A inclusão de crianças com paralisia cerebral no 1º ciclo do ensino regular : práticas educativas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cristina Fernandes Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13321
Resumo: O presente estudo versa a problemática da inclusão das crianças com paralisia cerebral em três escolas de 1º ciclo do ensino regular do distrito de Viseu. Procurou-se verificar se as práticas educativas dos professores de 1º ciclo, com alunos com paralisia cerebral inseridos nas suas turmas, promovem a inclusão destes alunos, isto é, se são realmente inclusivas. Os objectivos deste estudo concretizaram-se através da realização de entrevistas e da observação directa a três professoras titulares de turma com alunos com paralisia cerebral nas suas turmas e a cada professora de educação especial que as acompanham. Como resultado do estudo empírico realizado, verificou-se que nas três escolas as orientações inclusivas da Declaração de Salamanca de 1994 e do Decreto-lei 3/2008 estão a ser implementadas, as condições proporcionadas aos alunos com paralisia cerebral são inspiradas na filosofia da inclusão e os alunos com paralisia cerebral integram os três níveis de inclusão – total, moderada e limitada, propostos por Correia (2008). Verificou-se ainda, que as percepções e as práticas educativas das professoras de 1º ciclo da escola A e B, facilitam a inclusão dos seus alunos com paralisia cerebral nas suas turmas, enquanto na escola C isso já não acontece.
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