plataforma cumprir o seu objetivo é dificultada, ou até impossibilitada. Este documento procura estudar os obstáculos encontrados por estas plataformas, tendo como objetivo encontrar a melhor forma de distribuir e apresentar conteúdos educativos. Para tal, será estudado um caso real, e será projetado e desenvolvido um novo módulo de distribuição de recursos educativos.There is a growing demand for quality digital e-Learning platforms. One of the causes for this growth is the increased access to digital devices, especially mobile phones and tablets, by the younger generations. This phenomenon was drastically accelerated by the Covid-19 pandemic, which began in 2020, and its consequent lockdown measures. One of the main features of an e-Learning platform is the distribution and visualization of educational content. If this functionality fails, the ability of a platform to fulfill its purpose is severely hampered, or completely impeded. This document seeks to study the obstacles encountered by these platforms, aiming to find the best way to distribute and present educational content. To this end, a real case will be studied, and a new module for the distribution of educational content will be projected and developed.Castro, António Vieira AbelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Rafael Diogo Martins de20222025-11-16T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22623TID:203113845porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-05T01:46:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:26.794519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
title Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
spellingShingle Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
Oliveira, Rafael Diogo Martins de
e-Learning
Educação
LMS
Media player
Recursos interativos
Education
Interactive resources
title_short Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
title_full Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
title_fullStr Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
title_full_unstemmed Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
title_sort Distribuição e visualização de recursos educativos interativos
author Oliveira, Rafael Diogo Martins de
author_facet Oliveira, Rafael Diogo Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, António Vieira Abel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Diogo Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv e-Learning
Educação
LMS
Media player
Recursos interativos
Education
Interactive resources
topic e-Learning
Educação
LMS
Media player
Recursos interativos
Education
Interactive resources
description Verifica-se uma crescente procura, utilização e exigência, por parte dos utilizadores, de plataformas digitais de apoio ao estudo. Uma das causas deste aumento deve-se ao crescente acesso a equipamentos digitais, especialmente telemóveis e tablets, por parte das gerações mais novas. Este fenómeno foi drasticamente acelerado pela pandemia Covid-19, com início em 2020, e consequentes medidas de confinamento. Uma das principais funcionalidades das plataformas de e-Learning é a distribuição e visualização de conteúdos educativos. Se esta funcionalidade falhar a capacidade de a plataforma cumprir o seu objetivo é dificultada, ou até impossibilitada. Este documento procura estudar os obstáculos encontrados por estas plataformas, tendo como objetivo encontrar a melhor forma de distribuir e apresentar conteúdos educativos. Para tal, será estudado um caso real, e será projetado e desenvolvido um novo módulo de distribuição de recursos educativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2025-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22623
TID:203113845
url http://hdl.handle.net/10400.22/22623
identifier_str_mv TID:203113845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131566920695808