Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marta, Marina Marquês
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13201
Resumo: O presente Relatório Final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico1, assim como as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fundamentais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. As principais aprendizagens passaram pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, pelo contacto com o Trabalho de Projeto, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º CEB, pela articulação entre estes dois níveis, pela inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais2 de caráter permanente na sala de atividades e pela aprendizagem através da Arte. Ao desenvolver estas experiências-chave, foi sempre elaborada uma reflexão final que foi ao encontro das características de um profissional reflexivo, pois a reflexão é uma prática recorrente em qualquer nível de ensino e, por isso, deve ser trabalhada.
id RCAP_e27a265aeba853680db94f053b65686f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básicorelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente Relatório Final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico1, assim como as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fundamentais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. As principais aprendizagens passaram pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, pelo contacto com o Trabalho de Projeto, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º CEB, pela articulação entre estes dois níveis, pela inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais2 de caráter permanente na sala de atividades e pela aprendizagem através da Arte. Ao desenvolver estas experiências-chave, foi sempre elaborada uma reflexão final que foi ao encontro das características de um profissional reflexivo, pois a reflexão é uma prática recorrente em qualquer nível de ensino e, por isso, deve ser trabalhada.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumMarta, Marina Marquês2016-04-18T12:09:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13201201335018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.145332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
relatório final
title Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
Marta, Marina Marquês
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
title_full Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
author Marta, Marina Marquês
author_facet Marta, Marina Marquês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marta, Marina Marquês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente Relatório Final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico1, assim como as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fundamentais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. As principais aprendizagens passaram pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, pelo contacto com o Trabalho de Projeto, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º CEB, pela articulação entre estes dois níveis, pela inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais2 de caráter permanente na sala de atividades e pela aprendizagem através da Arte. Ao desenvolver estas experiências-chave, foi sempre elaborada uma reflexão final que foi ao encontro das características de um profissional reflexivo, pois a reflexão é uma prática recorrente em qualquer nível de ensino e, por isso, deve ser trabalhada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T12:09:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13201
201335018
url http://hdl.handle.net/10400.26/13201
identifier_str_mv 201335018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015121539072