Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Elsa Susana Pereira Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/127739
Resumo: O presente Relatório de Atividade Profissional enquadra-se no âmbito do Decreto-Lei N.º 74/2006 de 24 de março, que estabelece o regime jurídico dos graus e diplomas do Ensino Superior, na sequência do Processo de Bolonha, estando ao abrigo das recomendações do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para o acesso ao grau de Mestre pelos licenciados anteriores ao referido Processo. Este trabalho descreve um percurso de formação contínua, na modalidade de autoformação cooperada, desenvolvida desde 2003 até ao presente, junto de uma associação profissional com uma cultura pedagógica única e uma identidade que aqui se descreverão. Trata-se do Movimento da Escola Moderna, uma Associação Pedagógica de Professores e de outros profissionais de educação que já perfaz mais de cinquenta anos em Portugal e atualmente é constituída por mais de dois mil associados comprometidos com a integração dos valores democráticos na vida das escolas. O presente Relatório de Atividade Profissional abordará a importância do discurso sobre a profissão no aprofundamento dos saberes e das práticas profissionais, a escrita e o seu papel transformador no que concerne as práticas profissionais, assim como a forma como o discurso se constitui um elemento da identidade pedagógica de um grupo de profissionais. Incluirá, de igual modo, breves considerações em torno do pensamento utópico e apresentará os contributos desta reflexão na tomada de consciência do percurso de desenvolvimento profissional realizado e aqui descrito.
id RCAP_e27d96afddc447ed225b1cc2622c4042
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/127739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docenteMovimento da Escola ModernaCulturaIdentidadeUtopiaProfissionalidadeEscrita profissionalCultureIdentityProfessionalityProfessional writingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente Relatório de Atividade Profissional enquadra-se no âmbito do Decreto-Lei N.º 74/2006 de 24 de março, que estabelece o regime jurídico dos graus e diplomas do Ensino Superior, na sequência do Processo de Bolonha, estando ao abrigo das recomendações do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para o acesso ao grau de Mestre pelos licenciados anteriores ao referido Processo. Este trabalho descreve um percurso de formação contínua, na modalidade de autoformação cooperada, desenvolvida desde 2003 até ao presente, junto de uma associação profissional com uma cultura pedagógica única e uma identidade que aqui se descreverão. Trata-se do Movimento da Escola Moderna, uma Associação Pedagógica de Professores e de outros profissionais de educação que já perfaz mais de cinquenta anos em Portugal e atualmente é constituída por mais de dois mil associados comprometidos com a integração dos valores democráticos na vida das escolas. O presente Relatório de Atividade Profissional abordará a importância do discurso sobre a profissão no aprofundamento dos saberes e das práticas profissionais, a escrita e o seu papel transformador no que concerne as práticas profissionais, assim como a forma como o discurso se constitui um elemento da identidade pedagógica de um grupo de profissionais. Incluirá, de igual modo, breves considerações em torno do pensamento utópico e apresentará os contributos desta reflexão na tomada de consciência do percurso de desenvolvimento profissional realizado e aqui descrito.This Professional Activity Report falls within the scope of Decree-Law No. 74/2006 of 24 March, which establishes the legal regimen for higher education degrees and diplomas, following the Bologna Process. It is under the terms of the recommendations of the Council of Rectors of Portuguese Universities (CRUP), granting access to the degree of Master by those who graduated before the Bologna Process. This works intends to frame a personal journey of continuous training in cooperation with other professionals, since 2003 to the present, within a professional association with a unique pedagogical culture and identity that will be described here. The Movimento da Escola Moderna is an association of more than two thousand teachers and educators committed to the integration of democratic values in school life. This Professional Activity Report will address the importance of the discourse about one’s profession in the deepening of professional practices and knowledge, as well as writing as a professional transformative tool. It will dwell on the way discourse constitutes an element of professional identity. It will also include a reflection on utopian thought and its contributions to the awareness of the professional journey described here.Araújo, TeresaRUNAfonso, Elsa Susana Pereira Marques2023-09-10T00:31:41Z2021-09-102021-04-282021-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/127739TID:202783057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:07:36Zoai:run.unl.pt:10362/127739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:11.844439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
title Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
spellingShingle Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
Afonso, Elsa Susana Pereira Marques
Movimento da Escola Moderna
Cultura
Identidade
Utopia
Profissionalidade
Escrita profissional
Culture
Identity
Professionality
Professional writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
title_full Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
title_fullStr Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
title_full_unstemmed Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
title_sort Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente
author Afonso, Elsa Susana Pereira Marques
author_facet Afonso, Elsa Susana Pereira Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Teresa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Elsa Susana Pereira Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Escola Moderna
Cultura
Identidade
Utopia
Profissionalidade
Escrita profissional
Culture
Identity
Professionality
Professional writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Movimento da Escola Moderna
Cultura
Identidade
Utopia
Profissionalidade
Escrita profissional
Culture
Identity
Professionality
Professional writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente Relatório de Atividade Profissional enquadra-se no âmbito do Decreto-Lei N.º 74/2006 de 24 de março, que estabelece o regime jurídico dos graus e diplomas do Ensino Superior, na sequência do Processo de Bolonha, estando ao abrigo das recomendações do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para o acesso ao grau de Mestre pelos licenciados anteriores ao referido Processo. Este trabalho descreve um percurso de formação contínua, na modalidade de autoformação cooperada, desenvolvida desde 2003 até ao presente, junto de uma associação profissional com uma cultura pedagógica única e uma identidade que aqui se descreverão. Trata-se do Movimento da Escola Moderna, uma Associação Pedagógica de Professores e de outros profissionais de educação que já perfaz mais de cinquenta anos em Portugal e atualmente é constituída por mais de dois mil associados comprometidos com a integração dos valores democráticos na vida das escolas. O presente Relatório de Atividade Profissional abordará a importância do discurso sobre a profissão no aprofundamento dos saberes e das práticas profissionais, a escrita e o seu papel transformador no que concerne as práticas profissionais, assim como a forma como o discurso se constitui um elemento da identidade pedagógica de um grupo de profissionais. Incluirá, de igual modo, breves considerações em torno do pensamento utópico e apresentará os contributos desta reflexão na tomada de consciência do percurso de desenvolvimento profissional realizado e aqui descrito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
2021-04-28
2021-09-10T00:00:00Z
2023-09-10T00:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/127739
TID:202783057
url http://hdl.handle.net/10362/127739
identifier_str_mv TID:202783057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138066228576256