Fatores que influenciam a intenção de compra do consumidor de escape rooms - estudo de caso em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87607 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão, (especialização em Gestão Geral) |
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Fatores que influenciam a intenção de compra do consumidor de escape rooms - estudo de caso em PortugalFactors influencing escape room consumers’ buying intention - Portugal case studyConsumidor portuguêsEscape roomsExperiênciaFatores de influênciaIntenção de compraBuying intentionExperienceInfluencing factorsPortuguese consumerCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Gestão, (especialização em Gestão Geral)O consumidor moderno procura experiências diferentes e originais, e os escape rooms são uma novidade, relativamente recente, ligada aos setores do entretenimento e turismo. Por conseguinte, cresce a importância de explorar o mundo dos escape rooms e o que influencia os seus consumidores a quererem usufruir destas experiências. Com este estudo de caso pretendia-se recolher informação sobre o consumidor português de ER que pudesse auxiliar as empresas. Assim, procurou-se compreender melhor os consumidores portugueses de escape rooms e determinar que fatores os impulsionam à compra desta experiência em Portugal. Para uma prévia compreensão do meio em que se integram os escape rooms, realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre a perspetiva de consumidores portugueses, de diferentes concelhos, e sobre a perspetiva de empresas portuguesas, tendo-se realizado 8 entrevistas. Posteriormente, recorrendo a um método quantitativo, o inquérito, descreve-se o perfil do consumidor português de escape rooms, determinam-se as suas motivações para jogar ER e considerações económicas antes da compra, e testam-se alguns fatores que possam influenciar a sua intenção de compra. Recolheu-se uma amostra válida de 145 participantes. Esta é constituída por consumidores portugueses de ER, ou seja, que já experimentaram pelo menos uma vez um escape room. Quanto aos fatores estudados, aqui inclui-se: o desejo de sentir surpresa, o desejo de sentir adrenalina, a perspetiva de haver coesão entre elementos (num escape room), os elementos tradicionais e tecnológicos (num escape room), a comunicação da empresa, a localização da empresa e o word-of-mouth. Antes de efetuados os testes, definiram-se as hipóteses que partem do princípio de que os fatores influenciam positivamente a intenção de compra dos consumidores de ER. É ainda incluída uma hipótese sobre o tema preferido de escape rooms dos consumidores. Os resultados apontam que o desejo de sentir surpresa, o desejo de sentir adrenalina, a comunicação das empresas e o word-of-mouth influenciam de forma positiva a intenção de compra. Este estudo oferece algumas contribuições teóricas e práticas, sendo uma das sugestões o estudo e implementação do marketing online, nomeadamente recorrendo a publicações em redes sociais, tais como vídeos, que captem a atenção dos consumidores, acompanhamento de avaliações online e um maior foco na implementação de elementos nos escape rooms que provoquem surpresa e alguma adrenalina.The modern consumer looks for different and original experiences, and escape rooms are a relatively recent novelty linked to the entertainment and tourism sectors. Therefore, the importance of exploring the world of escape rooms and what influences their consumers to want to enjoy these experiences grows. With this case study, the aim was to collect information about the Portuguese consumer of ER, that could help companies. Thus, we sought to better understand Portuguese consumers of escape rooms and determine what factors drive them to purchase this experience in Portugal. For a prior understanding of the environment in which escape rooms are integrated, qualitative research was carried out on the perspective of Portuguese consumers, from different municipalities, and on the perspective of Portuguese companies, having carried out 8 interviews. Subsequently, using a quantitative method, a survey, we proceed to describe the profile of the Portuguese consumer of escape rooms, determine their motivations for playing ER, determine the economic considerations before the purchase and test some factors that may influence their buying intention. A valid sample of 145 participants was collected. It is composed of Portuguese consumers of escape rooms, that is, who had already tried an escape room at least once. As for the factors studied, here are included: desire of feeling surprise, desire of feeling adrenaline, perspective of having cohesion between elements (in an escape room), presence of traditional and technological elements (in an escape room), company communication, company location and word-of mouth. Before carrying out the tests, hypotheses were defined based on the principle that the factors positively influence the purchase intention of consumers of ER. It also includes a hypothesis about the preferred topic of escape rooms for consumers. The results indicate that the desire of feeling surprised, the desire of feeling adrenaline, the company communication and word-of-mouth all positively influence buying intention. This study offers some theoretical and practical contributions, one of the suggestions being the study and implementation of online marketing, namely using publications on social networks, such as videos, which capture the attention of consumers, monitoring online reviews and a greater focus on implementation of elements in escape rooms that provoke surprise and some adrenaline.Nogueira, Sónia Fernanda MoreiraUniversidade do MinhoAbrunhosa, Mariana Vaz de Carvalho2023-12-132023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87607por203432959info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:26:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:26:19Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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