A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Juliana Azevedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41250
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_e221168b7fd32f4be443902afe579015
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofoneThe prevention of Repetitive Strain Injury in saxophone lessonsPrevençãoLesõesSaxofonePreventionLesionsSaxophoneCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio descreve um projeto de intervenção e investigação desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho no ano letivo 2014/2015. Teve como objetivos: identificar quais as principais zonas do corpo que sofrem lesões ou desconfortos em saxofonistas e alunos de saxofone; compreender qual a possível relação dos padrões físicos observados durante a performance musical de quatro alunos de saxofone nas aulas com as suas queixas de dores e desconfortos; desenvolver exercícios adequados às zonas do corpo mais suscetíveis de sofrerem lesões ou desconfortos; avaliar o impacto destas atividades nos alunos e promover uma pedagogia que levasse em consideração a saúde física e muscular em alunos de saxofone. Este trabalho teve como intervenientes os alunos de Música de Câmara (Quarteto de Saxofones) da Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE). A metodologia de investigação seguiu as orientações gerais da Investigação-Ação e a observação participante (relatórios escritos e registo de vídeo) e as entrevistas semiestruturadas aos intervenientes foram os instrumentos utilizados para a recolha de dados. As estratégias e atividades realizadas tiveram como fundamento a revisão da literatura científica sobre a temática e tiveram resultados muito satisfatórios junto dos alunos. É, no entanto, necessário referir que no processo de ensino e aprendizagem existe uma grande lacuna na formação de base dos alunos sobre o funcionamento do corpo e das lesões que daí podem advir. Para além desta lacuna a escassa e inadequada literatura existente (principalmente dedicada a instrumentos como o saxofone) e a falta de orientações mais claras para professores de instrumento (como por exemplo a existência de um método sobre a temática) têm conduzido a que o conhecimento nesta área seja muito difícil de alcançar e as práticas, por vezes, desadequadas. Porém, após a análise dos dados recolhidos o projeto permitiu concluir que os alunos ficaram sensibilizados para a temática e as dores e desconfortos descritos inicialmente foram solucionados. Por esta razão, a preocupação com a prevenção de LER deveria ser mais importante para as escolas e para os professores, e deveria realizar-se mais investigação sobre a temática.This internship abstract describes a project of intervention and research, developed in the Master’s degree on Music Teaching of Minho University in the school year of 2014/2015. Its goals were: to identify which are the main body parts of saxophonists and saxophone students suffering from lesions or discomforts; to understand what is the possible relation between the physical patterns (observed during the musical performance of four saxophone students during their lessons) and their complaints about pain and discomforts; to assess the impact of such activities on students and to promote a pedagogical practice which takes into consideration the physical and muscular health of saxophone students. This work focused on the students of Music Chamber (Saxophone Quartet) of the Professional Arts School of Vale do Ave (ARTAVE). The research methodology followed the general guidelines of Action-Research. Participant’s observation (written reports and video recording) and semi-structured interviews were used to conduct the data collection. The strategies and activities were based on the scientific literature's revision of the topic and had very satisfying results on the students. It must be highlighted that the students have little knowledge about the way the body works and the lesions that can come from it. Besides this lack, one must underline the scarce and inadequate literature (specially dedicated to instruments such as the saxophone) and also the absence of clearer guidelines on the topic for the teacher (such as a method). However, after as analysis on the data collected, this project allowed to conclude that the students became more aware of the theme and the pain and discomfort they initially described were solved. For this reason, the concern with Repetitive Strain Injury prevention should be more importante for schools and teachers and more research about this matter should be developed.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoMoreira, Juliana Azevedo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41250por201514478info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:21.642189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
The prevention of Repetitive Strain Injury in saxophone lessons
title A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
spellingShingle A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
Moreira, Juliana Azevedo
Prevenção
Lesões
Saxofone
Prevention
Lesions
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
title_full A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
title_fullStr A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
title_full_unstemmed A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
title_sort A prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) nas aulas de saxofone
author Moreira, Juliana Azevedo
author_facet Moreira, Juliana Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Juliana Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Prevenção
Lesões
Saxofone
Prevention
Lesions
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prevenção
Lesões
Saxofone
Prevention
Lesions
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41250
url http://hdl.handle.net/1822/41250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132751333425152