Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13201 |
Resumo: | O presente Relatório Final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico1, assim como as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fundamentais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. As principais aprendizagens passaram pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, pelo contacto com o Trabalho de Projeto, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º CEB, pela articulação entre estes dois níveis, pela inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais2 de caráter permanente na sala de atividades e pela aprendizagem através da Arte. Ao desenvolver estas experiências-chave, foi sempre elaborada uma reflexão final que foi ao encontro das características de um profissional reflexivo, pois a reflexão é uma prática recorrente em qualquer nível de ensino e, por isso, deve ser trabalhada. |
id |
RCAP_e27a265aeba853680db94f053b65686f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básicorelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente Relatório Final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico1, assim como as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fundamentais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. As principais aprendizagens passaram pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, pelo contacto com o Trabalho de Projeto, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º CEB, pela articulação entre estes dois níveis, pela inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais2 de caráter permanente na sala de atividades e pela aprendizagem através da Arte. Ao desenvolver estas experiências-chave, foi sempre elaborada uma reflexão final que foi ao encontro das características de um profissional reflexivo, pois a reflexão é uma prática recorrente em qualquer nível de ensino e, por isso, deve ser trabalhada.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumMarta, Marina Marquês2016-04-18T12:09:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13201201335018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.145332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico relatório final |
title |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico Marta, Marina Marquês Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Marta, Marina Marquês |
author_facet |
Marta, Marina Marquês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marta, Marina Marquês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente Relatório Final pretende dar a conhecer o percurso formativo realizado na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico1, assim como as experiências-chave consideradas fundamentais nesta fase de formação e de contacto com a realidade educativa. Ao longo de ambos os estágios, a observação e a reflexão foram fundamentais, pois permitiram compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos profissionais de Educação em cada um dos níveis referidos. As principais aprendizagens passaram pela implementação da Abordagem de Mosaico no Jardim de Infância, pelo contacto com o Trabalho de Projeto, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º CEB, pela articulação entre estes dois níveis, pela inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais2 de caráter permanente na sala de atividades e pela aprendizagem através da Arte. Ao desenvolver estas experiências-chave, foi sempre elaborada uma reflexão final que foi ao encontro das características de um profissional reflexivo, pois a reflexão é uma prática recorrente em qualquer nível de ensino e, por isso, deve ser trabalhada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-18T12:09:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13201 201335018 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13201 |
identifier_str_mv |
201335018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015121539072 |