Os novos mecanismos de controlo nas organizações e indivíduos: o impacto das práticas discursivas nas organizações e nos indivíduos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soeiro, Maria Seixas Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15777
Resumo: Os limites funcionais e hierárquicos que existiam nas organizações, têm perdido espaço nos dias de hoje. A competitividade e rápido avanço tecnológico torna mais difícil o cumprimento dos objetivos organizacionais e alinhamento com as necessidades de mercado (Seo, Park, & Kim, 2011). A criação e gestão dos mecanismos de controlo é importante, uma vez que possibilitam verificar se as pessoas estão ou não centradas e focadas naquilo que são os objetivos da organização na qual estão inseridos. Uma das formas de conseguir alinhar os colaboradores com os objetivos organizacionais é através da comunicação. A comunicação nas organizações tem de facto muito importância, uma vez que, não é apenas o meio pelo qual estabelecemos a existência das organizações, mas também é através da comunicação que as pessoas conseguem estar organizados e agir coletivamente (Cooren, Vaara, Langley, & Tsoukas, 2014). A investigação em si procura estudar qual o impacto que as práticas discursivas têm nos colaboradores e nas organizações. A recolha de dados para o presente estudo foi realizada através da aplicação de um inquérito, na área da hotelaria, em cinco cadeias hoteleiras, abordando 15 unidades hoteleiras diferentes, constituídas no seu todo por 78 equipas. A amostra é constituída por 455 indivíduos, dos quais cerca de 44% pertencem ao sexo feminino e os restantes 56% pertencem ao sexo masculino. As variáveis medidas no questionário foram "Social Networks: Communication Network", Promoção de Valores e Crenças, Cinismo, Confiança Organizacional, Clima de Medo, Clima de Confiança, Promoção de Medo e Ameaças, Identificação Organizacional, "Commitment" e Intenção de Saída. Os resultados deste estudo remetem para a importância da comunicação, que se apresenta como determinante na criação do clima nas organizações, moldando também o comportamento dos indivíduos. Com o presente estudo podemos ainda concluir que a partilha de conteúdos entre os colegas tem um impacto significativo no clima organizacional.
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