Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Helena Vidal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86649
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_e2428b4f1eadf39a2df6e90a4dcccadf
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.CONSUMER ATTITUDE BEFORE GREEN PRODUCTS: BACKGROUND AND CONSEQUENCES.produtos verdesintenção de compra verdeatitude verdeconsciência ambientalgreen productsgreen buying intentgreen attitudeenvironmental awarenessDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaDiante da crescente preocupação com o meio ambiente, nota-se que cada vez mais as pessoas estão se importando com o consumo responsável e sustentável. As questões relacionadas ao meio ambiente estão presentes diariamente em noticiários e em rodas de discussão entre amigos e familiares. A questão da atitude verde vem ao encontro não só da consciência ambiental com relação ao meio ambiente e consumo humano, mas também ao ceticismo dos compradores com relação a produtos verdes além de outros fatores que serão mostrados e aplicados no presente trabalho. O estudo aplicado pretende caracterizar o perfil do consumidor, analisando os antecedentes da atitude verde bem como os consequentes que podem resultar na intenção de compra verde. Diante disto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito, com frequentadores de comunidades de meio ambiente e/ou sustentabilidade através da ferramenta de perfil social facebook, o qual atingiu um total de 208 inqueridos. Através da realização de testes estatísticos e tendo como base o Modelo das Equações Estruturais, alcançou-se resultados com os quais foi possível concluir que os consumidores são influenciados pela própria consciência ambiental, pela sensibilidade ao preço do produto, pela satisfação de já ter comprado um produto do qual gostou – recompra – por confiarem que os produtos que se dizem verde realmente são, além de terem um apreço, afeição, por produtos verdes e pelo simples fato de estes serem verdes já resulta em uma atitude positiva para a intenção de compra verde. Quanto à originalidade/valor, pôde-se observar que a investigação traz um modelo inovador, pois através do estudo do comportamento de consumidores brasileiros que aparentam ser interessados pelo tema do meio ambiente e/ou sustentabilidade, consegue-se indicar os fatores que contribuem para incentivar a atitude verde dos consumidores para a intenção de compras de produtos verdes. Após a análise das variáveis responsáveis pela atitude verde, observou-se que este estudo é capaz de nortear os profissionais de marketing para tangenciar estratégias mais inteligentes, considerando os fatores que realmente importam para, enfim, gerar a intenção de compra de produtos verdes.Faced with growing concern about the environment, it is noted that more and more people are caring about responsible and sustainable consumption. Issues related to the environment are present daily on newsreels and discussion wheels between friends and family. The issue of the green attitude comes not only from environmental awareness regarding the environment and human consumption, but also to the skepticism of buyers regarding green products and other factors that will be shown and applied in the present work. The applied study intends to characterize the profile of the consumer, analyzing the antecedents of the green attitude as well as the consequent that can result in the green purchase intention. In view of this, a quantitative survey was carried out, through an inquiry, with community and environmental community members and / or sustainability through the social profile tool facebook, which reached a total of 208 inqueridos. Through statistical tests and based on the Structural Equations Model, results were obtained with which it was possible to conclude that consumers are influenced by their own environmental awareness, by the sensitivity to the price of the product, by the satisfaction of having already bought one product of which they liked - buy back - by trusting that the products that are said to be green really are, in addition to having an appreciation, affection, for green products and for the simple fact that these are green already results in a positive attitude towards green buying intention . As for originality / value, it can be observed that the research brings an innovative model, because through the study of the behavior of Brazilian consumers who appear to be interested in the theme of the environment and / or sustainability, it is possible to indicate the factors that contribute to encourage the green attitude of consumers to the intention to purchase green products. After analyzing the variables responsible for the green attitude, it was observed that this study is able to guide marketers to tangent strategies more intelligent, considering the factors that really matter in order to generate the intention to buy green products.2019-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86649http://hdl.handle.net/10316/86649TID:202221938porBranco, Helena Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:45.254064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
CONSUMER ATTITUDE BEFORE GREEN PRODUCTS: BACKGROUND AND CONSEQUENCES.
title Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
spellingShingle Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
Branco, Helena Vidal
produtos verdes
intenção de compra verde
atitude verde
consciência ambiental
green products
green buying intent
green attitude
environmental awareness
title_short Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
title_full Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
title_fullStr Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
title_full_unstemmed Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
title_sort Atitude do consumidor perante produtos verdes: antecedentes e consequentes.
author Branco, Helena Vidal
author_facet Branco, Helena Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Helena Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv produtos verdes
intenção de compra verde
atitude verde
consciência ambiental
green products
green buying intent
green attitude
environmental awareness
topic produtos verdes
intenção de compra verde
atitude verde
consciência ambiental
green products
green buying intent
green attitude
environmental awareness
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86649
http://hdl.handle.net/10316/86649
TID:202221938
url http://hdl.handle.net/10316/86649
identifier_str_mv TID:202221938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817549937572839424