Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21663 |
Resumo: | Objetivo – Investigar e medir possíveis relações que poderão influenciar o uso e a mudança para a aprendizagem online pelo estudante, tendo presente a influência do fenómeno da COVID-19. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura, concebível de estudar relações entre variáveis latentes. A recolha dos dados foi realizada pelo instrumento de medida questionário online, obtendo-se uma amostra de 117 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados –A utilidade e facilidade de utilização percebida demonstram influenciar a atitude do aluno quanto à mudança para a aprendizagem online. Igualmente, a atitude e a capacidade de autoaprendizagem afetam significativamente a mudança para a aprendizagem online, assim como a COVID-19. Foi assegurada adequada qualidade psicométrica e validade convergente e divergente. O estudo confirma todas as relações e hipóteses identificadas, com interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis, com destaque para a variável CH, explicada em 71,5% pelas variáveis SA, AT e COVID. Limitações/implicações – Os resultados necessitam de ser analisados com precaução devido ao tamanho da amostra. A pandemia trouxe entraves ao processo de recolha de dados, assim como a ausência de mais estudos sobre esta temática em Portugal para efeitos de discussão comparativa. Em contexto pandémico, a adoção de ferramentas e tecnologias de fácil utilização na aprendizagem online, estimularam uma atitude positiva quanto à mudança do paradigma educativo, assim como a importância da autoaprendizagem para este. A transição do ensino presencial para o digital trouxe implicações e desafios nunca experienciados. Originalidade/valor – Esta pesquisa produz conhecimento, que poderá servir de ponto de partida para as IES, quanto ao que fazer e o que evitar na aplicação do digital nos seus planos de estudo. |
id |
RCAP_e2cea322c03f6ee8fb780951fd40362d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAPCOVID-19Transformação digitalAprendizagem onlineEnsino superiorDigital transformationOnline learningHigher educationGestãoObjetivo – Investigar e medir possíveis relações que poderão influenciar o uso e a mudança para a aprendizagem online pelo estudante, tendo presente a influência do fenómeno da COVID-19. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura, concebível de estudar relações entre variáveis latentes. A recolha dos dados foi realizada pelo instrumento de medida questionário online, obtendo-se uma amostra de 117 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados –A utilidade e facilidade de utilização percebida demonstram influenciar a atitude do aluno quanto à mudança para a aprendizagem online. Igualmente, a atitude e a capacidade de autoaprendizagem afetam significativamente a mudança para a aprendizagem online, assim como a COVID-19. Foi assegurada adequada qualidade psicométrica e validade convergente e divergente. O estudo confirma todas as relações e hipóteses identificadas, com interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis, com destaque para a variável CH, explicada em 71,5% pelas variáveis SA, AT e COVID. Limitações/implicações – Os resultados necessitam de ser analisados com precaução devido ao tamanho da amostra. A pandemia trouxe entraves ao processo de recolha de dados, assim como a ausência de mais estudos sobre esta temática em Portugal para efeitos de discussão comparativa. Em contexto pandémico, a adoção de ferramentas e tecnologias de fácil utilização na aprendizagem online, estimularam uma atitude positiva quanto à mudança do paradigma educativo, assim como a importância da autoaprendizagem para este. A transição do ensino presencial para o digital trouxe implicações e desafios nunca experienciados. Originalidade/valor – Esta pesquisa produz conhecimento, que poderá servir de ponto de partida para as IES, quanto ao que fazer e o que evitar na aplicação do digital nos seus planos de estudo.Purpose - To investigate and measure possible relationships that may influence students' use of and change to online learning, keeping in mind the influence of the COVID-19 phenomenon. Methodology - Empirical, cross-sectional, descriptive and confirmatory quantitative research, based on the identification of a theoretical model, supported by the literature review, conceivable to study relationships between latent variables. Data collection was carried out by the measurement instrument online questionnaire, obtaining a sample of 117 valid responses. A confirmatory model of structural equations tested the hypotheses. Results - The perceived usefulness and ease of use are shown to influence student attitude towards switching to online learning. Likewise, attitude and self-learning ability significantly affect the shift to online learning, as does COVID-19. Adequate psychometric quality and convergent and divergent validity have been ensured. The study confirms all the relationships and hypotheses identified, with interesting levels of correlation and predictive abilities between the variables, especially the variable CH, explained by 71.5% by the variables SA, AT and COVID. Limitations/implications - The results need to be analysed with caution due to the sample size. The pandemic brought barriers to the data collection process, as well as the lack of further studies on this topic in Portugal for the purpose of comparative discussion. In a pandemic context, the adoption of easy-to-use online learning tools and technologies stimulated a positive attitude towards the change of the educational paradigm, as well as the importance of self-learning for this. The transition from face-to-face to digital teaching has brought implications and challenges never experienced before. Originality/value - This research produces knowledge, which could serve as a starting point for HEIs, as to what to do and what to avoid in applying digital in their study plans.Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroOliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRainha, Márcia Raquel da Costa2023-11-25T01:33:31Z2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21663TID:203180720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:47:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:42.802578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
title |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
spellingShingle |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP Rainha, Márcia Raquel da Costa COVID-19 Transformação digital Aprendizagem online Ensino superior Digital transformation Online learning Higher education Gestão |
title_short |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
title_full |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
title_fullStr |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
title_sort |
Aprendizagem online e transformação digital durante a pandemia da COVID-19: um estudo empírico com alunos do ISCAP |
author |
Rainha, Márcia Raquel da Costa |
author_facet |
Rainha, Márcia Raquel da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro Oliveira, Luciana Gomes de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rainha, Márcia Raquel da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Transformação digital Aprendizagem online Ensino superior Digital transformation Online learning Higher education Gestão |
topic |
COVID-19 Transformação digital Aprendizagem online Ensino superior Digital transformation Online learning Higher education Gestão |
description |
Objetivo – Investigar e medir possíveis relações que poderão influenciar o uso e a mudança para a aprendizagem online pelo estudante, tendo presente a influência do fenómeno da COVID-19. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura, concebível de estudar relações entre variáveis latentes. A recolha dos dados foi realizada pelo instrumento de medida questionário online, obtendo-se uma amostra de 117 respostas válidas. As hipóteses foram testadas por um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados –A utilidade e facilidade de utilização percebida demonstram influenciar a atitude do aluno quanto à mudança para a aprendizagem online. Igualmente, a atitude e a capacidade de autoaprendizagem afetam significativamente a mudança para a aprendizagem online, assim como a COVID-19. Foi assegurada adequada qualidade psicométrica e validade convergente e divergente. O estudo confirma todas as relações e hipóteses identificadas, com interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis, com destaque para a variável CH, explicada em 71,5% pelas variáveis SA, AT e COVID. Limitações/implicações – Os resultados necessitam de ser analisados com precaução devido ao tamanho da amostra. A pandemia trouxe entraves ao processo de recolha de dados, assim como a ausência de mais estudos sobre esta temática em Portugal para efeitos de discussão comparativa. Em contexto pandémico, a adoção de ferramentas e tecnologias de fácil utilização na aprendizagem online, estimularam uma atitude positiva quanto à mudança do paradigma educativo, assim como a importância da autoaprendizagem para este. A transição do ensino presencial para o digital trouxe implicações e desafios nunca experienciados. Originalidade/valor – Esta pesquisa produz conhecimento, que poderá servir de ponto de partida para as IES, quanto ao que fazer e o que evitar na aplicação do digital nos seus planos de estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 2022-11-25T00:00:00Z 2023-11-25T01:33:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21663 TID:203180720 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21663 |
identifier_str_mv |
TID:203180720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131504544055296 |