Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Patrícia Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18314
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_b0cdf3f34d8df2215657d7cd04d4d80c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética naturalcomportamento do consumidorfatores influenciadoresintenção de compraprodutos verdesprodutos de cosmética naturalconsumer buying behaviorinfluencing factorspurchase intentiongreen productsnatural cosmetics productsMestrado em MarketingEstá-se a assistir a um crescimento considerável no mercado de produtos de cosmética natural, pelo que é essencial que as empresas players desse mercado elaborem e integrem estratégias de marketing, especialmente naquilo que diz respeito à comunicação que fazem desses produtos. Sendo uma vertente de produtos relativamente atual, todos os esforços feitos nessa área contribuem para uma maior e melhor informação para os consumidores. Desta forma, o presente estudo prende-se com o entendimento das perceções dos consumidores relativamente aos produtos de cosmética natural e quais os fatores que mais os influenciam nas suas intenções de compra. Para esta investigação recorreu-se a um estudo quantitativo, através da aplicação de um questionário. Foi utilizada uma amostra por conveniência que contou com 315 participantes, consumidores ou não, mas que manifestassem algum interesse neste tipo de produtos. A análise dos resultados obtidos indicou que apesar de muitos dos inquiridos se encontrarem algo familiarizados com este assunto, ainda não estão perfeitamente elucidados relativamente à essência e às vantagens dos produtos de cosmética natural. Aliado a isto, os fatores que se mostraram como principais influenciadores na intenção de compra foram a consciência para a saúde, a consciência ambiental, a consciência do preço e a qualidade dos produtos.Given the considerable increase in the natural cosmetics market, it is essential that the market's key players develop and adopt marketing strategies particularly related to the communication of such products. Since this is a new trend, all efforts made in this area will increase and spread more and better information to consumers. Hence, the current essay aims to understand consumers' perceptions about natural cosmetic products and what determines their choices and selections. For this investigation we used a quantitative study by sending a questionnaire to a sample of 315 participants independent of already being consumers of natural cosmetics or not, but who clearly manifested an interest in such products. The results from this study indicated that, even though, most people enquired were somewhat familiar with the subject, they were not quite enlightened about the essence and advantages of using natural cosmetic products. In addition, the main drivers that influence consumers in purchasing these products are linked to a higher consciousness in health matters, environmental awareness and price/quality aspects. Therefore, from a business standpoint, this study provides relevant evidence that when we understand what influences the intention and the decision to purchase this type of product, we can easily develop a more efficient marketing strategy and/or adjust the strategies in place.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaSoares, Patrícia Silva2020-03-13T01:30:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18314porSoares, Patrícia Silva (2018). "Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:23.189537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
title Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
spellingShingle Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
Soares, Patrícia Silva
comportamento do consumidor
fatores influenciadores
intenção de compra
produtos verdes
produtos de cosmética natural
consumer buying behavior
influencing factors
purchase intention
green products
natural cosmetics products
title_short Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
title_full Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
title_fullStr Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
title_full_unstemmed Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
title_sort Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural
author Soares, Patrícia Silva
author_facet Soares, Patrícia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Patrícia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv comportamento do consumidor
fatores influenciadores
intenção de compra
produtos verdes
produtos de cosmética natural
consumer buying behavior
influencing factors
purchase intention
green products
natural cosmetics products
topic comportamento do consumidor
fatores influenciadores
intenção de compra
produtos verdes
produtos de cosmética natural
consumer buying behavior
influencing factors
purchase intention
green products
natural cosmetics products
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2020-03-13T01:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18314
url http://hdl.handle.net/10400.5/18314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, Patrícia Silva (2018). "Perceções e fatores influenciadores na compra de produtos de cosmética natural". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131124296843264