Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcos Luiz da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14940
Resumo: O estudo do comportamento do consumidor infantil ganhou relevância nos últimos anos, posto que a criança está ganhando mais espaço e poder de decisão no que diz respeito ao consumo familiar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência do consumidor infantil nas decisões de compra dos pais no supermercado. A pesquisa em questão foi elaborada em um supermercado do município de Aparecida-PB, caracterizando-se como estudo de caso descritivo porque tenta descrever o comportamento do consumidor infantil. Parar tanto foram aplicados 112 questionários do tipo likert dirigido aos pais, além de 8 horas de observações feita com 30 crianças para identificar os fatores influenciadores do consumo. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa com o auxílio do programa estatístico SPSS 22.0 (Statistical Package for the Social Sciences) utilizando a frequência, média e desvio padrão. Por fim, os resultados obtidos revelaram que os fatores influenciadores utilizados na pesquisa se mostraram importantes quanto a decisão de compra desse público-alvo, revelando os fatores culturais e psicológicos como sendo os maiores influenciadores na decisão de compra, além das variáveis abordadas quanto ao mix de marketing que apresentaram os maiores resultados da pesquisa.
id UFCG_d4927534b684b5759083f62e58cb5016
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14940
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.DELFINO, Islania Andrade de Lira.DELFINO, I. A. L.MELO, Wellington Ferreira de.MELO, W. F.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547SILVA, M. L.http://lattes.cnpq.br/8262057016878547SILVA, Marcos Luiz da.O estudo do comportamento do consumidor infantil ganhou relevância nos últimos anos, posto que a criança está ganhando mais espaço e poder de decisão no que diz respeito ao consumo familiar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência do consumidor infantil nas decisões de compra dos pais no supermercado. A pesquisa em questão foi elaborada em um supermercado do município de Aparecida-PB, caracterizando-se como estudo de caso descritivo porque tenta descrever o comportamento do consumidor infantil. Parar tanto foram aplicados 112 questionários do tipo likert dirigido aos pais, além de 8 horas de observações feita com 30 crianças para identificar os fatores influenciadores do consumo. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa com o auxílio do programa estatístico SPSS 22.0 (Statistical Package for the Social Sciences) utilizando a frequência, média e desvio padrão. Por fim, os resultados obtidos revelaram que os fatores influenciadores utilizados na pesquisa se mostraram importantes quanto a decisão de compra desse público-alvo, revelando os fatores culturais e psicológicos como sendo os maiores influenciadores na decisão de compra, além das variáveis abordadas quanto ao mix de marketing que apresentaram os maiores resultados da pesquisa.The study of child consumer behavior has gained relevance in recent years, since the child is gaining more space and decision power with respect to family consumption. In this way, the present study aims to analyze the influence of the child consumer on the purchasing decisions of the parents in the supermarket. The research in question was elaborated in a supermarket in the city of Aparecida-PB, characterizing itself as a descriptive case study because it tries to describe the behavior of the child consumer. To stop both were applied 112 likert questionnaires addressed to the parents, in addition to 8 hours of observations made with 30 children to identify the factors influencing the consumption. The collected data were published in tables and analyzed quantitatively with the aid of the statistical program SPSS 22.0 (Statistical Package for the Social Sciences) using frequency, mean and standard deviation. Finally, the results showed that the influencing factors used in the research were important for the purchase decision of this target audience, revealing the cultural and psychological factors as the major influencers in the purchase decision, besides the variables approached regarding the mix that presented the greatest results of the research.Submitted by Marly Silva (biblioteca.ccjs@ufcg.edu.br) on 2020-09-03T23:10:26Z No. of bitstreams: 1 MARCOS LUIZ DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdf: 620537 bytes, checksum: 0c9b8ad3ec3f19222670baa3a6cb445e (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-03T23:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOS LUIZ DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdf: 620537 bytes, checksum: 0c9b8ad3ec3f19222670baa3a6cb445e (MD5) Previous issue date: 2017Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSAdministraçãoComportamento do consumidorConsumidor infantilSupermercadoConsumer behaviorChild consumerSupermarketFatores influenciadoresDecisão de compraInfluencing factorsBuying decisionComportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.Child consumer behavior: a case study in a Supermarket in the city of Aparecida - PB.20172020-09-03T23:10:26Z2020-09-032020-09-03T23:10:26Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14940SILVA, Marcos Luiz da. Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um supermercado do Município de Aparecida-PB. 2017. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALMARCOS LUIZ DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfMARCOS LUIZ DA SILVA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2017.pdfapplication/pdf326965http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/14940/3/MARCOS+LUIZ+DA+SILVA+-+TCC+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+2017.pdf76891407532cdd8a4b60d5757ffcf010MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/14940/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/149402021-07-28 18:27:25.612oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:14:29.193344Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Child consumer behavior: a case study in a Supermarket in the city of Aparecida - PB.
title Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
spellingShingle Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
SILVA, Marcos Luiz da.
Administração
Comportamento do consumidor
Consumidor infantil
Supermercado
Consumer behavior
Child consumer
Supermarket
Fatores influenciadores
Decisão de compra
Influencing factors
Buying decision
title_short Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
title_full Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
title_fullStr Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
title_sort Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um Supermercado do Município de Aparecida - PB.
author SILVA, Marcos Luiz da.
author_facet SILVA, Marcos Luiz da.
author_role author
dc.contributor.advisor1ILattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8262057016878547
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv BARBOSA, M. F. N.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv DELFINO, I. A. L.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MELO, Wellington Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv MELO, W. F.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv SILVA, M. L.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8262057016878547
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Marcos Luiz da.
contributor_str_mv BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
DELFINO, Islania Andrade de Lira.
MELO, Wellington Ferreira de.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Comportamento do consumidor
Consumidor infantil
Supermercado
Consumer behavior
Child consumer
Supermarket
Fatores influenciadores
Decisão de compra
Influencing factors
Buying decision
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumidor infantil
Supermercado
Consumer behavior
Child consumer
Supermarket
Fatores influenciadores
Decisão de compra
Influencing factors
Buying decision
description O estudo do comportamento do consumidor infantil ganhou relevância nos últimos anos, posto que a criança está ganhando mais espaço e poder de decisão no que diz respeito ao consumo familiar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência do consumidor infantil nas decisões de compra dos pais no supermercado. A pesquisa em questão foi elaborada em um supermercado do município de Aparecida-PB, caracterizando-se como estudo de caso descritivo porque tenta descrever o comportamento do consumidor infantil. Parar tanto foram aplicados 112 questionários do tipo likert dirigido aos pais, além de 8 horas de observações feita com 30 crianças para identificar os fatores influenciadores do consumo. Os dados coletados foram lançados em tabelas e analisados de forma quantitativa com o auxílio do programa estatístico SPSS 22.0 (Statistical Package for the Social Sciences) utilizando a frequência, média e desvio padrão. Por fim, os resultados obtidos revelaram que os fatores influenciadores utilizados na pesquisa se mostraram importantes quanto a decisão de compra desse público-alvo, revelando os fatores culturais e psicológicos como sendo os maiores influenciadores na decisão de compra, além das variáveis abordadas quanto ao mix de marketing que apresentaram os maiores resultados da pesquisa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-03T23:10:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-03
2020-09-03T23:10:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14940
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Marcos Luiz da. Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um supermercado do Município de Aparecida-PB. 2017. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14940
identifier_str_mv SILVA, Marcos Luiz da. Comportamento do consumidor infantil: um estudo de caso em um supermercado do Município de Aparecida-PB. 2017. 53fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/14940/3/MARCOS+LUIZ+DA+SILVA+-+TCC+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+2017.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/14940/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 76891407532cdd8a4b60d5757ffcf010
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396684183502848