O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10892 |
Resumo: | Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música. |
id |
RCAP_e233583e5ed7f5bca655d993ad7983f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swingSaxofoneAprendizagemImprovisaçãoPedagogiaJazzSwingTranscriçãoRitmoCompetênciasApprenticeshipImprovisationPedagogyTranscriptionRhythmSkillsRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Resumo I – Parte I Prática Pedagógica - O presente estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. O relatório inicia-se com uma caracterização do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, abordando a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, Engº Luiz Peter Clode no ano letivo de 2018-2019, abrangendo três alunos de diferentes graus de ensino da classe de saxofone Jazz. Em seguida, inclui-se uma nota biográfica de cada aluno, apontando o percurso académico e os seus pontos fortes e fracos. São explicadas as práticas educativas que foram implementadas e desenvolvidas com cada um dos alunos (duas comuns aos três alunos e uma de forma individualizada). No final deste trabalho é feita uma reflexão sobre o desempenho enquanto professor, apontando os pontos positivos e negativos da prática pedagógica, reflexo do nível da atividade docente.Resumo II – Parte II Projeto de investigação - Na segunda parte do trabalho, faz-se uma descrição do projeto de investigação: O papel da transcrição na aquisição de competências rítmicas – swing. Apresenta-se a revisão da literatura sobre os conceitos, a bibliografia, a problemática e os objetivos que se pretendem atingir com a investigação. Em termos metodológicos, utilizou-se o processo de Investigação-Ação através da recolha de dados em suporte áudio e tabelas de observação para posteriormente serem analisados e avaliados de forma qualitativa numa escala tipo Likert. Na última secção é feita a análise e reflexão sobre todo o processo das transcrições observadas, para verificar a pertinência do estudo no processo da transcrição de solos e de standards, como base para o estudo da improvisação, nomeadamente na aquisição de competências rítmicas.Abstract I – Part I Teaching - This internship was developed within the scope of the Specialized Teaching Internship, master’s in music teaching in Escola Superior de Música de Lisboa. The report begins by characterizing the educational institution where the internship was realized by addressing a pedagogical practice developed at the Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira EngºLuiz Peter Clode in the academic year of 2018 and 2019, with three students from different saxophone jazz students degrees. It starts by making a biographical note of each student, showing their strengths and weaknesses. There are explained educational practices that were implemented and reproduced with each student (two common to the three students and one personalized for each one). In the end of this report, a reflection is made on the performance as a teacher, giving positive and negative points of the pedagogical practice, reflecting the level of the teacher activity.Abstract – Part II Investigation - In the second part of the work, a description of the research is given: The role of transcription in the acquisition of rhythmic skills - swing. Following is a review of the literature on the relevant concepts and bibliography, the problem and the objectives that are intended to be achieved with the investigation. The methodology used, the action research process, through the collection of data on audio support and observation tables to be analyzed and evaluated qualitatively on a Likert scale. In the last part, an analysis and reflection is made on the whole process of the observed transcriptions, to verify the pertinence of the study. That said, the emphasis will be on the process of transcribing solos and standards as the basis for the study of improvisation, namely the acquisition of rhythmic skills.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaPinheiro, RicardoRodrigues, IreneRCIPLAndrade, José Francisco Figueira2019-12-17T12:40:31Z2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10892TID:202341739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:15.053671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
title |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
spellingShingle |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing Andrade, José Francisco Figueira Saxofone Aprendizagem Improvisação Pedagogia Jazz Swing Transcrição Ritmo Competências Apprenticeship Improvisation Pedagogy Transcription Rhythm Skills |
title_short |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
title_full |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
title_fullStr |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
title_full_unstemmed |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
title_sort |
O papel da transcrição no desenvolvimento de competências rítmicas – swing |
author |
Andrade, José Francisco Figueira |
author_facet |
Andrade, José Francisco Figueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Ricardo Rodrigues, Irene RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, José Francisco Figueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saxofone Aprendizagem Improvisação Pedagogia Jazz Swing Transcrição Ritmo Competências Apprenticeship Improvisation Pedagogy Transcription Rhythm Skills |
topic |
Saxofone Aprendizagem Improvisação Pedagogia Jazz Swing Transcrição Ritmo Competências Apprenticeship Improvisation Pedagogy Transcription Rhythm Skills |
description |
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T12:40:31Z 2019-09 2019-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10892 TID:202341739 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10892 |
identifier_str_mv |
TID:202341739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133458958647296 |